Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d

A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Variáveis socioeconômicas, acesso à tecnologia, tempo livre e situação educacional influenciam a transição da adolescência para a vida adulta, no que se pode considerar uma ampliação da adolescência.

A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Conforme a psicologia do desenvolvimento, a compreensão do

desenvolvimento humano engloba as trajetórias no ciclo de

vida do indivíduo, desde a concepção até a morte, e também as

gerações.

Na psicoterapia do adolescente do ponto de vista psicanalítico, é importante considerar as subfases da adolescência, já que cada uma exige uma abordagem diferenciada. A fase em que há um incremento dos impulsos sexuais e agressivos e cujo objetivo consiste em buscar relações extrafamiliares, substituindo as identificações familiares por outras (amigos, idealizações) e na qual ainda permanece uma forte tendência bissexual e a escolha do objeto tem características narcísicas bem acentuadas corresponde à fase da adolescência

A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas

Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele." De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.

Na visão psicodinâmica, a natureza neurótica da depressão revela-se pela incapacidade de o sujeito utilizar a dor depressiva para fins de elaboração psíquica.

A respeito das mudanças de contexto das organizações e considerando as tendências na atuação em gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

A organização que pretenda reter seus talentos deve fazer que o trabalhador se concentre no desenvolvimento de suas atribuições, evitando, pois, o intercâmbio de funções e carreiras, o que requer aplicações de estratégias de incentivo ao desempenho satisfatório e favorecimento de atuação individual.

A escolha profissional é um processo importante para o adolescente que está no ensino médio, por isso os alunos demandam pela orientação profissional. Como psicólogo, é importante ter clareza com relação aos critérios para elaboração do diagnóstico que, segundo BOHOSLAVSKY, facilitam a compreensão da identidade vocacional. Abaixo apresenta-se alguns critérios importantes para o diagnostico. Marque a opção INCORRETA:

Sobre o desenvolvimento do adolescente, analise os itens abaixo: I. O adolescente passa por desequilíbrios e instabilidades extremas, o que configura uma entidade semi-patológica, que alguns denominam de síndrome normal da adolescência, que é perturbada e perturbadora para o mundo adulto, mas necessária ao adolescente, que nesse processo vai estabelecer a sua identidade, sendo esse um objetivo fundamental desse momento da vida. II. O adolescente isolado não existe, como não existe ser algum desligado do mundo, nem mesmo para adoecer. III. Só quando o adolescente é capaz de aceitar, simultaneamente, seus aspectos de criança e de adulto, ele pode come- çar a aceitar em forma flutuante as mudanças do seu corpo e começa a surgir a sua nova identidade. Está(ão) CORRETO(S):

A teoria de desenvolvimento infantil de Vygotsky dá destaque ao papel da linguagem. Para esse autor, a linguagem tem papel relevante no desenvolvimento do sujeito, pois é o sistema simbólico básico. Assinale a alternativa que apresenta duas funções da linguagem, conforme Vygotsky.

Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.

A teoria das fases de desenvolvimento da criança, de Piaget, serve de base e pode auxiliar os psicólogos organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta situações em que essa teoria pode ser utilizada.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282