Considerando a triagem de acidente com múltiplas vítimas, marque a alternativa INCORRETA:
De acordo com a Portaria Nº 1.010/2012, são indicadores do serviço móvel de urgência, EXCETO:
A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é reconhecida como um instrumento valioso na avaliação do estado neurológico. Assinale a alternativa CORRETA com relação à ECG.
Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.
A sequência da ressuscitação cardiorrespiratória é a mesma para todas as faixas etárias: C-A-B, em que C corresponde à circulação (compressões torácicas); A, a o manejo da via aérea; B, à ventilação.
Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.
Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.
O quadro apresentado por Mariana pode ser corretamente classificado como uma urgência hipertensiva.
No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
Torsades des pointes é uma taquicardia supraventricular polimórfica precedida por um intervalo QT prolongado, que pode ser congênita ou adquirida. A detecção de tal arritmia grave deve ser imediata, e o tratamento, na maioria das vezes, inclui a administração de magnésio via endovenosa.
Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.
Feito o diagnóstico de um quadro de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de ST (STEMI), a anamnese de enfermagem pode identificar contraindicações absolutas ao uso de fibrinolíticos — ou trombolíticos — como: história prévia de acidente vascular encefálico hemorrágico, gastrite moderada a grave e hemofilia, entre outros.
No que se refere à avaliação neurológica do paciente em cuidados intensivos, julgue o item subsequente.
A aplicação da escala de coma de Glasgow é recomendada para estimar a gravidade do traumatismo cranioencefálico e os níveis de consciência em pacientes sem sedação, com padrão respiratório e hemodinâmico estável.
Julgue o item seguinte, a respeito do atendimento, por profissionais da saúde, a indivíduo adulto com parada cardiorrespiratória, de acordo com os guidelines da American Heart Association, de 2015 e 2017.
Na ausência de via aérea avançada, devem, obrigatoriamente, ser realizadas, de forma sincronizada, trinta compressões torácicas externas e duas ventilações manuais com dispositivo de bolsa-válvula-máscara conectado à fonte de oxigênio.
De acordo com Tobase et al (2017), “O trauma cranioencefálico (TCE) é uma agressão que ocorre em curto espaço de tempo, às vezes segundos, mas que provoca consequências que podem estender-se por longos períodos ou mesmo por toda a vida, na pessoa acometida, em função do déficit – transitório ou permanente – das atividades físicas, cognitivas, emocionais, sociais ou profissionais e cujos efeitos reverberam também nos familiares e na sociedade". Assim sendo, cabe ao enfermeiro considerar que:
Antes de chegar ao serviço hospitalar, o paciente foi corretamente atendido pelo SAMU, cujas condutas imediatas envolveram:
Julgue o seguinte item, relativos à assistência em enfermagem de pacientes com disfunções musculoesqueléticas.
Pacientes que desenvolveram síndrome de embolia gordurosa decorrente de fratura de ossos longos ou da pelve, de múltiplas fraturas ou de lesões por esmagamento apresentam, em geral, manifestações clínicas que incluem hipóxia, taquipneia, taquicardia e febre.
Julgue o item subsequente, relativos ao suporte básico de vida.
No paciente adulto com suspeita de parada cardíaca, a verificação da frequência cardíaca deve ser feita nos pulsos braquial ou femoral.
Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.
A compressão digital e a aplicação de compressa gelada no dorso nasal são medidas de controle da epistaxe.
A respeito de aspectos relacionados à anafilaxia, julgue o item que se segue.
A reanimação cardiopulmonar deve ser iniciada tão logo sejam detectadas parada cardíaca e(ou) respiratória, além de ser inseridos acessos intravenosos para facilitar a administração de líquidos e medicamentos.