Considerando-se que, para titular completamente 10 mL de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), tenham sido utilizados 15 mL de uma solução 1,2 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH), conclui-se que a concentração em quantidade de matéria do ácido sulfúrico na solução analisada seria igual a
Julgue os itens a seguir, a respeito de soluções, densidade, concentração de soluções, diluição de soluções e volumetria.
A densidade de uma solução 0,1 mol/L de cloreto de sódio é igual à de uma solução mais concentrada desse mesmo composto.
Os compostos iônicos CaCO3 e NaCl têm solubilidades muito diferentes em água. Enquanto o carbonato de cálcio, principal constituinte do mármore, é praticamente insolúvel em água, o sal de cozinha é muito solúvel. A solubilidade de qualquer sal é o resultado do balanço entre a energia de rede (energia necessária para separar completamente os íons do sólido cristalino) e a energia envolvida na hidratação dos íons dispersos em solução.
Em relação à energia de rede, a menor solubilidade do primeiro composto é explicada pelo fato de ele apresentar maior
Quando as pilhas, que contêm metais pesados, são descartadas no lixo comum, pode ocorrer o rompimento de sua blindagem e a liberação de seu conteúdo para o meio ambiente. Ao atingir o solo, um metal pesado pode ficar retido nas camadas superiores por três processos: reação com moléculas orgânicas que possuam oxigênio ou nitrogênio em sua estrutura, adsorção em argilas e minerais e reação com grupamento hidroxila, sulfeto ou metil, formando precipitado insolúvel.
Com bases nas informações apresentadas, são suscetíveis de serem formados no solo os compostos:
Considerando como solvente a água, servem de exemplos como eletrólitos
Um estudante realizou quatro experimentos:
Em I, adicionou um comprimido efervescente inteiro em água a 25ºC.
Em II, adicionou metade de um comprimido efervescente em água a 25º C.
Em III, adicionou um comprimido efervescente inteiro em água a 90ºC.
Em IV, adicionou metade de um comprimido efervescente em água a 90º C.

O copo em que a dissolução do comprimido foi mais rápida e os fatores que a justificam estão devidamente corretos é:
Que quantidade de glicose é necessária para preparar uma solução a 10% a partir de uma solução de 500 mL de glicose a 5%?
Em uma aula prática, 10 adições de 0,02 mL de uma solução 0,37 mol l-1 de sacarose são feitas em um balão volumétrico de 5 mL contendo 1 mL de água destilada. Após essas adições, a concentração de sacarose no balão, em mol l-1, será de:
Diversos produtos de limpeza doméstica contêm amônia. Para verificar a concentração de amônia em um dado produto, 5,0 mL foram titulados com HCl 0,1 mol l-1, sendo consumidos 20 mL do ácido para completo consumo da amônia. Qual é a concentração de amônia, em mol l-1, nesse produto?
Na determinação de cálcio em águas naturais, a AOAC (Ass°CIation of OfficIal Analytical Chemists/USA) recomenda um
método gravimétrico que consiste em adicionar excesso de ácido oxálico (C2H2O4) a um volume conhecido de amostra e,
em seguida, adicionar a quantidade necessárIa de NH4OH. O precipitado obtido é filtrado, seco, calcinado e pesado, e a
massa de CaO obtida é utilizada para calcular a quantidade de Ca na amostra que, segundo a norma da AOAC, deve ser
expressa como teor de carbonato de cálcio. O método citado é ilustrado pelas equações a seguir. Na análise de uma
amostra de 100,00 mL de água, a massa de CaO obtida foi de 0,2800 g.
Ca+2(aq.) + C2O4-2(aq.) → CaC2O4(s)CaC2O4(s) → CaO(s) + CO + CO2
Dados: Massas molares aproximadas: MM(C2H2O4.2H2O) = 126 g/mol; MM(CaO) = 56 g/mol; MM(CO2) = 44 g/mol, MM(CaCO3) = 100 g/mol;
densidade (H2O) = 1,0 kg/L.
De acordo com os dados apresentados, qual é a concentração de cálcio na amostra de água analisada, expressa em ppm
de CaCO3?
Numa titulação é preciso saber com precisão quando a solução que está sendo padronizada reagiu completamente com o padrão primário. Sobre o ponto final da reação, analise as afirmativas.
I. Ponto de equivalência ou ponto final teórico corresponde ao ponto da titulação em que é adicionada a quantidade de reagente padrão exatamente equivalente à quantidade de analito.
II. É calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação.
III. Ponto final é o ponto da titulação onde ocorre uma alteração física associada à condição de equivalência. É indicado pela súbita mudança de alguma propriedade física da solução.
IV. A determinação do ponto final pode ser feita pelo uso de indicadores visuais que causam mudança na cor da solução num ponto muito próximo ao ponto de equivalência.
V. A determinação do ponto final pode ser feita, ainda, por métodos instrumentais e respondem a certas propriedades da solução, que mudam de características durante a titulação, tais como: medida de pH, condutividade, potencial, corrente, temperatura, absorbância etc.
Estão corretas as afirmativas
Os compostos binários, cujo elemento mais eletronegativo é o oxigênio, classificam‐se em: óxidos, peróxidos e superóxidos, em função do valor no número de oxidação (Nox) do átomo de oxigênio. Assinale a alternativa que apresenta somente peróxidos. (Considere apenas o conceito, independente de sua estabilidade ou não.)
Qual é a concentração da solução preparada a partir da dissolução de 7,4 g de hidróxido de cálcio em 500 mL de água destilada? (Considere: Ca= 40 g/mol; O= 16 g/mol; H= 1 g/mol.)
Sobre os ácidos inorgânicos, assinale a afirmativa INCORRETA.