Avalie se as afirmativas a seguir, relacionadas à estimação por máxima verossimilhança de um parâmetro θ, são falsas ou verdadeiras.
( ) A função de verossimilhança de um conjunto de variáveis aleatórias é definida como a função de densidade (ou de probabilidade) conjunta dessas variáveis olhada como função de θ.
( ) Se X1, X2, ..., Xn é uma amostra aleatória simples de uma densidade uniforme no intervalo (0, θ), o estimador de máxima verossimilhança de θ é máx{Xi}, ou seja, é a n-ésima estatística de ordem.
( ) Se X1, X2, ..., Xn é uma amostra aleatória simples de uma densidade N(µ, σ2), σ conhecida, o estimador de máxima verossimilhança de µ é a média amostral.
Na ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
Para testar a hipótese nula H0 de que a proporção populacional de pessoas acometidas por certa doença virótica não é maior do que 10% contra a hipótese alternativa de que ela é maior do que 10%, uma amostra aleatória simples de tamanho 256 foi observada e revelou que, dessas 256 pessoas, 32 estavam acometidas pela referida doença.
Usando a proporção de acometidos na amostra como estatística de teste e apoiado no teorema do limite central, o p-valor aproximado associado a esses dados e a respectiva decisão a ser tomada ao nível de significância de 5%, são
Obtidos corretamente os valores de SQE, SQD e SQT, o valor da estatística de teste F será dado por
Considere a sequência tal que a n+2 = 2.an+1 + an , para todo n inteiro positivo.
Se a5 =12 e a7 =70 , o valor de a4 é
Em uma gaveta há 4 meias brancas, 6 meias pretas e 8 meias azuis.
O número mínimo de meias que deve ser retirado da gaveta, sem lhes ver a cor, para ter certeza de haver retirado pelo menos duas meias azuis é
A média de dez números diferentes é 8. A média dos quatro menores desses números é 5.
A média dos seis maiores daqueles dez números é
A figura a seguir mostra uma circunferência no plano cartesiano com centro no ponto (3, 2) e um segmento AB perpendicular ao eixo X.
Se a abscissa de A é 4, o comprimento do segmento AB é de, aproximadamente,
João pediu um financiamento no valor de R$ 60.000,00, a ser pago em 30 parcelas pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), com taxa de juros de 2% ao mês, no sistema de juros compostos.
O valor da 3ª parcela a ser paga é
O retângulo ABCD tem dimensões AB = 2 e BC = 4. Os pontos M e N são médios dos lados BC e CD, respectivamente.
O cosseno do ângulo AMN é igual a
A função
não está definida para x = 3.
O limite de quando y → 3 é
Sobre o atendimento escolar aos alunos com necessidades especiais, leia o fragmento a seguir.
“Hoje, a legislação brasileira posiciona-se pelo atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, __________."
Assinale a opção que completa adequadamente o fragmento acima.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio instituem trabalho, ciência, tecnologia e cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular no Ensino Médio.
Sobre esta definição, analise as afirmativas a seguir.
I. É necessário definir como tarefa primordial do Ensino Médio a preparação dos jovens para o trabalho.
II. É preciso trabalhar, no contexto escolar, as especificidades destes campos que são independentes e tradicionalmente definidos.
III. É preciso inserir, no contexto escolar, o diálogo para a compreensão de que estes campos não se produzem independentemente da sociedade e dependem da articulação entre pensamento e ação.
De acordo com o documento citado, assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) que melhor justifica(m) a definição acima.
A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
A Educação Básica é formada
Leia o fragmento a seguir.
Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.
As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.