O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia. Sendo Piaget que representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, o mesmo apresenta a atuação de dois elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores variantes e os fatores invariantes. Assinale a alternativa CORRETA que descreve os fatores variantes:
Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento de sua inteligência. São características do Período das operações concretas, EXCETO:
Piaget ressalta que, o importante não é a explicação de equilíbrio, mas sim o processo de equilibração, sendo o equilíbrio o resultado desse processo. E esse processo de equilibração envolve:
De acordo com Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo requer que o indivíduo faça uma adaptação as informações provenientes do meio ambiente e as intelectualize por processos complementares de acomodação e assimilação. Este processo de aquisição de informações visando ao desenvolvimento cognitivo das crianças se organiza nas seguintes fases:
As metodologias e os recursos didáticos lúdicos podem ser utilizados nas diversas fases e idades dos seres humanos para ampliar e potencializar a aprendizagem, por mobilizarem os esquema mentais. Baseado nas concepções aprendizagem de Piaget, existem três categorias de jogos e, dentre estas, os jogos simbólicos estimulam a assimilação do mundo físico e simbólico pelo aluno. Com relação a estes jogos, assinale a alternativa CORRETA:
Leia o trecho com atenção.
I- Biólogo, Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação o modo de interação do homem com o meio;
II- Isto significa que em todos os níveis do desenvolvimento, uma conduta cognitiva é uma ação interiorizada, cuja função é a adaptação do sujeito a seu meio pela subjetividade;
III- Este desenvolvimento é contínuo, sua continuidade encontra-se, por um lado, na noção de ação e, por outro, na de função: através de processos de assimilação e acomodação, o sujeito vai, pouco a pouco, coordenando suas ações num nível de complexidade estrutural cada vez mais alto. (Soares, Maria Vilani).
Dentro do contexto apresentado, considera-se correta a alternativa:
Ao observar crianças de 4 anos conversando entre elas, verifica-se que cada uma pode emprestar definições diferentes às mesmas palavras, e que não procuram avaliar essa diferença. Verifica-se a mesma coisa no jogo de regras: cada uma segue as suas próprias, sem parecer sentir necessidade de regular as diferentes condutas a partir de uma referência única. Piaget, define esta fase como:
Para Piaget “Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores.” (Piaget, 1964/1987, p. 13). Durante o banho João diz que o sabonete está cansado, pois mergulhou na banheira. Quando os pais estão conversando, João chora e cria situações para que interrompam a conversa e deem total atenção para ele. Pedro, por sua vez, espera a sua vez para falar, presta atenção ao diálogo dos pais, mas não consegue compreender a discussão dos pais sobre o futuro do país de como será a economia e as possibilidades de reformas políticas. O estágio do desenvolvimento cognitivo em que João e Pedro se encontram é, respectivamente,
Para Piaget, o estágio sensório-motor se caracteriza por ocorrer:
Para Piaget, o processo de assimilação se refere à tentativa feita pelo sujeito, de solucionar determinada situação, utilizando uma estrutura mental já formada, isto é, a nova situação ou o novo elemento:
Para Piaget o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde acontece o desenvolvimento da:
Piaget considera que a criança se desenvolve por um processo maturacional onde está relacionada com experiências que são adquiridas em contato com seu meio, ou seja, todo desenvolvimento infantil passa por etapas em seu desenvolvimento, porém sofre influências do meio para que os aspectos biológicos se desenvolvam. Nesse sentido, é necessário que ocorra alguns processos de aprendizagem, sendo eles:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
Segundo Piaget, no estágio ____________________ o declínio do egocentrismo passa a ser mais visível. A linguagem se torna mais socializada, a criança é capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças. Surge a capacidade de fazer análises lógicas. A criança começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume.
A teoria piagetiana sobre o desenvolvimento ocorre através de três princípios. Sobre isso, analise as seguintes afirmações:
I – Equilibração é um esforço para manter um balanço ou equilíbrio estável.
II – Estruturas também são chamadas de arranjos.
III – Organização é a tendência de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas.
IV – Adaptações é o termo que descreve como a criança lida com informações antigas, pois as novas são descartadas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência do aluno com necessidades especiais. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar. Esse nível das chamadas, são descritas por Piaget como: