Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
De acordo com a teoria piagetiana, ___________ ocorre quando o organismo se modifica de alguma maneira de modo a incorporar dinamicamente a nova informação.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano se dá por estágios dentro do processo evolutivo. Cada um desses estágios é caracterizado por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam esses estágios, porém o início e o término de cada um deles pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida",
Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a ordem evolutiva proposta por Piaget.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
Segundo Piaget, a aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento mental da criança.
As tendências pedagógicas, por via de regra, manifestam-se por concepções de estudiosos de temáticas que envolvem a educação, bem como a aplicação em leis e o exercício na prática educativa. Representa um expoente da Tendência Liberal Renovadora Progressiva o seguinte autor:
No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto refere-se à seguinte competência cognitiva:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os pressupostos teóricos ao seu autor.

Assinale a sequência correta.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia, dentre as quais destaca-se a de Jean Piaget. Para ele existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica:
Segundo a teoria das fases do desenvolvimento de Jean Piaget, a fase pré-operatória é responsável pelo surgimento:
Para trabalhar com atividades que envolvam hipóteses e abstrações na resolução de problemas, estimulando o raciocínio hipotético dedutivo, é preciso que, de acordo com os estágios do desenvolvimento de Piaget, a criança esteja na etapa:
Piaget sempre deixou claro que sua opção metodológica por estudar a criança não era casual, mas sim para elaborar uma teoria geral da origem e evolução da inteligência humana. Então, afirma que a relação sujeito-objeto é dialética, pois na medida em que o sujeito determina o objeto, é também determinado por ele, transformando esta relação numa via de mão dupla e rompendo de vez com a epistemologia clássica. Entretanto, para que essa relação de dupla determinação aconteça, é preciso a ação conjugada de dois esquemas de ação, que são:
Com base nos pressupostos de Piaget analise as afirmativas abaixo:
I - Concebe a criança como um ser passivo.
II - O pensamento aparece antes da linguagem.
III - Minimiza o papel da interação social.
IV - Privilegia a maturação biológica.
Está correto o que se afirma em:
Em relação á epistemologia genética a teoria da equilibração coloca que os sujeitos tornam-se reflexivamente conscientes do equilíbrio do conhecimento somente quando ele está em desequilíbrio, sendo assim equilíbrio cognitivo tem como componentes fundamentais: assimilação e acomodação: Sobre assimilação é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a construção do conhecimento segundo Piaget.
A criança constrói o conhecimento na sua interação com o objeto, entendido como o seu próprio corpo, as coisas, as pessoas, os animais, a natureza, os fenômenos do mundo físico em geral. Ao nascer, cada criança apresenta processos internos que lhe possibilitam a aprendizagem, mas que resultam em desenvolvimento a partir, essencialmente, da sua experiência com o meio e das condições que o meio lhe oferece para isso. O trecho acima refere-se a uma concepção de: