Com relação aos procedimentos recomendados para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Expor os documentos ao sol, para não causar danos às fibras, por oxidação, considerados irreversíveis.
( ) Congelar as películas cinematográficas e os documentos fotográficos que sofreram danos por água, a fim de evitar rigidez e rompimento pela perda de flexibilidade.
( ) Utilizar água com cloro nas fitas magnéticas, para evitar reações químicas entre o cloro e as partículas magnéticas.
( ) Não secar os discos no interior da embalagem, para não permitir sua aderência ao suporte.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
A intervenção mediante procedimentos que possam devolver o estado original ou o estado mais próximo do original do documento, com o mínimo de prejuízo à integridade estética e histórica, conservando sua personalidade, denomina-se
Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Os elementos causadores de danos aos documentos podem ser físicos, químicos e biológicos.
Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Uma política institucional de preservação de documentos de arquivo restringe-se aos documentos físicos, em suporte papel, podendo considerar a restauração de suportes, a fim de manter disponíveis as informações e os dados registrados.
No que se refere às atividades cotidianas de um arquivo, julgue o próximo item.
Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotografias devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de pH neutro e guardadas em pastas suspensas com suporte plástico.
A respeito das práticas de restauração, de segurança em acervos, de conservação preventiva e de digitalização de documentos sob a abordagem da preservação de documentos, julgue o item subsequente.
A segurança de um acervo abrange atividades que envolvam não só o acervo, mas também os seus usuários, o quadro funcional da instituição e o próprio prédio onde o acervo se encontra.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Os teóricos Viollet-le-Duc e Ruskin compartilhavam opiniões similares acerca da restauração.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Cesare Brandi defendia que o restauro fosse realizado de maneira a dificultar intervenções futuras.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
O Compromisso de Brasília recomenda a elaboração de leis defensivas sobre a questão dos cemitérios, de túmulos históricos e artísticos e de monumentos funerários.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
A inundação de Florença marcou uma mudança de paradigma no campo da conservação e restauração de papel.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
É possível avaliar facilmente, pelas pessoas presentes no ambiente, as condições de temperatura e umidade relativa do ar para preservação dos acervos, uma vez que a variação substancial desses fatores pode gerar degradação física e química aos bens.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
Cabe ao profissional de restauração recuperar o significado de um objeto, sua função estética, de pesquisa e de uso, mesmo que isso resulte na perda de originalidade do objeto.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
Cera de abelha, resinas, óleos de origem vegetal e parafina podem ser usados como impermeabilizantes em obras pétreas para impedir o acesso de água a essas obras.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Evitar agentes de deterioração e suas fontes, bloquear o acesso e o caminho dos agentes, detectar a presença dos agentes, responder/combater os agentes e recuperar os efeitos dos agentes são as fases que devem ser consideradas no plano de gestão de riscos; entre elas, responder/combater os agentes destaca-se como a mais importante.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
A área de quarentena para inspeção de pragas ou mofos deve ser restrita às peças recém-adquiridas pela instituição.