Considerando a Portaria Nº 1.365/2013, que aprova e institui a Linha de Cuidado ao Trauma na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, são objetivos da Linha de Cuidado ao Trauma, EXCETO:
Julgue o item a seguir, quanto ao socorro de pessoas adultas em situações especiais por acidentes com múltiplas vítimas.
Situação hipotética: Três trabalhadores vítimas de um desabamento de objetos da construção de um edifício estão presos sob alguns destroços. Segundo especialistas, a construção encontra-se estável, sem risco de novo desabamento. Assertiva: Nessa situação, é necessário remover os destroços que estejam sobre os corpos das vítimas e puxá-las o mais rápido possível do local, a fim de dar início aos primeiros socorros e a medidas de ressuscitação, caso sejam necessárias.
Julgue o item a seguir, quanto ao socorro de pessoas adultas em situações especiais por acidentes com múltiplas vítimas.
Em um sistema de triagem que prioriza a cena segura, é feito primeiramente o direcionamento de todas as vítimas que estejam em condições de andar, para que estas saiam da cena, e, em seguida, procede-se a uma avaliação rápida, a fim de se identificar aqueles que necessitam de atendimento urgente/imediato, os que podem aguardar, os de prioridade leve e as vítimas inviáveis/mortas.
A avaliação primária do indivíduo em situação de urgência/emergência deve ser rápida e eficiente, com sequência lógica e organizada. É precedida pela verificação da responsividade associada às iniciais A, B, C. Assim sendo, é correto afirmar que:
Durante a RCP, é fundamental que a equipe multiprofissional esteja integrada e que a comunicação ocorra de forma clara e objetiva, fundamentando-se no conhecimento técnico-científico e na habilidade técnica, a fim de manter o controle emocional e o foco no atendimento eficiente. Desse modo, pode-se afirmar que:
As síndromes hipertensivas da gravidez ocorrem quando a pressão arterial (PA) atinge valores iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg. Incluem a pré-eclâmpsia, eclampsia e a síndrome HELLP. Considerando que o enfermeiro deve compreender cada uma dessas condições clínicas emergenciais, associe, corretamente, as duas colunas abaixo.
(1) Pré-eclâmpsia
(2) Eclampsia
(3) Síndrome HELLP
(4) Hipertensão arterial crônica
( ) Condição em que a PA se mantém elevada antes da gravidez, ou antes de 20 semanas de gestação, ou diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez e não se resolve até 12 semanas após o parto.
( ) Quando a gestante apresenta proteinúria >300mg/24h antes da 20ª semana de gestação ou há elevação abrupta da proteinúria, está instalado este quadro.
( ) Situação de agravamento caracterizada por hemólise, elevação de enzimas hepáticas e diminuição de plaquetas.
( ) Principal causa de morte materna e perinatal, manifestando-se inicialmente por cefaleia intensa, náuseas, vômitos, dor epigástrica, visão turva e agitação psicomotora, podendo evoluir para convulsões.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A respeito do Regulamento técnico dos sistemas estaduais de urgência e emergência (Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde) e da Política Nacional de sangue e hemoderivados, julgue o item subsequente.
O técnico de enfermagem deve reconhecer sinais de gravidade das patologias psiquiátricas, em situações de urgência, na cena das ocorrências, bem como a necessidade de acionar outros atores no atendimento às urgências psiquiátricas quando implicar a segurança da equipe.
A avaliação primária de trauma crânioencefálico deve ser realizada com ênfase para, EXCETO:
São complicações cardiovasculares consideradas emergências hipertensivas, EXCETO:
Sobre a atuação do enfermeiro em uma parada cardíaca em criança de um ano de idade, analise as opções abaixo e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As compressões não podem ser no intervalo 7 cm-10 cm de profundidade.
( ) As compressões com mão única são semelhantes às aplicadas nos adolescentes caquéticos.
( ) As respirações são adequadas a cada minuto de compressões, ou seja, em dois minutos se faz duas respirações.
( ) Os enfermeiros treinados podem utilizar dispositivo externo automático, se estiverem atuando na parada sem médico.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Leia o caso clínico a seguir.

Neste caso, são cuidados de enfermagem:
Marque a alternativa CORRETA que se refere a emergência:
Em traumas de membros superiores e inferiores, o pulso e a perfusão dos membros devem ser avaliados. Assinale a alternativa que descreve corretamente os pulsos que podem ser avaliados nos traumas de membros superiores.
As fraturas fechadas são aquelas que não produzem a descontinuidade na pele. Considerando o exame físico à admissão com suspeita deste tipo de fratura, marque a alternativa que apresenta manifestações clínicas próprias da lesão:
O choque hipovolêmico Classe III apresenta: