Uma organização com elevada concentração de tomada de decisão nos níveis organizacionais superiores é conhecida como
Em relação a assuntos inerentes ao processo administrativo, julgue o item a seguir.
As lideranças devem exercer influência sobre os liderados de modo que ocorra desenvolvimento pessoal e organizacional, conduzindo-os no direcionamento das ações e na busca de oportunidades.
Entre as teorias que buscam explicar e classificar os estilos de liderança organizacional, o modelo situacional inspirado nos estudos de Paul Hersey e Kenneth Blanchard introduz, como variável relevante a ser considerada,
Uma das categorizações correntes sobre a tipologia das decisões tomadas no âmbito das organizações as classifica em programadas e não programadas, sendo estas últimas
A respeito do processo de planejamento, julgue o item.
Na administração por objetivos (APO), as metas são definidas, em conjunto, pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.
Os níveis hierárquicos, responsáveis pelo funcionamento adequado de qualquer organização e pela solução dos problemas enfrentados, diariamente, pelos seus integrantes, incluem a
administração, à qual cabe
No que se refere a relações humanas e a relações interpessoais, julgue o item.
Segundo Herzberg, o conteúdo ou as atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa representam os fatores satisfacientes.
Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com
Acerca da função de organização, julgue o item.
A organização informal caracteriza-se por possuir padrões de desempenho que guardam plena correspondência com os padrões estabelecidos na organização.
Acerca da função de organização, julgue o item.
A organização linear caracteriza-se pela autoridade dividida e pela presença de linhas diretas de comunicação.
No que se refere à função de direção, julgue o item.
A descentralização possui como desvantagem a diminuição da padronização e da uniformidade nas decisões.
O modelo de liderança em que a participação do líder ocorre de forma limitada, inclusive na tomada de decisão, é conhecido como liderança
No que se refere à função de direção, julgue o item.
Segundo as teorias situacionais da liderança, o líder tende a ser mais participativo quando sua área de autoridade é elevada.
Quanto às funções administrativas, julgue o item.
A função de direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os funcionários da empresa, de modo a fazer as coisas acontecerem.
Fayol desenvolve a ideia dos quatro pilares principais da Administração, descritos a seguir. Relacione os itens 1, 2, 3 e 4 e suas respectivas definições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.