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No nível organizacional, o treinamento é um dos meios de aumentar a eficácia organizacional. Nesse nível, ele deve proporcionar resultados como:

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os
conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem
como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados
utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas
de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre
capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos
servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os
próximos itens, relativos à gestão de processos.

O regulamento interno sobre capacitação configura-se como exemplo de controle.

Faz parte do desenvolvimento de programas de treinamento o plano que envolve as seguintes partes:

Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do local de trabalho. Trata-se de um processo educacional de curto prazo. Este é o conceito para:

Com base no entendimento sobre o desenvolvimento de recursos humanos, coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas.

( ) Desenvolvimento pessoal consiste no processo de identificação e ampliação das habilidades e competências que permite realizar o potencial individual.
( ) Treinamento consiste no conjunto de ações concretas com o objetivo de melhorar o desempenho no cargo.
( ) Desenvolvimento organizacional consiste no processo de mudança organizacional que visa melhorar o desempenho coletivo decorrente da plena realização de suas potencialidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em programas de estagiários e trainees, o tutor é responsável pelo monitoramento, acompanhamento e aconselhamento do estagiário/trainee no dia a dia de sua participação no programa. A contribuição do tutor é abrangente e decisiva. Entre as manifestações mais evidentes de seu papel, marque a única incorreta.

As técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação. São técnicas de treinamento, quanto ao uso:

Programas para integração e adaptação de novos funcionários é um tema que vem sendo considerado nas organizações modernas. Esses programas de integração podem ser vistos como parte dos programas de qualidade de vida no trabalho, uma vez que buscam dar ao funcionário a sensação de segurança e de acolhimento no ambiente de trabalho. Tendo em vista essas considerações, uma analista de RH resolveu montar um programa para adaptação comportamental dos novos estagiários. Pensou em várias ações que poderiam ser desenvolvidas e mostrou para sua gerente. Assinale a alternativa que aponta o treinamento escolhido pela gerente, porque o objetivo dele é adequado para a adaptação comportamental dos novos estagiários.

Foi solicitado ao técnico administrativo que realize as ações relativas à aprendizagem autodirigida de um funcionário recém-contratado. Caberá ao técnico

A empresa define a finalidade do treinamento a partir do diagnóstico das suas necessidades. Depois, o analista de Treinamento e Desenvolvimento define o treinamento em si, que é composto de quatro etapas:

Há algumas regras que devem ser avaliadas por uma organização comprometida com a aprendizagem contínua. Nessa perspectiva, analise as regras expostas abaixo.

I - Os problemas de hoje provêm das soluções de ontem.

II - Causa e efeito estão intimamente relacionados no tempo e no espaço.

III - Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados.

IV - Quanto mais se insiste, menos o sistema resiste.

São regras comprometidas com a aprendizagem contínua APENAS

O setor de aquisição de material de determinada organização está crescendo rapidamente em termos de volume de trabalho, todavia sem o proporcional incremento de pessoal; pelo contrário, ocorreu uma diminuição do número de seus empregados, acompanhada de sensível modernização no equipamento utilizado. O contexto vigente também é caracterizado por diversas reclamações quanto a erros frequentes e pouca cooperação do pessoal que trabalha no setor.

Na situação hipotética acima,

Na técnica de instrução programada pode-se utilizar de dois sistemas: o linear ou extrínseco e o ramificado ou intrínseco. O sistema linear parte da premissa de que

Quando se trata do processo de desenvolver pessoas, leva-se em consideração a educação profissional e o desenvolvimento de habilidades e de competências das pessoas para o desenvolvimento de funções. Logo, o ciclo de treinamento compreende as seguintes etapas, EXCETO:

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Na etapa de levantamento de necessidades de treinamento, identificam-se as necessidades de capacitação a serem satisfeitas - passadas, presentes ou futuras.

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