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O processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) precisa ser participativo. Assim, para Gandin (2004), a construção conjunta acontece quando fundamentada na igualdade real entre as pessoas. A partir desse ponto, pode-se construir um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações.

Nesse sentido, Vasconcelos (2014) define quatro características importantes para a construção do PPP, são elas:

A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola é um aprendizado da gestão democrática e participativa, constituída por: 
I. pais; 
II. alunos; 
III. professores; 
IV. funcionários; 
V. comunidade

Dos itens, verifica-se que estão corretos

O Projeto Político Pedagógico – PPP – é um documento elaborado de forma democrática e executado pela própria instituição de ensino, o qual deve nortear todas as ações pedagógicas de cada instituição, com o objetivo de melhoria da qualidade do ensino.

Assinale a alternativa que está correta em relação ao Projeto Político Pedagógico – PPP.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é caracterizado como um documento 

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, dadas as afirmativas,

I. É um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da população majoritária. 

II. A dimensão política é apenas figurativa, uma vez que o alvo da ação educativa escolar é, exclusivamente, pedagógico.

III. É um projeto pedagógico e político, porque se compromete na formação integral do estudante, preparando-o para vivenciar as contradições e as possibilidades da vida social.

verifica-se que está/ão correta/s

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola cumpra seu objetivo educacional, deve rever coletivamente com seus integrantes, 
concepções de homem, mundo e de sociedade e, consequentemente princípios básicos do projeto.

Sobre os princípios do Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta.

A compreensão sobre o sentido e as finalidades do projeto pedagógico nas escolas esclarece que nele estão contidasprincipais reflexões em torno do estudante que se deseja formar e quais os caminhos que devem ser percorridos pela escola para concretizar esse ideal (VEIGA, 2002; SAVIANI, 1983). Dadas as afirmativas a respeito da estrutura e das finalidades do Projeto Político-Pedagógico, 

I. O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. 

II. O Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo; e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato procurando preservar a visão de totalidade.

III. Os objetivos práticos presentes no Projeto Político-Pedagógico precisam ser pensados pelos órgãos reguladores e normativos (secretarias de educação, conselhos municipais de educação) e executados pelas escolas. Assim, haverá plena coerência entre os objetivos institucionais e as expectativas da comunidade escolar.

IV. A construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser feita, preferencialmente, com a participação de toda a comunidade escolar, sendo que os professores precisam estar envolvidos nessa construção, pois é atribuição desse segmento.

verifica-se que estão corretas apenas 

Uma das dimensões mais importantes do projeto políticopedagógico (PPP) da escola indígena é a definição de sua política linguística, em conformidade com a realidade sociolinguística da comunidade e com os respectivos interesses e projetos de futuro quanto ao uso e à vitalidade das línguas. No que tange à política linguística que compõe o PPP da escola indígena, assinale a alternativa correta.

O trabalho organizado e o fazer pedagógico realizado na escola precisam ser coerentes com o que acontece na sociedade. Para enfrentar essa realidade, a escola precisa conceber e organizar o seu trabalho como um todo e, nesse sentido, está a construção do Projeto Político- Pedagógico. Para Veiga (2015), é INCORRETO que a construção desse projeto:

Esse excerto apresenta uma reflexão a respeito de um importante instrumento para a autonomia da escola indígena, que é o PPP.

Quanto a esse instrumento, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta sobre o papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar:

Esse excerto apresenta uma reflexão a respeito de um importante instrumento para a autonomia da escola indígena, que é o PPP. Quanto a esse instrumento, assinale a alternativa correta.

O currículo é uma parte central do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, uma vez que é nele que os conhecimentos a serem desenvolvidos por meio da prática educativa são sistematizados e organizados de acordo com cada fase do ensino. A esse respeito, é correto afirmar que o currículo da escola indígena, tendo garantido o direito de ser específico e diferenciado, deve

No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha força a partir da constatação de que a realidade escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP conferem-lhe o caráter

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