No Brasil, assim como no mundo, queimaduras pelo corpo constituem problema de saúde pública. Crianças e idosos estão bastante sujeitos a esse tipo de trauma. Nesse contexto, um adulto com queimaduras extensas provocadas por fogo em ambiente fechado, abrangendo inclusive a face, apresenta: roquidão, dispneia, queimadura das fibrissas, estridor e escarro carbonáceo. Considerando essa situação, o enfermeiro deve suspeitar de
O uso do dispositivo de ventilação manual (dispositivo bolsa-válvula-máscara) conectado a uma fonte de oxigênio é frequentemente utilizado em casos de emergência como extubações não intencionais, pacientes com insuficiência respiratória aguda, pacientes em reanimação cardiopulmonar.
Sobre a utilização desse dispositivo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A força de compressão da bolsa determina o pico de fluxo.
( ) A quantidade de compressões manuais por minuto determina a frequência respiratória assistida.
( ) É fundamental possibilitar tempo para expiração completa entre as ventilações para evitar aprisionamento de ar nos pulmões, o que pode causar hipertensão sistêmica e lesão pulmonar.
( ) Durante a ventilação manual, o enfermeiro deve observar a elevação do tórax para garantir ventilação adequada e monitorar o desenvolvimento de distensão abdominal.
Assinale a sequência CORRETA.
Enquanto realizava o exame físico de um paciente, o enfermeiro observou que ele apresentava ingurgitamento jugular em posição semi-sentada.
Esse é um sinal importante, que deve alertar para um possível quadro de:
Paulo, 40 anos, fumante, foi ao serviço médico do seu trabalho pois não estava se sentindo bem. Antes de ser atendido sofreu uma parada cardiorrespiratória. Foi prontamente socorrido pelos profissionais de saúde presentes, que iniciaram, adequadamente, a ressuscitação cardiopulmonar por meio de:
A escala de coma de Glasgow faz parte do exame neurológico e tem como base três parâmetros. Sobre esses parâmetros, analise as frases a seguir, assinalando o item correto.
Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.
A conduta mais adequada, em caso de paciente de trauma de extremidade com exposição óssea, consiste na limpeza dos ferimentos com solução salina e oclusão com curativo estéril.
De acordo com Smeltzer e Bare (2011), o choque hipovolêmico consiste em um conjunto de sintomas provocados por uma diminuição aguda do volume de sangue intravascular a tal nível que não é possível manter a perfusão tissular, ou seja, a quantidade de sangue dentro do sistema vascular é insuficiente para manter um fluxo de sangue adequado ao abastecimento nutricional e de oxigênio das células.
Diante do exposto, marque a alternativa que apresenta os sinais e sintomas mais característicos do início de um quadro de choque hipovolêmico.
A caracterização da área física em relação aos fluxos internos e à organização do processo de trabalho das Unidades Não Hospitalares de Atendimento de Urgência, assinale a alternativa correta.
Acerca dos medicamentos utilizados em pediatria intensiva e de aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.
A epinefrina consiste em uma catecolamina vasopressora e inotrópica negativa ainda recomendada como vasopressor na PCR em pediatria.
Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.
No procedimento de ressuscitação cardiorrespiratória de indivíduos na faixa entre os com mais de um ano de idade e os que ainda não entraram na puberdade, a técnica das compressões torácicas a ser utilizada é a de duas mãos ou uma mão, e a relação compressões/ventilações deverá ser de 30:2 no caso de um socorrista e de 15:2 no caso de dois socorristas. Nesse caso, o pulso a ser checado será o pulso carotídeo ou o femoral.
Julgue o item subsequente, acerca dos quadros de convulsão em pediatria.
Durante a crise convulsiva, a administração de medicamentos faz parte dos cuidados a serem dados à criança ou ao adolescente. Entre os medicamentos que podem ser administrados durante as crises convulsivas estão o diazepam e o fenobarbital.
JMS, cinquenta e nove anos de idade, portador de doença arterial coronariana (DAC), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, deu entrada na emergência do hospital após fratura exposta de fêmur. Apresentava pressão arterial = 90 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca = 56 bpm, frequência respiratória = 19 irpm, temperatura = 35,9 ºC. Foi classificado na emergência como risco amarelo e foi atendido pelo médico após 3 h e 50 min.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tempo máximo para o atendimento médico desse paciente deveria ser de 1 h.
Durante um atendimento a paciente com parada cardiorrespiratória, o médico que estava na liderança não conseguia entubar o paciente, e a enfermeira que o acompanhava, que tem o domínio da técnica de entubação, resolveu realizar o procedimento.
Considerando os aspectos legais envolvidos nessa situação, julgue o item seguinte.
Quando o profissional de enfermagem tem domínio da técnica de entubação, é facultado a ele realizar o procedimento.
De acordo com o método START (simple triage and rapid treatment), usado para classificar e identificar múltiplas vítimas, julgue o item a seguir.
Na avaliação da capacidade de cumprir ordens, vítimas que obedeçam a comandos simples deverão ser classificadas e identificadas com a cor amarela.
Acerca do choque e da reposição volêmica, julgue o item que se segue.
No choque hipovolêmico secundário ao trauma, a reposição volêmica deverá ser administrada com solução injetável de glicose na concentração de 5%, aquecida a 39 ºC, seguida de solução salina a 0,9%.