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No que concerne aos atributos e elementos da cultura e do clima organizacional, tem-se que

No organograma funcional das organizações pode aparecer funções que não recebem ordens e não dão ordens, como denominamos essa função:

Assinale a opção que apresenta uma prática da função da administração conhecida por direção.

A estrutura matricial se caracteriza como um modelo de departamentalização organizacional que é frequentemente adotada em contextos de alta instabilidade, formando equipes temporárias para cada tipo de tarefa.

Assinale a opção que apresenta uma desvantagem desse modelo.

O modelo de liderança situacional possui entendimento de que os líderes bem-sucedidos estão continuamente adaptando seus estilos de liderar.

Esse modelo parte do pressuposto que os líderes devem exercer estilos de liderança baseados

No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.

A administração científica elege uma única forma de se executar uma tarefa, com o intuito de que a especificação seja o meio ideal para maximização de eficiência.

A Teoria Clássica da Administração caracteriza-se por seu enfoque prescritivo e normativo. Assim, o princípio da Administração que determina que cada superior não pode ter mais que um certo número de subordinados é o da:

O sistema integrado de gestão de materiais que procura eliminar perdas pela diminuição do estoque, produzindo os bens e os serviços nas quantidades e no exato momento em que são necessários, minimizando custos, retrabalho e otimizando processos é o denominado:

O planejamento que cobre cada uma das tarefas, de maneira detalhada e feito a curto prazo, preocupando-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização é conhecido como:

Conceitos oriundos da iniciativa privada passaram a ser adotados pela administração pública; entre eles, o que está relacionado com o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços é o conceito de:

Os estilos de liderança determinam o tipo de relação dos líderes com os grupos, dependendo da diversidade da situação e das diversas forças que afetam a conduta dos liderados. Nas alternativas abaixo, assinale àquela que corresponde aos estilos de liderança apresentados a seguir:

I. É aquela em que as decisões são tomadas unicamente pelo líder, sem a participação da equipe.

II. É aquela que praticamente não conta com a participação do líder.

III. É aquela em que o líder participa e estimula na equipe os comportamentos desejados, mas a equipe possui relativa autonomia para, com apoio do líder, decidir.

No programa de qualidade total, a técnica que preconiza a redução de níveis hierárquicos com o objetivo de reduzir as operações ao essencial do negócio é denominada de

A Teoria Contingencial ou Teoria da Contingência, ao abordar as alternativas para a estrutura organizacional e estilo gerencial, apresenta, entre os seus postulados, que

Entre as técnicas de desenvolvimento institucional aplicáveis pelos agentes de mudança para intervenções na organização, pode-se apontar aquela que reúne grupos de treinamento, denominados T-groups, orientados por um líder treinado para aumentar a sensibilidade quanto às habilidades de relacionamento interpessoal. Essa técnica é conhecida como

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