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Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Com relação à perspectiva que fundamenta a construção social da

realidade, julgue os itens subsequentes, tendo como referência a

obra A construção social da realidade, de Peter Berger e Thomas

Luckmann.

O conceito de socialização trabalhado por Peter Berger e Thomas Luckmann é fortemente influenciado pela teoria sociológica de George Herbert Mead, conforme os próprios autores.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Considerando a influência que os métodos comparativos da

sociologia tiveram no contexto brasileiro, julgue os itens seguintes.

Florestan Fernandes considera que o método genético-comparativo focaliza, entre outros problemas, os ontogenéticos e os filogenéticos.

“A maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente. E a maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente está diretamente ligada ao modo pelo qual eles organizam a produção econômica e o poder político.” (Ianni, 1973, p. 11)
A partir do pensamento geral de Octavio Ianni sobre estratificação social, analise as afirmativas a seguir. I. A distribuição desigual das raças ao nível da estrutura socioeconômica não é uma realidade de poucos países, mas é uma realidade presente em países pobres e ricos.
II. No capitalismo, as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais são permeadas pela discriminação e pelo preconceito racial.
III. Segundo as leis da divisão do trabalho social e da estratificação social, as diferenças de classe e raça são neutralizadas no processo de organização coletiva da sociedade.
IV. Em situação de crise, a estrutura de classes se dissolve totalmente na sociedade, sejam elas classes sociais em formação, amadurecidas ou não.
Estão corretas as afirmativas

“O drama do sociólogo é que na maior parte do tempo, aqueles que têm os meios técnicos de se apropriar do que dizem não têm a mínima vontade nem interesse em fazê-lo, e têm até interesses poderosos que os levam a recusar essa apropriação (o que faz com que as pessoas muito competentes para outras coisas possam se revelar completamente indigentes diante da sociologia), enquanto aqueles que teriam todo o interesse de se apropriar do discurso sociológico não possuem os instrumentos adequados (cultura teórica) para fazê-lo.”
(Bourdieu, p. 41 apud Comparato, 2010, p. 29.)
Sabe-se que a sociologia nos fornece importantes instrumentos de análise e entendimento da vida em sociedade. A partir dessa premissa e do pensamento expresso no enunciado, analise as afirmativas a seguir. I. Com o advento da informação e das novas tecnologias, o acesso ao conhecimento garante a credibilidade irrefutável às ciências sociais.
II. É preciso identificar, além da informação, as cargas ideológicas contidas no conhecimento. Como ciência, a sociologia tem que extrapolar o senso comum.
III. Nos estudos sobre a sociedade é preciso ir além dos dogmas e da alienação, descartando explicações ambíguas e estabelecendo uma postura crítica.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de

Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.

Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna

oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaçotemporal,

ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.


A respeito da compressão espaço-temporal, com base na

imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. Esta compressão é característica do período posterior às

crises europeias de 1848 e passou por dois momentos de

aceleração: em 1910, com a afirmação do taylorismo e do

fordismo, e após a crise de 1973, com a passagem pósmoderna

para um sistema de acumulação flexível.

II. A história do capitalismo venceu progressivamente as

barreiras espaciais, de modo que o espaço foi reduzido à

“aldeia global" das telecomunicações e à “astronave terra",

caracterizadas pela interdependência econômica e ecológica.

III. A relação entre espaço geográfico, tempos econômicos e

capital é o objeto da reflexão do autor, para quem a

compressão espaço-temporal resulta de fenômenos

psicológicos e subjetivos, que determinam a representação

pós-moderna do mundo.

Está correto o que se afirma em

“O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico, econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico, psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em projetos, programas e atividades que superem a fragmentação disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e habilidades.
Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades” indica o objetivo de superar um modelo de ensino conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado para o “aprender a fazer e a conhecer”.
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos nas principais questões e abordagens enfocadas pela História, pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..
As afirmativas são, respectivamente,

O antropólogo belga-francês Claude Lévi-Strauss aponta como marco importante no estabelecimento da Cultura a aparição da primeira regra social, que para ele é a proibição do incesto. Para Lévi-Struass, este momento é importante para o Homem porque, ao atravessá-lo, é possível sair da condição de animalidade e atingir a condição humana e produzir símbolos. Sobre esse processo fundamental da humanidade, assinale a alternativa incorreta:

O sociólogo alemão Ulrich Beck, falecido em 1º de janeiro de 2015, é considerado um influente analista dos aspectos da sociedade contemporânea.
Mudanças constantes, ideologias individuais, declínio das tradições, quebra de paradigmas tradicionais, democratização dos relacionamentos e etc., são características da sociedade contemporânea. A essa sociedade o sociólogo dá o nome de:

Um professor de sociologia para o Ensino Médio

pretende provocar em sua classe um debate sobre o

senso comum e a contribuição das ciências sociais

para o processo de investigação dos fenômenos

sociais e o caráter relativo de certas visões

ingênuas. Então ele apresenta aos seus alunos a

seguinte gravura:


Os seus alunos e alunas constróem uma série de

análises sobre a figura. Assinale a alternativa que

dentre as afirmações dos auunos não representa

uma superação do senso comum.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

A perspectiva sociológica no mundo contemporâneo se caracteriza

pela rica diversidade de posicionamentos teóricos e metodológicos.

As obras de Norbert Elias, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu,

Bruno Latour e Zygmunt Bauman estão, certamente, entre as mais

consagradas e influentes da atualidade. Julgue os seguintes itens,

relativos às ideias sociológicas desses autores.

As ideias de poder simbólico, habitus, campo, capital social e

violência simbólica foram formuladas por Giddens em sua obra

A constituição da sociedade.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Com relação à perspectiva que fundamenta a construção social da

realidade, julgue os itens subsequentes, tendo como referência a

obra A construção social da realidade, de Peter Berger e Thomas

Luckmann.

O método sociológico de Peter Berger e Thomas Luckmann busca distanciar-se de uma perspectiva teórica dialética.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Considerando a influência que os métodos comparativos da

sociologia tiveram no contexto brasileiro, julgue os itens seguintes.

Roberto Schwarz, em Nacional por subtração, adverte para o uso da comparação: ele entende que o método de tipo comparativo apresenta sérias limitações sociológicas pelo fato de resultar na reversão de ideias estrangeiras em ideias nacionais.

O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que

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