A aprendizagem humana pode ser categorizada de diferentes formas. As ações da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações estão passando por importantes mudanças, tendendo a considerar cada vez mais a aprendizagem:
A política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional prevê que:
Sobre os objetivos e características do Plano Diretor da
Reforma do Aparelho do Estado, implementado nos anos
1990, no âmbito federal, considere:
I. Publicização, que corresponde à assunção, pelo
Estado, dos serviços próprios do denominado
Núcleo Estratégico.
II. Flexibilização, oferecendo aos gestores maior
autonomia e estabelecendo o controle e cobrança
de resultados a posteriori.
III. Desestatização, que compreende a privatização, a
terceirização e a desregulamentação.
Está correto o que consta APENAS em
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro brasileiro de estudo criada em 1991. Em relação ao FNQ, assinale a alternativa correta.
Uma das formas consagradas de parceria entre governo e sociedade corresponde à atuação das denominadas Organizações Sociais, que podem ser definidas como
O modelo do Novo Serviço Público (NSP) tenta se diferenciar do
modelo da Nova Administração Pública (NAP) e suas práticas
gerenciais, por meio do conceito de coprodução e a parceria
entre governo e sociedade.
Nesse sentido, o NSP sustenta–se sobre o pressuposto de que:
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
Nas gestões que adotaram os modelos gerenciais de administração pública, os quais surgiram como uma fase de modernização do modelo burocrático, o Estado permaneceu responsável pela formulação e execução de serviços prestados à sociedade de forma direta.
A reforma do aparelho do Estado introduzida pelo DecretoLei
nº 200 de 1967 trouxe algumas iniciativas no sentido de
romper com o modelo burocrático estabelecido por Getúlio
Vargas.
A reforma proposta centrava–se em diversos conceitos,
EXCETO no de:
Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:
I.Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.
II.A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão
de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.
III.Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas
geradas por tal mudança.
IV.Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento
das pessoas.
Está correto o que consta em
Assinale a opção correta de acordo com os princípios de governo aberto, segundo a OGP (Open Government Partnership).
A respeito das reformas administrativas no Brasil e da organização
administrativa da União, julgue os itens a seguir.
A reforma administrativa de 1967, realizada por meio do Decreto-lei n.º 200, ampliou a administração indireta, transferindo atividades para fundações e empresas públicas.
Sobre os modelos de Administração, é correto afirmar:
Analise o trecho a seguir:
“Neste novo cenário as redes de políticas públicas se autoorganizam.
Trocando em miúdos, auto–organização quer dizer
que as redes são autônomas e autogovernáveis, elas se
desvinculam da liderança governamental, desenvolvem suas
próprias políticas e moldam seus ambientes” R. A. W. Rhodes
(1997:52)
O autor está abordando a transição de um modelo de gestão das
políticas públicas para aquele centrado no conceito de:
A respeito das reformas administrativas no Brasil e da organização
administrativa da União, julgue os itens a seguir.
A administração federal foi o foco do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, que também incluiu as administrações estaduais e municipais.
Com referência à evolução da administração pública e à qualidade
de vida no trabalho, julgue os próximos itens.
O controle por resultado objetiva a diminuição da burocracia,
substituindo o controle rígido pari passu por um controle
a posteriori dos processos administrativos.