As organizações, hoje, precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível, de forma que esse valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. A pesquisa de clima deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais. A respeito do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A variável “o trabalho em si” avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos setores da instituição.
( ) Conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário e distribuição de tarefas é medida pela variável “estilo gerencial”.
( ) A variável “orientação para resultados” mede uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
( ) A variável “qualidade de vida no trabalho” avalia o grau de preocupação da empresa sobre as condições biopsicossociais do trabalhador na empresa.
( ) A variável “condições físicas de trabalho” avalia a percepção e satisfação dos funcionários quanto às estratégias de prevenção e controle sobre os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais a que estão sujeitos os colaboradores.
As empresas interessadas em projetos de Educação Corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para um entendimento simplificado de competência, pode–se dizer que ela é o resultado de três fatores básicos:
Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
Com relação aos conceitos trabalhados por Dutra (2004, p. 25), a partir dos autores Mills et al. (2002) e Javidan (1998), cujas categorias são importantes para discutir sua relação com as competências individuais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à Administração de Mudanças. I.A análise administrativa deve ser realizada por meio da adoção de uma metodologia que procure o constante aperfeiçoamento das práticas de trabalho e a renovação organizacional. Seus pontos fundamentais são: o diagnóstico situacional das causas; o estudo da solução dos problemas e o planejamento e implementação das mudanças. II.O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu como um movimento voltado para estratégias de mudança organizacional planejada, por meio de modelos de diagnóstico, intervenção e mudança, que envolvem modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais, a fim de melhorar a eficiência e a eficácia da organização. III.A desburocratização, segundo seus idealizadores, é fundamental para combater as disfunções da burocracia ou suas patologias (exigências de controles excessivos e o culto do processo entre outras). Desburocratizar, nesse caso, é administrar de forma mais humana e eficaz, confiando mais nas pessoas e punindo os que não correspondem à confiança, dando mais valor às palavras e aos fatos do que aos documentos. IV.A resistência à mudança pode ser pública, implícita, imediata ou adiada. As fontes da resistência podem ser individuais (hábito, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento seletivo das informações) ou organizacionais (inércia estrutural, foco limitado da mudança, inércia do grupo, ameaça à especialização, ameaça às relações estabelecidas de poder e ameaça às distribuições estabelecidas de recursos). A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Considere que, em reunião, um executivo cobrou do diretorpresidente da empresa o desejo de participar mais de decisões, exigindo diversidade, autonomia e possibilidade de enfrentar maiores desafios em suas atribuições. Essa motivação do executivo faz parte da hierarquia das necessidades de Maslow denominada: