A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Variáveis socioeconômicas, acesso à tecnologia, tempo livre e situação educacional influenciam a transição da adolescência para a vida adulta, no que se pode considerar uma ampliação da adolescência.
A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Conforme a psicologia do desenvolvimento, a compreensão do
desenvolvimento humano engloba as trajetórias no ciclo de
vida do indivíduo, desde a concepção até a morte, e também as
gerações.
Na psicoterapia do adolescente do ponto de vista psicanalítico, é importante considerar as subfases da adolescência, já que cada uma exige uma abordagem diferenciada. A fase em que há um incremento dos impulsos sexuais e agressivos e cujo objetivo consiste em buscar relações extrafamiliares, substituindo as identificações familiares por outras (amigos, idealizações) e na qual ainda permanece uma forte tendência bissexual e a escolha do objeto tem características narcísicas bem acentuadas corresponde à fase da adolescência
A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas
Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele." De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.
Na visão psicodinâmica, a natureza neurótica da depressão revela-se pela incapacidade de o sujeito utilizar a dor depressiva para fins de elaboração psíquica.
A respeito das mudanças de contexto das organizações e considerando as tendências na atuação em gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
A organização que pretenda reter seus talentos deve fazer que o trabalhador se concentre no desenvolvimento de suas atribuições, evitando, pois, o intercâmbio de funções e carreiras, o que requer aplicações de estratégias de incentivo ao desempenho satisfatório e favorecimento de atuação individual.
A escolha profissional é um processo importante para o adolescente que está no ensino médio, por isso os alunos demandam pela orientação profissional. Como psicólogo, é importante ter clareza com relação aos critérios para elaboração do diagnóstico que, segundo BOHOSLAVSKY, facilitam a compreensão da identidade vocacional. Abaixo apresenta-se alguns critérios importantes para o diagnostico. Marque a opção INCORRETA:
Sobre o desenvolvimento do adolescente, analise os itens abaixo: I. O adolescente passa por desequilíbrios e instabilidades extremas, o que configura uma entidade semi-patológica, que alguns denominam de síndrome normal da adolescência, que é perturbada e perturbadora para o mundo adulto, mas necessária ao adolescente, que nesse processo vai estabelecer a sua identidade, sendo esse um objetivo fundamental desse momento da vida. II. O adolescente isolado não existe, como não existe ser algum desligado do mundo, nem mesmo para adoecer. III. Só quando o adolescente é capaz de aceitar, simultaneamente, seus aspectos de criança e de adulto, ele pode come- çar a aceitar em forma flutuante as mudanças do seu corpo e começa a surgir a sua nova identidade. Está(ão) CORRETO(S):
A teoria de desenvolvimento infantil de Vygotsky dá destaque ao papel da linguagem. Para esse autor, a linguagem tem papel relevante no desenvolvimento do sujeito, pois é o sistema simbólico básico. Assinale a alternativa que apresenta duas funções da linguagem, conforme Vygotsky.
Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.
A teoria das fases de desenvolvimento da criança, de Piaget, serve de base e pode auxiliar os psicólogos organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta situações em que essa teoria pode ser utilizada.