Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:
1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.
2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.
3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.
4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.
Estão corretos apenas os itens:
“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A qual abordagem se refere o texto acima?
Com relação ao Desenvolvimento Infantil, assinale a opção que corresponde ao estágio onde a criança possui conservação de quantidades:
Os indivíduos adquirem o conhecimento segundo o seu estágio de desenvolvimento, e é a partir das diversas formas de aquisição do conhecimento que se dá a aprendizagem. Piaget (LOPES) classifica os estágios de desenvolvimento da criança em quatro períodos. Marque a alternativa correta correspondente ao estágio das operações concretas.
Marque a opção que representa o correto preenchimento da lacuna no texto a seguir, que trata sobre a Teoria do Desenvolvimento, formulada por Jean Piaget. “Segundo Piaget, os processos equilibradores da _______ e da acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento _______. O Psicólogo suíço dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-_______, operatório _______ e operatório _______.
A aprendizagem é um processo de construção de estruturas cognitivas que vão evoluindo de acordo com o desenvolvimento físico da espécie humana. Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento da sua inteligência: I. Sensório Motor. II. Sensibilização manejada. III. Intuitivo ou simbólico. IV. Operações concretas. V. Operações formais. VI. Sócio ambiental. Assinale a alternativa correta:
Sobre a teoria de Piaget, é correto afirmar que:
Para Piaget, o desenvolvimento sintético mútuo e progressivo é acompanhado de quatro processos. Não é um deles:
Tomando como princípio a concepção construtivista de aprendizagem e sua relação com os conteúdos, deve-se planejar intervenções educativas que:
O conceito de abstração reflexionante, desenvolvido por Jean Piaget, serve para determinar a capacidade em:
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia. Dentre essas teorias, destaca-se a de Jean Piaget. Sobre essa temática é correto afirmar.
De acordo com Piaget (1876), “o infante através do movimento corporal, vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e vai ampliando a experiência motora e cognitiva. Portanto, é extremamente importante que a criança passe pela fase de vivência corporal. Por essa vivência corporal, ela corre, brinca, trabalha e conhece seu corpo. A criança precisa ter suas próprias experiências e não ser sempre guiada pelos adultos, pois é pela sua prática pessoal, pela sua exploração que se ajusta, domina, descobre e compreende o meio em que vive”. Essa afirmação diz sobre a:
Estágio Cognitivo desenvolvido por Piaget caracterizado pelo pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar sobre possibilidades. Este estágio denomina se como:
A teoria interacionista de Jean Piaget, concebe o desenvolvimento e aprendizagem humana como
Piaget define a aprendizagem humana como a construção de estruturas de assimilação, ou seja, aprender é construir estruturas de assimilação. Em outras palavras, aprende-se porque se age para conseguir algo e, em um segundo momento, para se apropriar dos mecanismos dessa ação primeira. Aprende-se porque se age e não porque se ensina. Isso significa que:
I. O ensino não pode ser visto como a fonte da aprendizagem.
II. A fonte da aprendizagem é a ação do sujeito para conseguir aprender.
De acordo com a proposição acima: