Na Lei do Orçamento Anual (LOA), pode constar autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. Exceto isso, conforme estabelecido do § 8º do Art. 165 da Constituição Federal, a LOA não poderá conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Essa previsão constitucional consagra um dos princípios orçamentários. Qual é esse princípio?
De acordo com a norma brasileira de contabilidade que estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público, sobre o Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP), NÃO está correto:
O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. NÃO representa um exemplo de como um ativo pode gerar benefícios econômicos para uma entidade quando:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de índices às suas definições.
Coluna1
1. Liquidez Geral.
2. Liquidez Corrente.
3. Liquidez Seca.
4. Liquidez Imediata.
5. Margem Líquida.
Coluna 2
( ) Representa a porcentagem de cada unidade monetária de venda que sobrou após a empresa ter pagado seus produtos, demais despesas e impostos.
( ) Revela a capacidade de pagamento de curto prazo da entidade mediante uso basicamente de disponível e valores a receber.
( ) Indica a porcentagem de dívidas a curto prazo em condições de serem liquidadas imediatamente.
( ) Revela o quanto existe de ativo circulante e ativo não circulante para cada R$ 1,00 de dívida circulante e não circulante.
( ) Revela quanto existe de Ativo Circulante para cada R$ 1,00 de dívida do passivo circulante.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Norma que trata da responsabilidade do auditor no planejamento da auditoria das demonstrações contábeis prevê que o referido planejamento envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Segundo a mesma norma, ao estabelecer a estratégia global de auditoria, o auditor deve:
Quais estão corretas?
Um auditor recebeu a incumbência de elaborar o plano de auditoria a ser executado junto a uma entidade municipal. Entre as diretrizes estabelecidas para o referido plano, está a análise das compras e das contratações realizadas durante o exercício financeiro, a qual deve abranger os aspectos legais e regulamentares relativos ao processo licitatório, incluindo os respectivos contratos e sua execução, bem como os aspectos atinentes à execução orçamentária e financeira das mencionadas compras e contratações. Ao elaborar o programa de trabalho para a realização da referida auditoria, o auditor deparou-se com um problema: o volume das operações objeto da referida análise torna impraticável o exame exaustivo de todos os aspectos de todas as compras e contratações. Diante disso e de acordo com as normas vigentes (NBC TA 200 e NBC TA 530), indique como o auditor deve conduzir seu planejamento.
Analise as assertivas a seguir, considerando o que foi exposto no texto:
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que poderia substituir a expressão “a efeméride” (l. 18) sem causar alteração do sentido original do texto.
Assinale a alternativa na qual o trecho NÃO se encontra na voz passiva.
De acordo com a notícia divulgada no G1, em 18/02/2019, Deputados do RS pedem a governador para garantir que União reconheça dívida da ________________ com Estado. A lei complementar nº 87/1996 foi criada com o objetivo de estimular as exportações brasileiras. A lei federal determina que os estados deixem de cobrar das empresas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos primários e semielaborados destinados à exportação. Em contrapartida, o governo federal repassaria valores a título de compensação aos estados.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Lista de símbolos:
⇒ Condicional
⇔ Bicondicional
∧ Conector “e”
∨ Conector “ou”
Conector “ou” exclusivo
¬ Negação da proposição
Se A, B e C são proposições verdadeiras, então o valor lógico de
é:
De acordo com a ABNT NBR 14653/2001 – Avaliação de bens: Parte 1, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Bem identificado materialmente.
2. Gastos com insumos, inclusive mão de obra, na produção de um bem.
3. Perda de valor de um bem, devido a modificações em seu estado ou qualidade.
4. Prazo de utilização funcional de um bem.
Coluna 2
( ) Vida útil.
( ) Bem tangível.
( ) Custo direto de produção.
( ) Depreciação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo a ABNT NBR 5681/2015 – Controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações, fazem parte dos aspectos mínimos a serem controlados no local de realização do aterro, EXCETO:
Considerando as diversas funções que a palavra “que” pode desempenhar em um período, assinale a alternativa na qual tal palavra pode ser classificada como conjunção integrante, introduzindo um termo que tem a função de objeto direto no período no qual se insere.
Para responder à questão, considere que todos os programas estão instalados em sua configuração padrão (default), o mouse está configurado para destros e, ainda, os programas possuem licença para o uso. Caso haja no enunciado da questão expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas), elas somente servem para chamar a atenção do(a) candidato(a).
Com base na Figura 2 abaixo, considere que o usuário digitou, no endereço de célula D1, o seguinte: =A2*B3 e, logo após, pressionou a tecla Enter do teclado. Que valor conterá em D1?

Figura 2 – Visão parcial de uma planilha do programa Microsoft Excel 2016.