A teoria pedagógica que tem como intenção a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo e entende o conhecer como uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização, é a
O futebol é uma manifestação cultural dos nossos tempos.
Faz-se necessário conhecer suas origens no mundo e no
Brasil, além de sua importância na construção da cultura
brasileira, dos diferentes objetivos em jogar bola, de saber
como se relacionar com companheiros e adversários nas
partidas e observar a presença do futebol nas artes.
Nesse contexto, o conteúdo futebol está sendo tratado na
perspectiva
Visões abstratas e irreais que homogeneizam e igualam
os alunos condicionam variados entendimentos equivocados
de educação, ensino e aprendizagem.
Deve(m )-se considerar na avaliação em que o patrimônio cultural se expressa nas possibilidades corporais, no
acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, na
possibilidade de reconhecimento dos avanços e das dificuldades
dos alunos, dentro do processo de ensino e
aprendizagem,
Em uma aula de Educação Física para o 6° ano, o professor
desenvolve a seguinte atividade: “Sentar em grupo”.
Os alunos devem fazer um círculo, voltados para o
centro. Posteriormente, devem girar o corpo para a
esquerda, de forma que fiquem de frente para as costas
do colega à frente, continuando em círculo. Cada
aluno deverá então juntar a ponta dos pés nos calcanhares
do colega à sua frente, colocando as mãos na
cintura dele. Logo após, deverão sentar-se lentamente
no joelho do colega de trás, sem perder o equilíbrio.
Os alunos devem comunicar-se entre si, caso alguém
perca o equilíbrio. O objetivo é alcançado quando todos
os alunos conseguem sentar-se no joelho do colega,
mantendo o equilíbrio.
O jogo descrito acima aplica-se quando o objetivo a ser
atingido é
No voleibol, os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversária são denominados
Nos anos 1990, em função dos muitos benefícios para a
aptidão física e para a saúde, pessoas de diferentes faixas
etárias passaram a envolver-se no treinamento com
pesos, que começou a ser adotado também como atividade
recreativa tanto para crianças quanto para os idosos.
Considerando o texto acima, em relação ao treinamento
da força, considere as afirmativas a seguir.
I - O aumento da força acontece em razão de dois fatores
principais: neurais e anatômicos.
II - Durante as primeiras semanas do treinamento, a
força aumenta principalmente em consequência do
aprendizado do exercício.
III - Ao participar de um programa de treinamento com
pesos igual ao do homem, o ritmo de ganho de força
da mulher não é igual ao do homem.
Está correto APENAS o que se afirma em
Presença constante no cenário escolar, os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem, que

Numa abordagem cognitivista, centrada na proposta de Piaget, a resposta de Manolito à sua professora revela a(o)
El Texto I se organiza estructuralmente en dos partes. La
primera se desarrolla en seis párrafos y la segunda se
compone de seis preguntas y respuestas.
Con relación al momento de producción de las dos partes
y la relación que se establece entre ellas, considera las
afirmaciones abajo.
I – La primera parte explica y anticipa la segunda parte
para el lector.
II – La segunda parte se produjo antes de la primera
parte.
III – La segunda parte explica lo introducido en la primera
parte.
Es correcto lo que se afirma en
En el Texto I se lee lo seguiente:
[…] de un padre, un abuelo, un educador (líneas 42-43)
La enumeración de designaciones nominales usadas para
referirse a Tonucci tiene la función de
Se lee en el Texto I lo siguiente:
“Esto los ayudará a interesarse luego por culturas más
lejanas y entrar en contacto con ellas.” (líneas 100-101)
El término en negrilla se podría sustituir, sin perjuicio de
sentido, por
Aunque la clase representada en el Texto II sea de lengua materna, la clase privilegía una compresion de lengua como
El grado de formalidad se debe observar en el discurso, una vez que los textos pueden ser más o menos formales, según
su situación comunicativa.
En lo que se refiere al tratamiento formal utilizado en los Textos I y II,
Según los PCN y las OCNEM es fundamental
comprender el texto como material básico para la
enseñanza de lenguas.
En el estudio de los textos, el uso de categorías como
descripción, narración y argumentación posibilita