Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As metodologias e os recursos didáticos lúdicos podem ser utilizados nas diversas fases e idades dos seres humanos para ampliar e potencializar a aprendizagem, por mobilizarem os esquema mentais. Baseado nas concepções aprendizagem de Piaget, existem três categorias de jogos e, dentre estas, os jogos simbólicos estimulam a assimilação do mundo físico e simbólico pelo aluno. Com relação a estes jogos, assinale a alternativa CORRETA:

Leia o trecho com atenção.
I- Biólogo, Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação o modo de interação do homem com o meio;
II- Isto significa que em todos os níveis do desenvolvimento, uma conduta cognitiva é uma ação interiorizada, cuja função é a adaptação do sujeito a seu meio pela subjetividade;
III- Este desenvolvimento é contínuo, sua continuidade encontra-se, por um lado, na noção de ação e, por outro, na de função: através de processos de assimilação e acomodação, o sujeito vai, pouco a pouco, coordenando suas ações num nível de complexidade estrutural cada vez mais alto. (Soares, Maria Vilani)
.
Dentro do contexto apresentado, considera-se correta a alternativa:

Ao observar crianças de 4 anos conversando entre elas, verifica-se que cada uma pode emprestar definições diferentes às mesmas palavras, e que não procuram avaliar essa diferença. Verifica-se a mesma coisa no jogo de regras: cada uma segue as suas próprias, sem parecer sentir necessidade de regular as diferentes condutas a partir de uma referência única. Piaget, define esta fase como:

Para Piaget “Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores.” (Piaget, 1964/1987, p. 13). Durante o banho João diz que o sabonete está cansado, pois mergulhou na banheira. Quando os pais estão conversando, João chora e cria situações para que interrompam a conversa e deem total atenção para ele. Pedro, por sua vez, espera a sua vez para falar, presta atenção ao diálogo dos pais, mas não consegue compreender a discussão dos pais sobre o futuro do país de como será a economia e as possibilidades de reformas políticas. O estágio do desenvolvimento cognitivo em que João e Pedro se encontram é, respectivamente,

Para Piaget, o estágio sensório-motor se caracteriza por ocorrer:

Para Piaget, o processo de assimilação se refere à tentativa feita pelo sujeito, de solucionar determinada situação, utilizando uma estrutura mental já formada, isto é, a nova situação ou o novo elemento:

Para Piaget o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde acontece o desenvolvimento da:

Piaget considera que a criança se desenvolve por um processo maturacional onde está relacionada com experiências que são adquiridas em contato com seu meio, ou seja, todo desenvolvimento infantil passa por etapas em seu desenvolvimento, porém sofre influências do meio para que os aspectos biológicos se desenvolvam. Nesse sentido, é necessário que ocorra alguns processos de aprendizagem, sendo eles:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:

Segundo Piaget, no estágio ____________________ o declínio do egocentrismo passa a ser mais visível. A linguagem se torna mais socializada, a criança é capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças. Surge a capacidade de fazer análises lógicas. A criança começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume.

A teoria piagetiana sobre o desenvolvimento ocorre através de três princípios. Sobre isso, analise as seguintes afirmações:

I – Equilibração é um esforço para manter um balanço ou equilíbrio estável.

II – Estruturas também são chamadas de arranjos.

III – Organização é a tendência de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas.

IV – Adaptações é o termo que descreve como a criança lida com informações antigas, pois as novas são descartadas.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência do aluno com necessidades especiais. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar. Esse nível das chamadas, são descritas por Piaget como:

No que diz respeito à formação ética/moral há também dois modos de conceber a tolerância em relação ao outro. Pode-se tomar um sentido preventivo: não fazer algo ruim, não molestar, não agredir para não sofrer ações recíprocas. Esse modo corresponde, no plano ético/moral, à aceitação cultural. Outra forma é aquela em que o sentido de interdição é retirado, tornando-a propositiva – fazer ao outro o que desejaríamos que ele nos fizesse, acompanhada por questões como: quais são os interesses do outro? De que maneira o outro pode tomar conhecimento dos nossos interesses? Em relação à segunda concepção de tolerância, podemos afirmar que nela há:

Os estágios do desenvolvimento segundo Piaget são:

Analise com atenção:

I. Piaget acredita que o processo cognitivo sofre influências de diversas condutas, mas ignora a afetividade.

II. Lacan formula a base de sua concepção de estrutura a partir da linguística.

III. A concepção freudiana de que o inconsciente não se ordena temporalmente teria levado Jung a dar ênfase ao eixo sincrônico, atemporal, em sua abordagem do inconsciente estruturado como linguagem.

Assinale:

Piaget dividiu os primeiros anos de vida da criança em dois grandes estágios: o estágio sensório-motor e o estágio pré-operatório. Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os estágios às suas características.

COLUNA I

1 - Estágio sensório-motor

2 - Estágio pré-operatório

COLUNA II

( ) Construção dos esquemas de ação iniciais.

( ) Construção da noção de permanência do objeto.

( ) Capacidade de interiorizar suas ações.

( ) A palavra representa um objeto ausente.

Assinale a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282