Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
A chamada conservação preventiva de documentos envolve melhoria e controle do meio ambiente na área de guarda dos acervos, mas ignora o processo de degradação dos suportes.
A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.
O profissional responsável pelo acondicionamento de determinado documento ou acervo documental deve conhecer o acervo em tratamento e os documentos a serem preservados, além de ter ciência de que seu objetivo é guardar e proteger os documentos e facilitar seu manuseio, observados os critérios estabelecidos.
Com relação às boas práticas de preservação e de conservação de documentos de arquivo e às técnicas de acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
As ações de preservação e conservação de documentos de arquivo devem ser desenvolvidas por áreas específicas, sem o envolvimento de outros níveis hierárquicos das instituições arquivísticas.
Julgue o próximo item, relativo ao acondicionamento de acervos documentais.
O encapsulamento é uma técnica que permite vedar completamente a embalagem que acondiciona documentos e manter as condições internas ideais a sua preservação, protegendo-os totalmente, quaisquer que sejam as condições do ambiente em que a embalagem esteja.
Com relação aos agentes de degradação no âmbito da conservação e restauração de documentos, julgue o seguinte item.
O índice de umidade relativa do ar adequado para a preservação de documentos em papel deve ser inferior a 35%.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Ruskin era representante da teoria romântica — ou restauração romântica — e defendia a intocabilidade do monumento degradado.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro científico.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
No diagnóstico de conservação deve haver integração entre edifício, coleções e questões organizacionais.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
A desinfestação de têxteis, a dessalinização de cerâmicas, a desacidificação de papel, a desidratação de materiais arqueológicos úmidos, a estabilização de metais corroídos e a consolidação de pinturas de murais são exemplos de conservação curativa.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
O conservador/restaurador deve esgotar todas as possibilidades relativas à conservação preventiva antes de intervir em quaisquer bens culturais.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
É obrigação do conservador/restaurador realizar intervenções que impeçam outras opções de tratamentos no futuro, com vistas a evitar gastos de mais recursos públicos com a restauração do mesmo bem.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Os métodos utilizados por museus para reduzir os riscos ao patrimônio podem ser classificados em uma destas cinco fases da gestão de riscos ao patrimônio: identificar, bloquear, detectar, responder e recuperar.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Embalagens protetoras, como caixas ou pastas, são necessárias apenas no caso de transporte do acervo para outro edifício.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
A acidez do material da embalagem que envolve o documento pode causar mudança de cor do papel e aceleração do seu processo de degradação.
Um grande risco à segurança dos acervos arquivísticos está relacionado a incidentes com água e fogo — os sinistros. Em relação a esses agentes de degradação, é correto afirmar que