As opções a seguir apresentam fatores de mensuração de qualidade de vida no trabalho, à exceção de uma. Assinale-a.
Segundo Max Weber: “Poder significa toda a probabilidade de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade". WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UnB Editora: 1991.
Assinale a opção que apresenta os tipos de poder organizacional, segundo French Jr. e Raven.
“O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior".
Sobre as ocorrências do vocábulo se nesse pensamento, assinale a afirmativa correta.
Assinale a opção que apresenta a frase em que o termo sintático sublinhado tem função sintática diferente das demais.
Assinale a frase que apresenta um erro de regência.
A frase abaixo em que os termos unidos pela conjunção e podem ser considerados sinônimos é:
A frase em que a forma sob/sobre está corretamente empregada é:
Assinale a frase em que a substituição de um termo anterior por um pronome pessoal oblíquo é feita de forma graficamente inadequada:
Em todas as frases a seguir foram sublinhados o adjetivo e o termo substantivo a que ele se refere e com que concorda; assinale a frase em que essa referência está indicada corretamente.
Indique a frase em que o pronome pessoal mostra valor possessivo.
“O 11º Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrando o crescimento das mortes violentas no Brasil em 2016, mais uma vez assustou a todos". O senão que se poderia apontar na escritura desse primeiro período do texto 1 é:
O segundo período do primeiro parágrafo do texto 1 – Foram 61.619 pessoas que perderam a vida devido à violência -, em relação ao período anterior, tem a função de:
“Na verdade, todos os anos a imprensa nacional destaca os inaceitáveis números da violência no país". Esse segmento do texto 1, no contexto, indica valor:
A relação substantivo / adjetivo que está correta é:
“Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”. Esse segmento do texto 2 contém: