Com relação ao método de desinfestação por anóxia, é CORRETO afirmar:
Fonseca (2005) considera que os métodos tradicionais de preservação de documentos de arquivos, baseado em padrões apropriados de restauração, armazenagem e uso dos suportes físicos, tornam-se irrelevantes na medida em que os documentos devem migrar seus conteúdos antes da deterioração física de suportes. Isto tem resultado na reformulação dos pressupostos de:
A conservação de documentos visa sua preservação, ou seja, o prolongamento da vida útil dos materiais que dão suporte à informação, combinando o acesso à informação com a garantia de integridade física dos documentos_ Nesse sentido a conservação pode ser
Entre as atividades de restauração, assinale a resposta que corresponde à utilização de agentes biológicos:
Segundo Bellotto (2006), o documento arquivístico de valor permanente é um bem cultural móvel e componente de patrimônio documental nacional. Esses documentos possuem direitos devidamente assegurados à sua integridade física. Os documentos, quando localizados em ambientes com oscilação de níveis de temperatura e umidade relativa, desenvolvem consequências de deterioração caracterizados por
Para conservação de documentos há indicações técnicas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Em relação às fotografias, é melhor que cada uma delas tenha a sua própria jaqueta. Isto reduz os possíveis danos, dando proteção e apoio físico às fotografias. Materiais adequados para armazenagem podem ser feitos de papel ou de plástico.
( ) Na guarda de desenhos arquitetônicos, plantas, cartazes e amostras de papel de parede é obrigatório que sejam dobrados em formato (A4, 210 mm × 297 mm) para que se acomodem ao tamanho da gaveta ou da caixa-arquivo, evitando assim sua deterioração.
( ) Não estando quebradiços ou frágeis, os materiais de grande formato podem ser enrolados quando a armazenagem em posição plana se fizer impossível. É importante assegurar que os materiais estejam em condições de aguentar o enrolamento e o desenrolamento.
( ) Normalmente, a armazenagem horizontal de fotografias é preferível à vertical, já que fornece mais apoio geral, evitando danos mecânicos e deformações. Entretanto, a armazenagem vertical pode facilitar o acesso à coleção e diminuir os danos decorrentes do manuseio.
( ) Qualidade arquivística é a determinação legal no Brasil dos requisitos técnicos de propriedades dos materiais e invólucros, com certificações de não produzirem danos químicos aos objetos, que são resistentes à deterioração, e fornecem proteção e apoio físicos aos documentos de arquivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa relacionada à gestão da segurança em arquivos.
( ) Rotinas de limpeza e manutenção de todas as áreas e instalações do edifício são fundamentais para evitar a maior parte dos agentes de degradação dos acervos arquivísticos.
( ) Em relação a furtos e vandalismo, deve-se investir em sistemas de alarme e detectores internos que funcionem durante o período de fechamento da instituição, já que durante o expediente dificilmente ocorrerão esses fatos.
( ) No que toca à proteção dos documentos da ação da radiação solar, recomenda-se o uso de cortinas ou persianas de materiais não inflamáveis.
( ) Para se fazer qualquer intervenção para proteção ou recuperação de documentos, deve-se obedecer a critérios de prioridades estabelecidos previamente.
A sequência correta é
Considerando a conservação preventiva dos documentos arquivísticos produzidos pela administração pública brasileira como instrumento de prova e informação, é correto afirmar:
1.Não recomendar a utilização de papéis reciclados fabricados apenas com fibras curtas, secundárias não selecionadas, que contenham corantes e lignina para a produção de documentos arquivísticos.
2.O Brasil não tem legislação que descreva as características de qualidade do papel permanente para uso na produção de documentos de arquivo e correlatos. Estes devem ter longevidade e, portanto, devem ser produzidos em papéis de longa permanência.
3.Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
4.Devem ser protegidos da exposição excessiva à luz ultravioleta (UV), assim como à luz visível, quando armazenados ou não. A fonte mais significativa de radiação UV é a luz natural. Tubos fluorescentes também emitem raios UV. Cortinas, venezianas ou filtros deverão ser utilizados para reduzir os danos causados pela luz.
5.Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 45%, com uma variação diária de apenas ±3%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais.
6.Todos os materiais empregados para fixar como grampos, clipes e taxas, causadores de danos, devem ser cuidadosamente removidos e, se absolutamente necessário, substituídos por materiais inoxidáveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No que se refere à Conservação, Preservação e Restauração de documentos, acerca dos procedimentos adotados nos arquivos, assinale a alternativa CORRETA:
A poeira e os gases são fatores que contribuem para o envelhecimento do papel. Para prevenir esses danos aos documentos, utilizam-se operações específicas da
São exemplos de agentes extrínsecos de degradação dos acervos documentais
Associe os termos apresentados na coluna à esquerda aos conceitos apresentados na coluna à direita.

A sequência correta é
No que se refere à conservação dos Arquivos/Depósitos, deve-se
Hoje, o profissional de informação agrega conhecimentos e responsabilidades, interagindo no processo decisório de gerência e preservação de acervos. Este conjunto de ações planejadas é denominado:
Com referência à preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.
Recomenda-se que os documentos de arquivo recebam
diretamente e em grande intensidade as radiações do Sol, uma
vez que a luz solar é um agente microbicida.