A Lei nº 8.662/93 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Assistente Social no Brasil e define como atribuição privativa da profissão, dentre outras:
O Código de Ética do(a) Assistente Social, de 1993, além de expressar o amadurecimento de um projeto profissional vinculado aos interesses históricos da classe trabalhadora, reafirma seu compromisso com diversos princípios fundamentais. Um desses princípios é a:
O exercício profissional do assistente social se expressa por meio de ações interventivas, formativas e investigativas, se constituindo por três dimensões. Os instrumentos e técnicas utilizados pelo assistente social são elementos da seguinte dimensão do exercício profissional:
A equipe de assistentes sociais que atuam junto à Política de Assistência Estudantil de uma determinada instituição de ensino superior recebeu determinação institucional para realizar visita domiciliar aos estudantes beneficiários de bolsas estudantis, com a finalidade de identificar se os estudantes ainda possuem o perfil socioeconômico, conforme estudo socioeconômico para acesso as ações realizadas um ano antes da determinação, e se estavam utilizando os recursos financeiros da bolsa conforme os objetivos da ação. Considerando o código de ética do Assistente Social, o artigo correto a ser considerado pela equipe de assistentes sociais para subsidiar a resposta à determinação institucional é:
Considerando o Projeto Ético Político e a prática investigativa, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os princípios que favorecem o acesso dos usuários aos seus direitos sociais.
Em seu Capítulo III, o Código de Ética do/a Assistente Social dispõe sobre as Relações com Assistentes Sociais e outros/as profissionais exprimindo, em seus Art. 10 e 11, seus deveres e proibições. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Conforme definido na Lei no 8.662/1993, a designação
profissional de Assistente Social é privativa dos habilitados
na forma da legislação vigente. Ainda de acordo com
a referida lei (art. 4o, II), está entre as competências do
Assistente Social: elaborar, coordenar, executar e avaliar
planos, programas e projetos que sejam do âmbito de
atuação do Serviço Social com participação
O Código de Ética do Assistente Social de 1993 aponta algumas práticas proibidas ao Assistente Social nas suas relações com os usuários. Assinale a alternativa que apresenta uma violação do Código de Ética.
A respeito dos Projetos Societários e do Projeto Ético-Político do Serviço Social, é correto afirmar que
A respeito de dimensão investigativa, processos de planejamento e intervenção profissional no âmbito do serviço social, julgue:
Para exercer a função de supervisor de estagiários em serviço social, o profissional deve ter, necessariamente, especialização em supervisão de estágio em serviço social.
Adriano é assistente social em uma instituição filantrópica e privada que presta serviços de saúde em determinada cidade. Nessa instituição, ele trabalha em intervenções interdisciplinares com profissionais das áreas de psicologia, medicina e fisioterapia, além de ser supervisor de estágio em serviço social e coordenador do núcleo de educação permanente nessa área.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, tendo como referência as disposições da Lei Orgânica da Saúde (Lei n.º 8.080/1990), da Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei n.º 8.662/1993) e do Código de Ética Profissional do Assistente Social.
A existência de um núcleo de educação permanente em serviço social na referida instituição atende as disposições do Código de Ética Profissional do Assistente Social, na medida em que garanta aprimoramento profissional contínuo aos profissionais de serviço social dessa instituição.
O projeto ético-político profissional articula em si mesmo alguns elementos constitutivos que ganham materialidade e dão visibilidade ao projeto profissional de diversas formas. Observe as assertivas abaixo:
I - produção de conhecimentos no interior do Serviço Social.
II - explicitação dos princípios e valores ético-políticos.
III - dimensão jurídico-política da profissão.
IV - matriz teórico-metodológica.
V - instâncias político-organizativas da profissão.
VI - crítica radical à ordem social vigente.
VII - projeto societário.
VIII - lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
IX - objetivos e ações profissionais.
Configuram-se como os elementos constitutivos do projeto profissional: