A adultez se caracteriza pela fase do desenvolvimento mais longa do ser humano, iniciando com a adultez jovem (dos 20 aos 40) e concluindo com o fim da vida. Todavia é uma das fases menos estudadas pela psicologia do desenvolvimento, em especial esta fase inicial, que coincide com a faixa etária da maioria dos estudantes do ensino superior. Um dos teóricos que discutiu sobre essa fase foi Erik Erikson (1902-1994). Quanto às proposições deste autor em relação a essa fase, analise as afirmativas seguintes.
I - A crise característica é de intimidade versus isolamento, que se configura em uma vida social intensa na qual o indivíduo pode desenvolver relações profundas ou superficiais.
II - Caracteriza-se pela fidelidade como virtude, o que se refere a uma maior segurança na sua identidade e à formação de vínculos com grupos de amigos com os quais busca identificação.
III - Um dos fortalecedores da formação identitária nesta fase é a polarização sexual, que é consolidada a partir de um amadurecimento das relações sexuais, nas quais o indivíduo permite-se uma maior entrega.
IV - Tem no cuidar e no criar suas principais modalidades de relacionamento, o que é mais perceptível nos contextos doméstico e profissional, respectivamente.
Estão corretas
Sobre as teorias da personalidade é CORRETO afirmar:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os pressupostos teóricos ao seu autor.

Assinale a sequência correta.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia, dentre as quais destaca-se a de Jean Piaget. Para ele existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica:
Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo
A partir do modelo da Psicologia Positiva, distinguem-se duas concepções de bem-estar, o Capital Psicológico e o Continuum de Saúde Mental. O Capital Psicológico é definido como o estado psicológico positivo de desenvolvimento de um indivíduo que se caracteriza pela
Assinale a opção que apresenta o nome de um dos autores exponenciais da psicologia que se posicionou abertamente contra as psicoterapias de grupo.
No início da sua carreira, Karen Horney (1885-1952) expressou a sua discordância das teorias freudianas sobre as mulheres e começou a trabalhar na sua versão de psicologia feminina em 1922. Horney criticou particularmente o conceito freudiano de inveja do pênis, que para ela era derivado de provas inadequadas, e contra-atacou esse conceito argumentando que os homens invejavam a capacidade da maternidade. Horney denominou esse conceito de
De acordo com a teoria freudiana, a relação entre ego e objeto, na melancolia, ocorre por meio do mecanismo de
O psicanalista francês Jacques Lacan realizou desde os anos 50 uma verdadeira ruptura com as discussões sobre a carência do pai no lar doméstico.
Ele demonstra que a função paterna está ligada menos à pessoa do que à palavra daquele que, eleito pela mãe, representa a autoridade da lei simbólica, cuja inscrição permitirá o acesso da criança:
Ligue a Teoria ao Conceito:
1 Associassionismo
2 Estruturalismo
3 Funcionalismo
4 Behaviorismo
A) ( ) Aplicações práticas, importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
B) ( ) Exprime a ideia de uma sociedade vista como um organismo vivo onde cada parte tem uma função (semelhante à biologia). Termo criado por Titchner que postula que os estados elementares da consciência são como estruturas do Sistema nervoso central... Os conhecimentos psicológicos são experimentais, produzidos a partir de laboratório.
C) ( ) Criando correntes de oposição essa teoria aponta que a experiência precisa ser analisada como um fato, sem analisar o significado ou valor. Dessa corrente entre outras surge a Gestalt, e o Behaviorismo.
D) ( ) A mente tem suas próprias regras de funcionamento e todas elas podem ser expressas em uma ideia: nossa capacidade de refletir se baseia em algum tipo de associação mental.
Temos respectivamente:
Muitos foram os autores em psicologia e psicanálise que se dedicaram a estudar os cuidados maternos e suas repercussões para o desenvolvimento emocional, tendo o psicanalista D. W. Winnicott se notabilizado por sua vasta contribuição nessa área.
São conceitos desenvolvidos por esse autor:
A teoria freudiana sobre a sexualidade infantil foi formulada com base em:

O trecho de texto apresentado descreve o conceito junguiano de
Para Freud, um dos elementos que permitem conceituar a pulsão é o objetivo. O objetivo é sempre a satisfação, a qual se define como