A Unidade de Pronto Atendimento Municipal recebeu a paciente M.S.C., sexo feminino, 67 anos, cardiopata, hipertensa e diabética e que apresentava quadro de agitação, dispneia, taquicardia, sudorese, cianose central e eliminação de líquido róseo pela boca. A ausculta revelou estertores. Com base nestes sinais e sintomas, o enfermeiro deverá iniciar os cuidados emergenciais indicados para:
Considerando a ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), são critérios para a realização de compressões torácicas eficientes e de boa qualidade, EXCETO:
Sobre o atendimento inicial às vítimas de trauma e a avaliação da circulação, marque a alternativa INCORRETA:
É contraindicado o uso do colar cervical:
Como se sabe, a parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação abrupta das funções cardíaca, respiratória e cerebral. São sinais da PCR em uma pessoa adulta:
Sobre a assistência de enfermagem em acidentes que há múltiplas vítimas, assinale a assertiva correta.
No suporte avançado de vida (SAV) em PCR de pacientes adulto e pediátrico, existem passos que devem ser rigorosamente seguidos para garantir uma assistência eficaz. Assim sendo, assinale o item verdadeiro.
Uma das emergências graves no ambiente extra-hospitalar é a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e ocorre com frequência durante a alimentação ou em brincadeiras de criança. Tal obstrução pode levar à PCR. Assim sendo, é correto afirmar que:
Acerca das emergências psiquiátricas, avalie as assertivas.
( ) O termo “emergências psiquiátricas" aplica-se a condições nas quais o transtorno mental agudo ou subagudo causa alteração no comportamento do indivíduo e cuja gravidade coloca em risco a integridade física e moral da pessoa ou de terceiros, necessitando de intervenção imediata.
( ) No atendimento pré-hospitalar, a primeira conduta a ser realizada é a comunicação terapêutica, com abordagem de contato físico, demonstrando apoio e segurança.
( ) No atendimento às emergências psiquiátricas ou no enfrentamento da crise, o enfermeiro necessita perceber o indivíduo em sua singularidade e estabelecer processo terapêutico que favoreça o diálogo, em detrimento de ações restritivas, medicamentosas e manicomiais.
( ) Algumas condições de emergências psiquiátricas incluem quadro confusional, quadro depressivo com tentativa e ideação suicida, quadro de transtornos psicóticos e crises epilépticas.
O item que preenche corretamente as assertivas, na sequência de cima para baixo, é:
A respeito dos conceitos importantes relacionados às emergências obstétricas, identifique como verdadeiras “V” ou falsas “F” as seguintes afirmativas:
( ) O prolapso de cordão umbilical é definido como a protrusão do cordão umbilical ao longo ou na frente da apresentação fetal. Embora seja raro em um feto a termo com apresentação cefálica, o prolapso de cordão é mais comum em gestações que envolvem má apresentação fetal, restrição de crescimento intrauterino, prematuridade, membranas rotas com o feto ainda em posição alta, polidrâmnio, multiparidade e gestação multifetal.
( ) Descolamento prematuro de placenta (DPP) é a separação prematura de uma placenta implantada normalmente no miométrio materno. São fatores de risco para o DPP: pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, convulsão, ruptura uterina, traumatismo, tabagismo, uso de cocaína, coagulopatias, história pregressa de descolamento de placenta, violência doméstica e patologia placentária.
( ) Ruptura uterina consiste em uma laceração significativa no útero no local de uma cicatriz pregressa na cavidade abdominal. Com frequência, seu início é marcado apenas por bradicardia fetal repentina, e o tratamento exige intervenção cirúrgica imediata para bons desfechos.
( ) Embolia de líquido amniótico é um evento raro e potencialmente fatal, caracterizado pela ocorrência repentina de hipotensão, hipóxia e coagulopatia. O líquido materno que contém restos celulares penetra na circulação materna e obstrui vasos pulmonares, o que provoca angústia respiratória e colapso circulatório. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Julgue o item a seguir, quanto ao socorro de pessoas adultas em situações especiais por acidentes com múltiplas vítimas.
Situação hipotética: Um veículo com trabalhadores envolveu-se em um acidente de tráfego e ficou tombado de lado na pista. Assertiva: Nessa situação, deve-se, primeiramente, quebrar os vidros do veículo e retirar as vítimas o mais rápido possível, devido ao risco de incêndio.
A avaliação da escala de como de Glasgow é um instrumento de avaliação clínica muito importante na definição de condutas e de gravidade de um paciente. Essa avaliação consiste em observar
Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.
A absorção e a biodisponibilidade de diversas drogas administradas pela via intravenosa são equivalentes comparativamente à sua administração pela via intraóssea, como, por exemplo, o sulfato de morfina. Uma das limitações quanto à utilização da via intraóssea como via de acesso refere-se ao tempo máximo de permanência do acesso, que é de 36 h.
Julgue o próximo item, com relação aos primeiros socorros.
A ingestão exagerada de medicamentos como os tranquilizantes pode estar relacionada à tentativa de autoextermínio e costuma provocar sedação e depressão respiratória. Durante a assistência de enfermagem, deve-se provocar vômito para tentar eliminar o produto tóxico que ainda se encontre no estômago, independentemente do nível de consciência do paciente.
No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
A fibrilação ventricular é caracterizada pela ausência de batimento cardíaco audível, de pulso palpável e respiração, o que ocasiona a ausência de atividade cardíaca coordenada, tornando a parada cardíaca e a morte iminentes, caso a arritmia não seja corrigida. Por isso, a desfibrilação inicial é necessária à sobrevida, devendo ser realizada a imediata reanimação cardiopulmonar (RCP) pelo observador até que a desfibrilação esteja disponível.