Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.
A anamnese de enfermagem é fundamental para identificar casos como o de gestante que, ao dar entrada na emergência, apresente quadro de infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento de ST (NSTEMI), tendo, por essa razão, contraindicação de administração de fibrinolíticos.
No que se refere à avaliação neurológica do paciente em cuidados intensivos, julgue o item subsequente.
A aspiração de secreções orotraqueais pode provocar a elevação dos valores da pressão intracraniana.
Com referência ao choque séptico, julgue o item que se segue.
O escore qSOFA tem os seguintes componentes: rebaixamento de nível de consciência, frequência respiratória igual ou superior a 22 irpm e pressão arterial sistólica inferior a 100 mmHg.
Julgue o item a seguir, acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido.
A frequência cardíaca é o principal parâmetro que determina a indicação e a eficácia da reanimação.
Considerando as disposições acerca da organização e do funcionamento dos serviços de urgência e emergência, analise as afirmativas a seguir.
I. O Serviço de Urgência e Emergência deve garantir, conforme o perfil assistencial, o acesso independente para pediatria.
II. A classificação de risco deve considerar o grau de necessidade do paciente, e a ordem de atendimento deve dar-se de acordo com os protocolos clínicos do serviço.
III. O principal critério para determinar um quadro clínico como sendo de "urgência" é o risco iminente de morte.
Está correto somente o que se afirma em:
Diante de uma situação em que uma criança (responsiva) apresenta início súbito de grave dificuldade respiratória, sinal de angústia e não consegue tossir ou emitir qualquer som (tosse silenciosa), o profissional de saúde deve:
A crise convulsiva ou convulsão consiste em evento clínico no qual o paciente tem sintomas e sinais variáveis e transitórios causados pela descarga elétrica anormal, excessiva e hipercrônica dos neurônios. São procedimentos para auxiliar uma pessoa durante uma crise convulsiva, exceto:
Uma mulher que esperava para ser atendida em consulta médica, adentra o consultório pedindo ajuda para sua filha que estava inconsciente. Ao se deslocar para o local, a equipe de saúde observou que a criança de um ano de idade se encontrava em Parada Cardiorrespiratória. Para o atendimento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em pediatria, as Diretrizes de 2015 da American Heart Association recomendam
Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.
O acesso vascular por via intraóssea em emergências pediátricas representa uma via de acesso não colapsável, ou seja, que sofre pouca influência a despeito do estado hemodinâmico que o paciente apresenta, sendo uma técnica de fácil e rápida execução. Apesar de a indicação desse procedimento ser uma atribuição médica, o enfermeiro poderá realizar a punção intraóssea, desde que se sinta preparado para isso e tenha realizado capacitações específicas sobre o tema.
Acerca da terapia intravenosa em pediatria e de aspectos a ela relacionados, julgue o item subsequente.
A obstrução de origem trombótica ou não trombótica está entre as principais causas de necessidade de remoção do PICC. As obstruções de origem trombótica são causadas pela precipitação de fármacos incompatíveis infundidos.
Tendo em vista que choque é a situação clínica resultante do desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes e a demanda metabólica dos tecidos, julgue o próximo item, relativo a esse assunto.
Segundo sua etiologia, o choque é classificado em hipovolêmico, cardiogênico, distributivo, obstrutivo e séptico. Entretanto, esta classificação representa uma simplificação, porque as etiologias frequentemente se sobrepõem.
Tendo em vista que choque é a situação clínica resultante do desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes e a demanda metabólica dos tecidos, julgue o próximo item, relativo a esse assunto.
A vítima de choque anafilático apresenta vasodilatação sistêmica, aumento da permeabilidade capilar com hipovolemia relativa e vasoconstricção pulmonar. Nesse caso, os sinais e sintomas incluem agitação, náuseas e vômitos, urticária, angioedema, desconforto respiratório com estridor ou sibilos, hipertensão e bradicardia.
Um paciente que apresenta taquipneia, dispneia, tosse, sensação de opressão torácica, hipoxemia relativa e taquicardia pode estar no seguinte quadro clínico:
Julgue o item subsequente, relativos ao suporte básico de vida.
Na ressuscitação cardiopulmonar com o uso de desfibrilador automático, aplica-se uma corrente elétrica no músculo cardíaco, com o objetivo de reorganizar toda a atividade elétrica desse músculo e restabelecer sua contratilidade.
Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.
Urgência hipertensiva é aumento da pressão arterial sistólica igual a 120 mmHg ou acima disso, sem sintomas de descompensação da função de órgãos vitais.