No cotidiano das relações sociais, é possível observar a construção de imagens negativas sobre determinados grupos e/ou indivíduos em relação aos outros. Em geral, tais imagens estão associadas ao desconhecimento. O conceito que melhor define essa situação é:
A perspectiva sociológica pode ser entendida como o
ponto de vista teórico segundo o qual se deve, no estudo empírico
das crenças e das práticas dos seres humanos, considerar sempre as
influências do ambiente social, as limitações e possibilidades
colocadas por esse ambiente. Sem negar dogmaticamente as
determinações que resultam de fatores físicos e biológicos, a
abordagem sociológica sublinha os condicionamentos sociais do
comportamento humano.
Tendo como referência o assunto abordado no texto precedente,
julgue os itens a seguir.
Para Anthony Giddens, os indivíduos, na vida cotidiana, costumam agir sintonizados com as expectativas do meio social onde vivem, o que nem sempre requer do indivíduo uma reflexão prévia, resultando de uma consciência prática socialmente constituída.
A perspectiva sociológica pode ser entendida como o
ponto de vista teórico segundo o qual se deve, no estudo empírico
das crenças e das práticas dos seres humanos, considerar sempre as
influências do ambiente social, as limitações e possibilidades
colocadas por esse ambiente. Sem negar dogmaticamente as
determinações que resultam de fatores físicos e biológicos, a
abordagem sociológica sublinha os condicionamentos sociais do
comportamento humano.
Tendo como referência o assunto abordado no texto precedente,
julgue os itens a seguir.
Em sua obra Jamais fomos modernos, Bruno Latour afirma que os modernos buscam reunir o mundo natural ao mundo social, integrando-os.
A perspectiva sociológica no mundo contemporâneo se caracteriza
pela rica diversidade de posicionamentos teóricos e metodológicos.
As obras de Norbert Elias, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu,
Bruno Latour e Zygmunt Bauman estão, certamente, entre as mais
consagradas e influentes da atualidade. Julgue os seguintes itens,
relativos às ideias sociológicas desses autores.
De acordo com Norbert Elias, os controles sociais sobre os
impulsos instintivos e as emoções associadas à conduta
civilizada em sociedade se originaram e desenvolveram na
aristocracia de corte, reunida em torno do rei.
Com relação à perspectiva que fundamenta a construção social da
realidade, julgue os itens subsequentes, tendo como referência a
obra A construção social da realidade, de Peter Berger e Thomas
Luckmann.
O conceito de socialização trabalhado por Peter Berger e Thomas Luckmann é fortemente influenciado pela teoria sociológica de George Herbert Mead, conforme os próprios autores.
Considerando a influência que os métodos comparativos da
sociologia tiveram no contexto brasileiro, julgue os itens seguintes.
Florestan Fernandes considera que o método genético-comparativo focaliza, entre outros problemas, os ontogenéticos e os filogenéticos.
“A maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem
socialmente. E a maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente está diretamente ligada ao modo pelo qual
eles organizam a produção econômica e o poder político.” (Ianni, 1973, p. 11)
A partir do pensamento geral de Octavio Ianni sobre estratificação social, analise as afirmativas a seguir.
I. A distribuição desigual das raças ao nível da estrutura socioeconômica não é uma realidade de poucos países, mas é
uma realidade presente em países pobres e ricos.
II. No capitalismo, as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais são permeadas pela discriminação e pelo
preconceito racial.
III. Segundo as leis da divisão do trabalho social e da estratificação social, as diferenças de classe e raça são
neutralizadas no processo de organização coletiva da sociedade.
IV. Em situação de crise, a estrutura de classes se dissolve totalmente na sociedade, sejam elas classes sociais em
formação, amadurecidas ou não.
Estão corretas as afirmativas
“O drama do sociólogo é que na maior parte do tempo, aqueles que têm os meios técnicos de se apropriar do que
dizem não têm a mínima vontade nem interesse em fazê-lo, e têm até interesses poderosos que os levam a recusar essa
apropriação (o que faz com que as pessoas muito competentes para outras coisas possam se revelar completamente
indigentes diante da sociologia), enquanto aqueles que teriam todo o interesse de se apropriar do discurso sociológico
não possuem os instrumentos adequados (cultura teórica) para fazê-lo.”
(Bourdieu, p. 41 apud Comparato, 2010, p. 29.)
Sabe-se que a sociologia nos fornece importantes instrumentos de análise e entendimento da vida em sociedade. A
partir dessa premissa e do pensamento expresso no enunciado, analise as afirmativas a seguir.
I. Com o advento da informação e das novas tecnologias, o acesso ao conhecimento garante a credibilidade irrefutável
às ciências sociais.
II. É preciso identificar, além da informação, as cargas ideológicas contidas no conhecimento. Como ciência, a
sociologia tem que extrapolar o senso comum.
III. Nos estudos sobre a sociedade é preciso ir além dos dogmas e da alienação, descartando explicações ambíguas e
estabelecendo uma postura crítica.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna
oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaçotemporal,
ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.

A respeito da compressão espaço-temporal, com base na
imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Esta compressão é característica do período posterior às
crises europeias de 1848 e passou por dois momentos de
aceleração: em 1910, com a afirmação do taylorismo e do
fordismo, e após a crise de 1973, com a passagem pósmoderna
para um sistema de acumulação flexível.
II. A história do capitalismo venceu progressivamente as
barreiras espaciais, de modo que o espaço foi reduzido à
“aldeia global" das telecomunicações e à “astronave terra",
caracterizadas pela interdependência econômica e ecológica.
III. A relação entre espaço geográfico, tempos econômicos e
capital é o objeto da reflexão do autor, para quem a
compressão espaço-temporal resulta de fenômenos
psicológicos e subjetivos, que determinam a representação
pós-moderna do mundo.
Está correto o que se afirma em
“O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a
construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e
permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem
objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico,
econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico,
psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria
natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e
reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em
projetos, programas e atividades que superem a fragmentação
disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável
de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a
razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.”
(MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências
Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus
conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e
habilidades.
Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de
destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo
entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e
suas Tecnologias.
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades”
indica o objetivo de superar um modelo de ensino
conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado
para o “aprender a fazer e a conhecer”.
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos
nas principais questões e abordagens enfocadas pela História,
pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..
As afirmativas são, respectivamente,
O antropólogo belga-francês Claude Lévi-Strauss aponta como marco importante no estabelecimento da Cultura a aparição da primeira regra social, que para ele é a proibição do incesto. Para Lévi-Struass, este momento é importante para o Homem porque, ao atravessá-lo, é possível sair da condição de animalidade e atingir a condição humana e produzir símbolos. Sobre esse processo fundamental da humanidade, assinale a alternativa incorreta:
O sociólogo alemão Ulrich Beck, falecido em 1º de
janeiro de 2015, é considerado um influente
analista dos aspectos da sociedade contemporânea.
Mudanças constantes, ideologias individuais,
declínio das tradições, quebra de paradigmas
tradicionais, democratização dos relacionamentos e
etc., são características da sociedade
contemporânea. A essa sociedade o sociólogo dá o
nome de:
Um professor de sociologia para o Ensino Médio
pretende provocar em sua classe um debate sobre o
senso comum e a contribuição das ciências sociais
para o processo de investigação dos fenômenos
sociais e o caráter relativo de certas visões
ingênuas. Então ele apresenta aos seus alunos a
seguinte gravura:

Os seus alunos e alunas constróem uma série de
análises sobre a figura. Assinale a alternativa que
dentre as afirmações dos auunos não representa
uma superação do senso comum.