De acordo com o CPC 26, o ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios, EXCETO:
Em construção não se admite o uso de concreto remisturado. O concreto deve ser lançado, assim que misturado, não sendo permitido entre, o amassamento e o lançamento, intervalo superior a:
Segundo a NBR 8.160 (Sistemas prediais de esgoto sanitário projeto e execução) para caixas e dispositivos de inspeção, o interior das tubulações, embutidas ou não, deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Para garantir a acessibilidade aos elementos do sistema, deve ser respeitada a distância entre dois dispositivos de inspeção NÃO devendo ser superior a:
A ação estática de um sistema de forças no espaço, em relação a um dado ponto, é igual à de sua resultante e à de seu momento resultante em relação àquele ponto, provocando, a primeira, uma tendência de translação e, o segundo, uma tendência de rotação. Como, no espaço, uma translação pode ser expressa por suas componentes segundo 3 eixos triortogonais, e uma rotação, como a resultante de três rotações, cada uma em torno de um desses eixos, diz-se que uma estrutura no espaço possui um total de:
Existe um tipo de esforço simples atuante numa seção de uma estrutura plana, carregada em seu próprio plano, que é a soma algébrica das projeções das forças atuantes de um dos lados da seção na direção perpendicular ao eixo da estrutura. Esse esforço é denominado:
É comum se encontrarem nas escolas duas maneiras de organização das turmas. Ou agrupam os alunos por faixa etária, ou agrupam de acordo com a série em que os alunos se encontram. De acordo com Lúcia Moysés, a segunda opção permite interações mais ricas, mas:
“O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.” (Tomaz Tadeu da Silva) Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:
Leia o seguinte fragmento da Resolução no 4,
de 13 de julho de 2010, que define as diretrizes
curriculares nacionais gerais.
Estas são as etapas previstas para a(o):
Gadotti afirma que, num ambiente educativo, a criação de condições objetivas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas: solidárias, organizadas, capazes de superar o individualismo, é tarefa do (da):
“No campo do desenvolvimento da linguagem infantil, existe um estágio que se manifesta no fato de a criança assimilar as estruturas e formas gramaticais antes de assimilar as estruturas e operações lógicas correspondentes a tais formas. A criança assimila a oração subordinada, as formas de linguagem como “porque”, “uma vez que”, “se", “quando”, “ao contrário”, “mas”, muito antes de assimilar as relações causais, temporais, condicionais, de oposições etc. Os estudos de Piaget mostraram claramente que a criança desenvolve a gramática antes de desenvolver a lógica, e só relativamente tarde assimila as operações lógicas que correspondem às estruturas gramaticais que vem usando há muito tempo.” (Vygostky) Com base no trecho acima, é correto afirmar que a criança:
O Solar do Jambeiro, também conhecido
como Palacete Bartholdy, foi construído em 1872
pelo comerciante português Bento Joaquim Alves
Pereira, em Niterói.
O Solar é um exemplo do melhor que havia na
arquitetura residencial urbana na época. A ele
pertence uma estufa de plantas, “parte integrante
do núcleo histórico principal, construída
provavelmente para abrigar sua coleção de plantas
exóticas, conforme revela a documentação
iconográfica existente."
(http://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=205).
Uma estufa de plantas, além de oferecer proteção
contra possíveis ameaças externas, mantém a
temperatura interna controlada e ideal para os
vegetais, pois:
Durante uma aula de Ciências foi montado o
seguinte experimento: dois béqueres foram
preenchidos com uma solução de bicarbonato de
sódio e neles foram colocados funis de vidro
contendo ramos de Elódea (planta aquática). Nos
dois funis, um tubo de ensaio foi emborcado
contendo água e algumas gotas de solução de
fenolftaleína e hidróxido de sódio até a boca (a
fenolftaleína adquire coloração rosada em meio
básico e incolor, em meio ácido). Estas montagens
foram feitas impedindo a entrada de ar nos tubos e
a formação de bolhas.
Um conjunto foi colocado em presença de luz e
outro foi mantido no escuro. Passado algum tempo,
comparou-se a quantidade de gás produzido pelas
plantas em ambos os conjuntos e a coloração da
solução de fenolftaleína. Também se verificou o tipo
de gás produzido, retirando-se os tubos de ensaio
dos sistemas (sem deixar escapar o gás no interior
dos mesmos, tampando-os com o dedo) e
introduzindo em cada um deles, uma piaçava em
brasa.
Sobre o experimento realizado, espera-se que:
Microgametogênese nas angiospermas é o nome que se dá ao(à):
“A Estrada de Itaipu, denominada de Estrada Francisco da Cruz Nunes, é uma importante artéria rodoviária de Niterói, ligando o centro da cidade à Região Oceânica. Em razão do crescente fluxo diário de veículos, foi necessária a realização de um corte de talude, para permitir a execução da duplicação de sua pista de rolamento, obra considerada inadiável pelas autoridades municipais. O corte, efetuado em 1992, deixou expostos os horizontes mais profundos do solo, onde, sem um tratamento específico, não haveria as condições mínimas para a regeneração natural da cobertura vegetal. O corte do talude representou uma ação drástica, pois em razão da movimentação do solo, provocou a retirada da vegetação natural e dos horizontes superficiais do solo. A remoção da matéria orgânica contida nestas camadas, além de causar sérios problemas na estrutura e disponibilidade de água, na atividade biológica e o aumento da temperatura do solo, prejudica o suprimento de nutrientes essenciais para as plantas.” (modificado de http://www.labogef.iesa.ufg.br/links/simposio_erosao/articles/T02 9.pdf) O processo de recuperação do solo foi feito através da utilização de espécies de leguminosas florestais pioneiras noduladas. As leguminosas em questão são importantes, pois: