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A afirmativa de que “a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo”, referese à aplicação de uma base de mensuração do seguinte princípio de contabilidade:

Leia o fragmento a seguir. “Salvo declaração em contrário, entende-se que o auditor considera satisfatórios os elementos contidos nas demonstrações contábeis examinadas e nas exposições informativas constantes das notas que as acompanham.” O fragmento é relativo

A respeito dos bens no sistema jurídico pátrio, é correto afirmar que

Em sala de aula, o docente aplica uma atividade para explicar aos seus alunos em que consiste a desnaturalização promovida pelo conhecimento sociológico. Para tanto, apresente duas imagens:

Para realizar o objetivo proposto, o docente cria uma situação na qual os alunos se surpreendem com os resultados das próprias reflexões e, assim, vivenciam a desnaturalização do olhar do senso comum.
Com base nas imagens, assinale a opção que caracteriza corretamente esse procedimento didático.

O que é o bem–estar? Com base em que fatores é mensurado por Estados e organizações internacionais?
As indagações, como sustenta o economista Amartya Sen, são importantes, pois discutir os indicadores do bem–estar e do desenvolvimento significa perguntar que aspectos da vida individual e coletiva são relevantes para definir o crescimento e discutir o futuro.
Com relação aos principais indicadores utilizados por órgãos oficiais para avaliar o desenvolvimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O PIB mede o valor total da riqueza gerada em um país em um dado período, entendendo riqueza como bens e produtos finais, serviços, investimentos privados e gastos do governo.
( ) O IDH aborda de modo inovador o conceito de desenvolvimento, situando no centro da pesquisa econômico–estatística o bem–estar das pessoas e não unicamente a geração de riqueza.
( ) Tanto o PIB quanto o IDH conceituam desenvolvimento como um processo de alargamento da gama de escolhas oferecidas à população.
As afirmativas são, respectivamente,

Analise a imagem a seguir, que reproduz um trecho da Cartilha do Centro de Cultura Negra (CCN) que circulou em vários estados brasileiros na década de 1980.

A respeito das reivindicações históricas do Movimento Negro no Brasil, exemplificadas na Cartilha do CCN e contempladas na Lei n. 10.639/2003, analise as afirmativas a seguir.
I. A imagem critica o enfoque tradicional pelo qual o papel do negro na História do Brasil ficava restrito à função de mão– de–obra e era destituído de capacidade organizativa e propositiva.
II. A imagem problematiza o caráter eurocêntrico da disciplina de História, reivindicando um currículo plural com a inserção de diferentes histórias e culturas no cotidiano escolar.
III. A imagem incorpora as relações étnico?raciais na educação, reavaliando o papel do negro na História do Brasil e reconhecendo as diferenças resultantes do nosso processo de formação nacional.
Assinale:

Identifique a opção que caracteriza corretamente as relações estabelecidas entre o ethos econômico moderno e a ética racional do protestantismo, segundo Max Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo.

Metrópoles Brasileiras: taxas de desemprego, segundo gênero e idade. (2004)


Com base na interpretação dos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a seguir.
I. A taxa média (total) de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens.
II. A relação entre taxa de desemprego e idade é inversa tanto entre os homens quanto entre as mulheres.
III. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens, em todos os grupos etários.
Assinale:

“Uma alternativa à geração de energia através da combustão do etanol é utilizá−lo como uma fonte de hidrogênio. O hidrogênio produz energia e água em uma célula a combustível e essa energia pode ser calculada através do ciclo de energia global apresentado a seguir.


Neste ciclo o processo de fotossíntese gera glicose (C6H12O6) a partir de CO2 e H2O com absorção de 2540 kJ para cada mol de glicose produzido. Um mol de glicose é então convertido em 2 mol de etanol absorvendo 20 kJ. Na continuação do processo, um mol de etanol produz H2 liberando 70 kJ por mol de etanol.” (KOTZ, J.C., TREICHEL, P.M., WEOVER, G.C.. Química Geral e reações químicas vol.1. São Paulo: Cengage Learning, 201p.251. Adaptado)
Considerando todo o processo descrito, a energia liberada na conversão de hidrogênio em água, em kJ.mol–1, é igual a

Os avanços tecnológicos na eletrônica, no início do século XX, levaram à invenção do espectrômetro de massas, um aparelho capaz de determinar a massa de um átomo. Quando os cientistas usaram espectrômetros de massas descobriram que átomos de um mesmo elemento apresentavam massas diferentes. O espectro de massas de uma amostra de neônio (Z=10) perfeitamente puro está representado na figura a seguir.



Assinale a alternativa que indica o número de nêutrons encontrado no núcleo do átomo que apresenta sinal de maior intensidade.

Diferentemente de outros elementos transurânicos, descobertos como resultado de um longo e cuidadoso planejamento (...) os elementos 99 e 100 foram descobertos “acidentalmente”, tendo sido gerados em uma explosão termonuclear em 1952.
A síntese desses novos elementos deu−se pela captura de nêutrons por parte do Urânio−238, seguida de emissão de partículas beta.
(FARIAS,R.F. Para gostar de ler a História da Química, 3° ed.Campinas, SP: Editora Átomo, 2008, p.73. Adaptado)
A emissão de partículas beta negativa nesse processo ocasionou

A qualidade de um corpo d'água foi monitorada, durante quatro meses, pelo parâmetro concentração de fosfato.
As concentrações deste ânion, em mg.L–1, foram determinadas utilizando a mesma metodologia e os valores obtidos estão apresentados no gráfico a seguir:



De acordo com o gráfico, a concentração média de fosfato em quantidade de matéria (mol.L–1) no corpo d'água, durante os meses avaliados, é aproximadamente de
Dados: Massas Molares (g.mol–1) O = 16 e P =31

O modelo de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (modelo VSEPR) baseia–se na ideia de que as regiões de altas concentrações de elétrons (ligações e pares isolados do átomo central) se repelem e, para reduzir essa repulsão, elas tendem a se afastar o máximo possível, mantendo a mesma distância do átomo central. Aplicando essa teoria, a geometria prevista para a molécula de pentacloreto de fósforo é
Dados: P (Z=15) e Cl (Z=17)

A vitamina B5, encontrada em diversos alimentos, é importante para a saúde humana, pois ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, além de aturar na produção dos hormônios nas glândulas suprarrenais, na formação de anticorpos e no metabolismo das proteínas, gorduras e açucares.



A estrutura química da vitamina B5, representada na figura, apresenta grupos funcionais que identificam as funções.

A ureia, utilizada como fertilizante, pode ser produzida através da reação de amônia líquida com o CO2 gasoso, em um reator de síntese, ocorrendo inicialmente a formação do carbamato de amônio que posteriormente se decompõe parcialmente em ureia e água. O carbamato de amônio não reagido é decomposto em amônia e CO2 num processo endotérmico segundo a equação:



Em relação ao equilíbrio apresentado, a reação de decomposição do carbamato é favorecida pela