Leia o fragmento a seguir.
“O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura,
uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um
sistema de regras que organizam sua utilização”.
(Kishimoto, 2010).
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo
explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades
definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto
e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário
pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo
da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de
fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a
Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os
conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo–
lhes os “sentidos e intencionalidades presentes nas codificações
das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.”
(pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão
pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo
perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu
gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma
execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele
arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise:
Em 1973 o biólogo russo Theodosius Dobzhansky publicou um
artigo cujo título é: “Nada em Biologia faz sentido exceto à luz
da evolução”. O autor utiliza a palavra evolução no sentido de
teoria evolutiva.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A origem das variações das características morfológicas,
fisiológicas e comportamentais dos seres vivos na natureza,
é compreendida por meio da teoria evolutiva, sem a qual
não poderia ser explicada.
II. Apenas a teoria evolutiva permite a percepção das
interações entre os seres vivos, assim como o mecanismo
que origina essas interações.
III. Sem a teoria evolutiva, poderiam ser observados muitos
fatos interessantes ou curiosos, mas dessas observações
não emergiria nenhuma imagem da natureza com
significado.
Assinale:
No gráfico a seguir, as linhas pontilhadas correspondem às medidas da pressão arterial da pessoa (X) e as linhas contínuas às medidas da pessoa (Y).

Balanus balanoides e Chtamalus stellatus são duas espécies de
cracas que vivem no litoral do Atlântico.
Na figura a seguir, o Balanus ocupa o espaço indicado por X,
mas suas larvas atingem o espaço indicado por W. O Chtamalus
ocupa o espaço indicado por Z.
Num experimento feito no Atlântico Norte, os Balanus foram
removidos da região e em pouco tempo, os Chtamalus
ocuparam o espaço Y.

A fermentação lática ocorre em duas etapas químicas (I e II), como resumido na figura a seguir:

Na tabela a seguir estão registradas as concentrações de sódio e potássio no meio em que vive um protista, no seu citoplasma e no interior do seu vacúolo pulsátil.

As pesquisas indicam que a formação de planeta Terra ocorreu há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, que os primeiros seres vivos surgiram há, aproximadamente, 3,6 bilhões de anos atrás e que, com eles, surgiu o processo evolutivo. Na tabela a seguir constam as datas aproximadas dos principais eventos evolutivos.

Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível que contém uma pedra de gelo a 0qC, são injetados 20g de vapor d’água a 1000C. Considere o calor latente de fusão do gelo 80cal/g, o calor latente de condensação do vapor d’água 540 cal/g e o calor específico da água (líquida) 1,0 cal/g.0C. Para que, ao se restabelecer o equilíbrio térmico no interior do calorímetro, haja apenas água na fase líquida, a massa da pedra de gelo deve ter um valor dentro de um certo intervalo (entre um valor mínimo e um valor máximo). O valor mínimo é de
Com relação à análise energética, à luz da 1ª Lei da Termodinâmica, nos processos sofridos por um gás ideal, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Durante um processo isotérmico, para que sua temperatura possa permanecer constante, o gás não pode trocar calor com sua vizinhança.
( ) Durante um processo adiabático, a temperatura do gás não varia, uma vez que não ocorrem trocas de calor com sua vizinhança.
( ) A menor quantidade de calor necessária para fazer a temperatura de um gás sofrer um determinado acréscimo ΔT é a que lhe é cedida no processo isovolumétrico (volume constante).
As afirmativas são, respectivamente,
Experimentos de efeito fotoelétrico são realizados com Sódio, Magnésio e Prata, fazendo.se incidir sobre esses elementos uma onda luminosa de comprimento de onda O = 400nm.
As respectivas funções.trabalho desses elementos são dadas por: Sódio: 2,3eV; Magnésio: 3,7eV e Prata: 4,7eV. Considerando hc = 1240eV.nm, a luz incidente é capaz de arrancar elétrons
Uma usina alimenta uma fábrica dela distante por meio de uma linha de transmissão de resistência total 9Ωcomo ilustra a figura a seguir.

A tensão na entrada da fábrica é VJ – VK = 8,55.105V e a potência por ela consumida é de 42,75.108W. Nesse caso, da potência disponibilizada pela usina, a porcentagem dissipada na linha de transmissão foi
Recentemente, a verificação experimental do chamado bóson de Higgs pôs em evidência as teorias das interações entre as partículas elementares. Acerca dessas teorias, analise as afirmativas a seguir.
I. As interações fortes entre os prótons e os nêutrons de um núcleo contrabalançam a repulsão coulombiana entre os prótons permitindo que núcleos fiquem coesos. Consequentemente, o alcance da interação forte é bem maior que o da interação eletromagnética.
II. O processo n o p+ → e- (nêutron decaindo em próton mais elétron) pode ocorrer, pois, nele, a carga elétrica se conserva e isso basta para que um processo seja permitido.
III. Prótons e nêutrons não são partículas elementares, mas sim formados por quarks, considerados atualmente como elementares.
Assinale:
A respeito do conceito de entropia, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma expansão isotérmica de um gás ideal a variação de entropia do gás é nula, pois nesse processo, a temperatura permanece constante.
II. Dois corpos isolados do resto do universo, um quente (corpo 1) e outro frio (corpo 2), são colocados em contato térmico até atingirem a mesma temperatura. Nesse processo, a variação de entropia do corpo 1 é negativa, a do corpo 2 é positiva e a do sistema é nula, pois esse processo é reversível.
III. Em uma expansão adiabática quase.estática de um gás ideal, sua variação de entropia é nula.
Assinale: