In only a limited number of people in any company really needs to be innovative. (lines 34-35), the fragment really needs to be transmits the idea of
In Without a firm local content policy, says Petrobras CEO, Dutch disease and the oil curse will take hold. ( lines 50-52 ), take hold means to
Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
O conhecimento do mundo pela criança, no período
da primeira infância, depende das relações que ela vai
estabelecer com as outras crianças e o meio onde vive.
O que conhece de si e das coisas é insuficiente para
estabelecer relações de grupo e, por isso, centra-se
em seu brinquedo, em sua própria atividade e em seus
interesses.
Portanto, uma característica da criança no período da primeira
infância é a
Numa aula com a presença de alunos deficientes visuais ou com baixa acuidade visual, o professor deve
Um aluno de 11 anos, recém-chegado na escola é obeso.
É tímido, tem dificuldades de se enturmar com os colegas
e recebeu apelidos constrangedores. Ele se sente incomodado,
passando por diversos momentos de constrangimento
na escola, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Não quer mais ir às aulas e chora diariamente antes de ir
para a escola.
A violência nas escolas pode manifestar-se de forma física
ou verbal. A situação descrita acima caracteriza uma
situação de
Numa abordagem crítico-superadora, a Educação Física é uma disciplina que NÃO valoriza
De acordo com as regras oficiais de voleibol, ao jogador que desempenha a função de líbero é permitido
Os saltos no atletismo são compostos de movimentos que
se confrontam com as leis da física e da biomecânica.
Os saltos podem ser subdivididos em horizontais e
verticais.
Dentre os saltos verticais, tem-se:
O momento do jogo é a oportunidade que os alunos têm
de utilizar a criatividade para praticar ações e relações.
Pode-se jogar com o outro, na cooperação, ou se pode
jogar contra o outro, na competição.
Em relação aos jogos cooperativos,
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), conforme o
Ministério da Educação (MEC), constituem um referencial
de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e
no Ensino Médio em todo o País, tendo por função orientar
e garantir a coerência dos investimentos.
Dessa forma, os PCN
As teorias pedagógicas evidenciam diferentes compreensões
da relação educação e sociedade.
São elementos fundamentais da pedagogia liberal tecnicista:
Cada nova ideologia, nova moda econômica ou política, pedagógica e acadêmica, cada novo governante, gestor ou
tecnocrata até de agências de financiamento se julgam no direito de nos dizer o que não somos e o que devemos ser,
de definir nosso perfil, de redefinir nosso papel social, nossos saberes e competências.
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 24
No texto de Miguel Arroyo, verifica-se a(o)