O processo de implementação de um campo disciplinar científico em disciplina escolar está intimamente relacionado ao direcionamento ideológico e percalços de suas instituições reguladoras, no caso o Estado. Assinale a alternativa incorreta:
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
O contato com diferentes culturas mantém o status de isolamento dos grupos envolvidos no processo em questão.
A ideia de "indivíduos que perseguem seus interesses ou se mostram capazes de associar-se para defender a própria liberdade" (DOMINGUES, J. M: 1999; 32), recebem a definição devidamente apropriada na definição de:
No geral, a desigualdade social ocorre, nos países
chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante
falta de uma educação de qualidade, de melhores
oportunidades no mercado de trabalho e também da
dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela
maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica
à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera
as desigualdades.
Internet:
Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
As desigualdades sociais são características da esfera
econômica de cada sociedade.
Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento
de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora
Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia
29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,
o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus
direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos
anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.
Internet:
Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes
itens.
A existência de um movimento social descarta a possibilidade de organização, recursos e pessoas.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A produção de alimentos em larga escala, por causa do uso do maquinário, garante aos seres humanos a produção e distribuição dos alimentos de forma igualitária
“[…] a constituição de uma ciência em disciplina escolar se dá pelos processos de contextualização, em que se produzem os conhecimentos e os discursos da disciplina no campo cientifico/acadêmico, e pelos processos de recontextualização, reelaboração dos conhecimentos/ textos/discursos nos órgãos oficiais do Estado e destes para as escolas" (SILVA, I. F. 2007, p.4)
Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima.:
Tendo como referência os sistemas democráticos no mundo contemporâneo, julgue o item subsequente.
O traço distintivo dos grupos de pressão é o objetivo de influenciar o processo decisório em favor de determinada pauta de interesses sem tomar as decisões diretamente, de modo que, ao contrário dos partidos políticos, esses grupos tendem a não lançar candidatos às eleições.
" a reciprocidade de práticas entre atores em circunstâncias de co-presença entendida como continuidades e disjunções de encontros" (GIDDENS, A: 2009; 442) diz respeito ao conceito de:
Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento
de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora
Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia
29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,
o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus
direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos
anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.
Internet:
Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes
itens.
Os movimentos sociais estão para além das dicotomias partidárias, sua meta é a busca pela realização do homem em suas mais diferentes esferas.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
O dueto homem-máquina é a prova da harmonia existente na relação entre produção e ganhos que norteia o sistema capitalista de produção.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Conceitos como vida e morte possuem conotações similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no que tange à educação escolar e sua relação direta com o valor dado à vida pelo estudante.
Leia atentamente a passagem a seguir:
“Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais , faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma". (Adorno, 53, 2008)
Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que:
“Sabe-se que no Brasil as condições propícias ao desenvolvimento das ciências sociais verificam-se com a desagregação do regime escravocrata e senhorial e a transição para um regime de classes [...]". (JINKINGS, 2007, p.5). Com base em tal afirmação assinale a alternativa correta:
A perspectiva sociológica pode ser entendida como o
ponto de vista teórico segundo o qual se deve, no estudo empírico
das crenças e das práticas dos seres humanos, considerar sempre as
influências do ambiente social, as limitações e possibilidades
colocadas por esse ambiente. Sem negar dogmaticamente as
determinações que resultam de fatores físicos e biológicos, a
abordagem sociológica sublinha os condicionamentos sociais do
comportamento humano.
Tendo como referência o assunto abordado no texto precedente,
julgue os itens a seguir.
De acordo com Bruno Latour, no que se refere ao conhecimento científico, a capacidade de convencer possíveis opositores, longe de expressar o triunfo de uma racionalidade impessoal e universal, resulta de poderosas redes de alianças mobilizadas pelos humanos e não humanos.