O diagrama abaixo representa o CPM de um pequeno projeto,
com a duração de cada atividade em dias.

O caminho crítico desse projeto leva:
Um gerente precisa decidir que carro adquirir para uso
funcional. A tabela abaixo apresenta a avaliação das alternativas
de modelos de carros em cada um dos critérios de avaliação
considerados, bem como os pesos atribuídos a cada critério:

Assumindo que esses são todos os critérios relevantes para a
avaliação de um carro, pelo modelo racional de tomada de
decisão o gerente deveria escolher o modelo de carro:
A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai
formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da
instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto
custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da
instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a
diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de
treinamento, considerando os níveis de análise organizacional,
dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em
vários indicadores.
São indicadores de necessidades de treinamento:
O presidente de uma empresa de médio porte que atua em um
mercado dinâmico deseja aprimorar o controle estratégico da
empresa. O presidente quer utilizar indicadores que permitam
monitorar o desempenho global da organização na realização de
sua missão, estratégias e objetivos.
São indicadores adequados para tal:
A tabela abaixo apresenta as informações de produção e de
custos e despesas da Cerâmica Alfa, para os meses de janeiro e
fevereiro. A Cerâmica Alfa produz apenas um produto.

Os custos unitários para os meses de janeiro e fevereiro,
calculados por custeio variável são, respectivamente:
Um conselho de gestão é uma forma de organização
administrativa que possibilita a participação da população na
gestão das políticas públicas – como saúde, educação e
assistência social –, possuindo funções distintas.
Quando um conselho realiza controle e acompanhamento das
ações de gestão dos governantes, entende–se que está
desenvolvendo a função:
As transformações recentes na administração pública no mundo
vêm apontando para a retomada, em alguns contextos, de uma
orientação neo–weberiana em contraposição ao modelo gerencial
pós–burocrático.
O avanço do neo–weberianismo encontra sustentação em
aspectos relacionados ao fato de:
A Lei nº 8.987/95 dispõe sobre o regime de concessão e
permissão da prestação de serviços públicos previsto no art.
175, da Constituição da República. Com base no que dispõe tal
lei, é hipótese de extinção da concessão a:
Na formulação de programas e projetos públicos pode-se utilizar
a técnica do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que
envolve a realização de um conjunto de atividades, organizadas
em “momentos” ao invés de em “etapas rígidas”.
Em um desses “momentos” são desenvolvidos temas vitais, como
a estrutura organizacional, o fluxo interno de informações, a
coordenação do plano, do sistema de prestação de contas, as
ferramentas gerenciais necessárias e a dinâmica da participação
democrática na implantação do plano.
Esse “momento” do PES é conhecido como:
A definição de variáveis que compõem um indicador de desempenho é parte fundamental de seu alinhamento estratégico. No Programa GesPública, para cada dimensão ou critério de gestão são construídos os indicadores. Um indicador que calcule “quantidade de entregas de insumos recebidos com atraso/quantidade total de entregas de insumos recebidos” está relacionado à dimensão/ ao critério de:
A Cia. Delta é uma corporação de grande porte, com negócios em diversos países. Nos últimos anos a companhia tem sido duramente criticada por políticos e ativistas, pois adota uma estrutura societária que lhe permite reduzir a carga de impostos recolhidos ao Fisco do país que constitui seu principal mercado de atuação. A repercussão dessas críticas junto aos consumidores prejudicou severamente a reputação da companhia, tendo forte impacto em seus negócios. A fim de mitigar esses danos, em 2015 a Cia. Delta voluntariamente aderiu a um código de conduta empresarial, comprometendo-se a destinar a entidades de assistência social, anualmente, o equivalente a no mínimo um terço a mais de recursos do que sua principal concorrente neste país. Ao final do exercício de 2015, para que a Cia. Delta reconheça uma provisão relativa a esse compromisso, é necessário que ela tenha:
Os capitais sociais da Cia. Digama e da Zeta S.A. eram compostos
integralmente por ações ordinárias, distribuídas conforme
indicado pelo diagrama abaixo.

Em 5 de maio de 2015 foi celebrado um contrato entre os
acionistas de ambas as companhias, nos seguintes termos:
• A Zeta S.A. incorporou a Cia. Digama;
• As 30.000 ações da Zeta S.A. que a Cia. Digama possuía
foram canceladas;
• A Zeta S.A. emitiu 90.000 novas ações, que foram
distribuídas aos acionistas da Cia. Digama na proporção
das participações que detinham nessa companhia antes
da celebração do contrato.
Sabendo que após a celebração desse contrato não houve
qualquer acordo entre os acionistas da Zeta S.A. que impusesse
restrições a seus direitos de voto, para que essa combinação de
negócios seja contabilizada, é necessário que:
Em 20/09/x1 a Mineradora Ômicron S.A. concluiu a construção
de uma unidade de processamento junto a uma das áreas de
exploração de minérios sob sua concessão. As principais
instalações dessa unidade são os galpões de estocagem, a esteira
de transporte dos minérios e as instalações administrativas. A
esteira de transporte dos minérios tem uma expectativa de
utilização de 10 anos, ao fim dos quais deverá ser substituída.
Além disso, a cada 2,5 anos de uso a esteira deve ser
inspecionada em busca de falhas, segundo recomendação do
fabricante. Para as demais instalações, a expectativa é de que
sejam utilizadas durante todo o período restante de concessão da
área, que na data de conclusão da construção é de 30 anos.
Segundo o termo de outorga, após o término do período de
concessão da exploração, a companhia terá até seis meses para
desmontar e remover suas instalações e reparar o local. Ao
aplicar a essa unidade os critérios de reconhecimento e
mensuração de ativos imobilizados de acordo com as práticas
contábeis adotadas no Brasil, a Mineradora Ômicron S.A. deve:
Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditor
responsável precisa de informações mais detalhadas sobre a
suficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para a
cobertura dos seus ativos.
Nessa situação, a técnica recomendada é a:
De acordo com as alterações introduzidas pela Lei nº 11.638/2007, que alterou o artigo 183 da Lei nº 6.404/76 e, de acordo com o pronunciamento técnico CPC 12, o Ajuste a Valor Presente: