Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A psicoterapia do adolescente apresenta características particulares, pois, nesse momento da vida, o paciente vivencia frequentes modificações, a saber: de um corpo infantil para um corpo adulto, do autoerotismo para a heterossexualidade, além de enfrentar identificações transitórias.

Sobre as psicoterapias na adolescência, assinale a alternativa incorreta.

Leia o texto a seguir:

Tal exemplo se refere a um dos processos cognitivos conceituados por Piaget em sua teoria do conhecimento, a saber, o processo de:

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada

No que tange à produção do conhecimento em psicologia, muitos questionamentos têm sido feitos às concepções naturalizantes de adolescência oriundas de algumas teorias psicológicas. A partir dessa perspectiva crítica, a adolescência é definida como um

Sobre a teoria do desenvolvimento humano segundo Piaget, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No período das operações formais, do ponto de vista das relações sociais, ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é antissocial.

II. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.

III. No início do período pré-operatório, a criança é capaz de usar um instrumento como um meio para atingir um objeto.

IV. No período pré-operatório, no aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade.

V. Uma das características do período das operações formais, é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.

Considerando as contribuições das escolas psicológicas à psicologia do desenvolvimento, assinale a opção correta.

O marco regulatório da primeira infância é uma lei sancionada em 2016 que reconhece a especificidade e a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Considerando as teorias que tratam do desenvolvimento nesta fase da vida, assinale a afirmativa correta.

Mateus, 4 anos, ganhou um quebra-cabeças de seu pai, Gustavo e, juntos, montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava. Caso Mateus estivesse montando o quebra-cabeças sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo.

Assinale a opção que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.

Assinale a opção que indica como é conhecida a Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget.

Com relação ao Desenvolvimento Infantil, assinale a opção que corresponde ao estágio onde a criança possui conservação de quantidades:

Em A formação social da mente e desenvolvimento de processos psicológicos superiores (1988), Vygotsky confere à imitação um sentido diferente daquele conferido por outros autores do desenvolvimento. Tal diferença para outros autores se dá porque, para Vygotsky, a imitação:

Leia as afirmativas a seguir: I. A grande maioria das crianças não experiencia com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores. II. A depressão parental é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. III. É na família que o mundo da criança adquire significado e ela começa a constituir-se como sujeito. IV. Nas interações familiares, as bases da subjetividade, da personalidade e da identidade são desenvolvidas. Marque a alternativa CORRETA:

Ao contrário de Jung, que via a meia-idade como um momento de interiorização, Erikson descreveu-a como um movimento para o exterior. Erikson via os anos em torno dos 40 como a época em que as pessoas entram em seu sétimo estágio normativo,

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os pressupostos teóricos ao seu autor.

Assinale a sequência correta.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia, dentre as quais destaca-se a de Jean Piaget. Para ele existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282