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No ensino da Geografia, na Educação Básica, é fundamental que os professores possam criar situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para que o aluno possa:

A prática educativa e especialmente os objetivos, os conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Significa que a prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada:

Considerando os tipos textuais, é possível que sirva de exemplo para um tipo de texto explicativo injuntivo:

Sobre o ensino de História, analise as afirmativas abaixo e responda ao que se pede: I- A História é uma ciência que estuda as relações humanas no espaço e no tempo. Os fatos, os acontecimentos, as memórias, somente se fundamentam a partir da compreensão de que os seres humanos são os sujeitos desses processos. II- Entender a História como movimento que afeta todas as pessoas e possibilitar que os alunos se percebam afetados por acontecimentos passados e no presente é um dos grandes desafios do ensino de História.

Assinale a alternativa incorreta sobre o ensino de ciência nas séries iniciais:

Segundo Marcuschi (2002, p. 19), gêneros textuais ―são entidades sócio discursivas e formas de ação social‖, que circulam em diferentes esferas sociais (escola, trabalho, casa, rua), nas mais diversas culturas (brasileira, indiana, italiana), em comunidades ou domínios discursivos variados (docentes, comunidade futebolística, congregações religiosas), tendo sempre um propósito comunicativo no seu uso (divulgar um produto, ensinar algo). Como exemplo de gêneros, citam-se resenha de livro, cardápio, convite, tirinhas, entre outros.

As tirinhas pertencem a um hipergênero denominado quadrinhos que agrega outros gêneros (cartuns, charges, tiras cômicas, etc.). Segundo Ramos (2009), a presença do humor é a principal característica da tirinha, além de ser um texto curto, configurado no formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc.), personagens fixos ou não e desfecho inesperado.

Observe a tirinha:

A seguir, apresenta-se uma sequência resumida de atividades a serem trabalhadas a partir da tirinha.

I- Apresentar o personagem da tirinha (nome, características, criador, etc).

II- Compartilhar com os alunos as atividades que serão realizadas a partir da tirinha (leitura, análise linguística e produção textual).

III- Produzir uma tirinha vertical em dupla (ou trio, dependendo do número de alunos).

IV- Explicar o gênero tirinha. Discutir os elementos básicos do gênero tirinhas (relações entre linguagem visual e verbal). Diferenciar tirinha de charge.

V- Identificar seus conhecimentos prévios concernentes às tirinhas.

A melhor sequência para o desenvolvimento das atividades propostas está na letra:

No Ensino Fundamental, para se trabalhar “aspectos ortográficos da língua portuguesa” com alunos, o Professor deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

No Ensino Fundamental, para se trabalhar “produção textual” com alunos, o Professor deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Os fatores tempo e velocidade do discurso na interpretação, as reformulações, omissões, generalizações, empréstimos e compensações são algumas das marcas encontradas na performance de muitos tradutores/intérpretes de Libras. O processo interpretativo envolve então, compreensão de ordem linguística, semântica, pragmática, cultural e cognitiva, sendo assim, uma estratégia muito útil é obter conhecimento dos tipos discursivos, sendo eles:

Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:

Item I – De acordo com a concepção de verdade pragmática, o critério para se avaliar se um conhecimento é ou não verdadeiro deve ser sua utilidade, ou seja, seu resultado prático.

Item II – No pragmatismo, o que importa não é nem a fidelidade da representação da realidade, nem a coerência, nem uma convenção.

Item III – No pragmatismo, a utilidade e eficácia da ação, depende inteiramente do contexto, e nisso é semelhante a verdade por convenção.

Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:

Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “subtração com números até 99” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?

Considerando conhecimentos sociais: aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí e, de acordo com dados referenciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) deste Estado foi de:

A fim de ampliar o universo semântico de uma obra de ficção para o aluno, sem, no entanto, desviar o foco de sua qualidade intrínseca, há atividades de retextualização recomendadas. Tome-se como parâmetro a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

É possível que o professor proponha aos alunos que

Quando se pensa em gramática, logo vem à mente o conceito de gramática tradicional, isto é, um conjunto de normas, regras e leis internas para o bom funcionamento da língua, imprescindível à fala e à escrita corretas. Essa definição é bastante limitada quando se trata de fenômenos que constituem uma língua. NÃO é correto afirmar que

Analise a tirinha da personagem Mafalda e o texto a seguir:

Levando em consideração a tirinha de Quino, interpretada como crítica a uma concepção específica de trabalho com a linguagem nas escolas, e a concepção defendida por Geraldi (2004), é correto afirmar que

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