Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por
Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995)
Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:
A Síndrome de Down também conhecida por trissomia do 21 foi descrita pela primeira vez por John Langdon Down que observou através de cariótipo a presença de um cromossomo extra (21), no número de cromossomos total em uma célula, tendo essa síndrome cariótipo 47, XX, + 21 ou 47, XY, + 21. Com base nos estudos de Tobo et al. (2009) e Motta (2005), a incidência da Síndrome de Down é de:
O trabalho psicopedagógico perpassa pela instituição escolar, ao cumprir a sua função social, que é socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos e estabelecer a construção de regras e valores no seu contexto interno, assim construindo um projeto social mais amplo, estendendo-se para a sociedade.
Destaque com (c) as afirmativas corretas e (e) as alternativas erradas no que se refere ao papel da instituição escolar com base nas teorias da psicopedagogia:
( ) “Eu não acho que a aprendizagem esteja restrita à escola. Eu acho que esta é a melhor forma de se transmitir algumas aprendizagens, mas não é só na escola que se aprende. A aprendizagem acontece no sujeito (...). A cultura, o que faz é, de todos os objetos culturais, selecionar alguns e os transformar, então, em objetos pedagógicos, no sentido de que são geradores de conduta ou estimulantes para fazer este sujeito expressar na cultura". (VISCA, 1991)
( ) A adaptação na escola, para a psicanalista Dolton, é sinal de saúde da criança, que aceita a mentira mutiladora que a escolaridade a aprisiona. (1990)
( ) Mannoni e Dolton destacam que a escola pode ser geradora de neuroses. Afirma Mannoni: “A escola, depois da família, converteu- e hoje, no lugar escolhido para fabricar neuroses, que são tratadas, posteriormente, em escolas paralelas chamadas hospitais de dia". Dolton ressalta “É necessário dizer que a adaptação escolar é, agora, salvo com raras exceções, um sintoma de neurose".
( ) Pensar a escola à luz da psicopedagogia, significa considerar os aspectos metodológicos, relacionais e socioculturais englobando especificamente o ponto de vista de quem aprende. (VIGOTSKY, 1990)
( ) Weiss (1991) destaca: “ Existem diferentes enfoques em relação ao que se entende por psicopedagogia na escola. Adotarei a posição de considerá-la como um trabalho em que se busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores".
Indique a opção que contém a sequência CORRETA:
Psicologia da Educação é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo. Sobre psicologia da educação e a psicologia escolar assinale a alternativa CORRETA relativa a psicologia da educação.
Quando uma criança tem dificuldade em aprender através dessa linguagem auditiva e visual, não conseguindo reter e integrar na sua experiência o que ouve e vê, provavelmente ela apresentará um:
A psicopedagogia preocupa-se com o problema da aprendizagem, ocupando-se inicialmente com o processo como a mesma ocorre abrangendo todo o âmbito escolar, a família e a comunidade, atuando terapeuticamente e de forma preventiva para identificar, analisar, planejar e intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento. Sua atuação visa o bem estar da sociedade como um todo, podendo atuar em dois campos: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional. Assinale a alternativa CORRETA que se refere a psicopedagogia Institucional:
Leias com atenção:
I- Estratégias e técnicas de ensino assumem importância secundária;
II- Foca-se no desenvolvimento da liberdade para aprender.
Os itens acima se referem a:
Diagnóstico psicopedagógico:
I- É a avaliação da situação e história individual baseados nos princípios psicopedagógicos;
II- Não difere em nada do diagnóstico psicológico ou da avaliação educacional.
Sobre os itens acima:
De acordo com Terkesen (1980) “A família é um pequeno grupo social composto por indivíduos, relacionados uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos, ocupando um lar ou conjunto de lares que persiste por anos e décadas. Entra-se na família através do nascimento, adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte".
Com base nos estudos realizados sobre a família e seu papel frente aos problemas de aprendizagem, assinale (v) para verdadeiro e (f) para falso.
( ) As mudanças sociais nas sociedades ocidentais exigem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, transformando os papéis parentais, consequentemente surgiu a necessidade de uma maior divisão das responsabilidades na educação dos filhos. Assim, a educação, algumas vezes, é deixada a cargo de sistemas extrafamiliares como creches e escolas, cujas crianças passam a frequentá-las mais cedo.
( ) Na atualidade, a escola acrescentou ao seu papel instrucional a função socializadora, pela falta de brincadeiras de ruas e vizinhança, além da preparação para a complexidade da sociedade contemporânea, que exige do sujeitos cada vez competências mais sofisticadas.
( ) A relação entre o sistema educacional e sistema familiar não tem relevância para os processos de aprendizagem, apenas interferem nas dificuldades e no estresse de alunos, professores e familiares.
( ) A criança suficientemente boa, de acordo com Terkelsen (1980), “é que está apta a se engajar mútua e reciprocamente com as figuras parentais aprendendo sequências de comportamentos que simultaneamente promovem o atingimento das suas necessidades de desenvolvimento tanto quanto aos seus pais".
( ) As crianças espertas, inteligentes, vivas ou quietas, dóceis, afetuosas não apresentam problemas. Dado que a maioria das dificuldades aparecem no domínio da escola porque se referem a habilidades específicas, é frequente que ao serem detectadas sejam vistas como “criação" da professora, má vontade da criança ou exigências em demasia.
Destaque a sequência CORRETA:
A Psicopedagogia:
(__) É um campo de atuação em educação e Saúde;
(__) Se ocupa do processo de aprendizagem;
(__) Sua intervenção é sempre fora da ordem do conhecimento;
(__) Sua intervenção não está relacionada com a aprendizagem e considera o caráter dissociável entre o institucional e o clínico.
Levando-se em consideração que V significa verdadeiro e F significa falso a sequência das proposições acima é:
Existem dois tipos de psicopedagogia:
Acerca da lateralidade, leia:
I- Esse fenômeno do desenvolvimento humano geralmente se manifesta por volta dos seis aos oito anos de idade e não surge de modo súbito, mas gradativamente;
II- A predileção, além por uma das mãos, também é por um dos pés e por um dos olhos, seguindo sempre um padrão por um dos lados;
III- Há formas de lateralidade cruzada, tornando o desenvolvimento psicomotor de cada um algo pessoal e, caso não seja respeitado, poderá provocar danos sérios à criança;
IV- A forma como a lateralidade se expressa é explicada por meio das predisposições genéticas entre o pai e a mãe da criança, ou seja, pais canhotos terão filhos canhotos.
Assinale corretamente:
O desenvolvimento é entendido por Wallon como processos de mudanças resultantes de conflitos: conflito entre corpo e sociedade, entre emoção e razão, entre emoção e corpo, entre razão e sociedade. Os conflitos pelos quais passamos para nos tornarmos quem somos se expressam mais visivelmente em momentos críticos do desenvolvimento, descritos por Wallon em estágios. Assinale-os.
Segundo as DCNEIs, as práticas pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras. A partir de que momento as crianças começam a interagir?