Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“O drama do sociólogo é que na maior parte do tempo, aqueles que têm os meios técnicos de se apropriar do que dizem não têm a mínima vontade nem interesse em fazê-lo, e têm até interesses poderosos que os levam a recusar essa apropriação (o que faz com que as pessoas muito competentes para outras coisas possam se revelar completamente indigentes diante da sociologia), enquanto aqueles que teriam todo o interesse de se apropriar do discurso sociológico não possuem os instrumentos adequados (cultura teórica) para fazê-lo.”
(Bourdieu, p. 41 apud Comparato, 2010, p. 29.)
Sabe-se que a sociologia nos fornece importantes instrumentos de análise e entendimento da vida em sociedade. A partir dessa premissa e do pensamento expresso no enunciado, analise as afirmativas a seguir. I. Com o advento da informação e das novas tecnologias, o acesso ao conhecimento garante a credibilidade irrefutável às ciências sociais.
II. É preciso identificar, além da informação, as cargas ideológicas contidas no conhecimento. Como ciência, a sociologia tem que extrapolar o senso comum.
III. Nos estudos sobre a sociedade é preciso ir além dos dogmas e da alienação, descartando explicações ambíguas e estabelecendo uma postura crítica.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282