Conjunto de ações técnicas de caráter intervencionista nos suportes dos documentos, referente à conservação e à preservação, que se propõe a executar a atividade de reversão de danos físicos ou químicos que tenham ocorrido nos documentos ao longo do tempo, atribui-se a denominação de:
A preservação de documentos é o conjunto de medidas adotadas visando proteger, conservar ou restaurar os documentos armazenados em um arquivo. Os elementos físicos que são considerados nessa conservação são os relacionados abaixo, exceto o que está na alternativa:
Marque uma das técnicas que correspondem ao processo de conservação e restauração de documentos na gestão de arquivos:
O método mais simples de evitar a sujidade, agente de deterioração que mais afeta os documentos, é a remoção do pó e das demais sujidades a seco. Esse método é denominado:
A publicação do Arquivo Nacional, Criação e Desenvolvimento de Arquivos Públicos Municipais (2014), no item Preservação de Acervos Documentais, define os aspectos que devem ser contemplados na elaboração de uma política de preservação visando garantir a salvaguarda do patrimônio documental. São aspectos a serem contemplados nessa política de preservação, exceto:
O arquivista é responsável pelo planejamento, estabelecimento de políticas e conhecimento técnico relativo às atividades de preservação e conservação de documentos arquivísticos. Considerando a preservação e a conservação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Levando em consideração que, em um acervo, são seguidos os critérios de preservação e conservação de documentos, será observada
Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.
A preservação do contexto de produção dos documentos de arquivo é obtida por meio da aplicação do princípio da ordem original.
Como os procedimentos para recuperar documentos deteriorados são muito dispendiosos e demandam profissionais especializados, uma solução viável seria investir em:
A respeito de planejamento, construção, organização e administração de arquivos, julgue os itens subsequentes.
No planejamento da construção do edifício de arquivo, metade
da área construída deve ser reservada aos depósitos nos quais
o acervo será armazenado, ficando a área restante destinada
aos trabalhos técnicos e administrativos.
Para decidir o que deve ser preservado, existem critérios para os diferentes tipos de acervo, estabelecidos de várias maneiras. Ao se definir o que terá importância para a pesquisa futura, deve-se tomar por base os valores vigentes no:
Quanto aos fatores de deterioração de documentos e acervos, analise as assertivas abaixo. I - As brocas, assim como os cupins, não atacam o acervo diretamente, mas atacam a madeira, causando dano ao mobiliário, portas e pisos. Para combater a infestação, é suficiente remover as larvas por meio de higienização. II - Os fungos são organismos que se reproduzem de forma muito intensa e rápida, por meio de esporos, que podem ser encontrados em todos os ambientes, peças do acervo e pessoas. A utilização de fungicida é a única forma de combatê-los. III - Muitos documentos são vítimas de furtos e vandalismos, percebidos apenas depois. Para evitar esse tipo de ação, é necessário que o arquivo tenha uma política de proteção, ainda que seja um sistema de segurança simples. Está correto o que se afirma em
O ambiente é um dos principais agentes de deterioração do papel. Para preservar um acervo, deve-se fazer o controle ambiental, que envolve várias ações, durante:
A respeito de planejamento, construção, organização e administração de arquivos, julgue os itens subsequentes.
O programa arquitetônico de planejamento da construção do
espaço físico denominado arquivo deve priorizar questões
relacionadas ao terreno e às condições climáticas do local onde
o arquivo será construído, em detrimento da expectativa de
crescimento do acervo que ali será arquivado.
A preservação de documentos em suporte-papel implica, principalmente, sua proteção contra agentes químicos e biológicos, enquanto que a preservação do documento digital depende