Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.
O Construtivismo é uma posição compartilhada por tendências de pesquisa psicológica e educativa com foco em como a inteligência é construída. Considera que mais importante do que uma resposta pronta é a reflexão sobre como todo esse conhecimento ajuda o professor a compreender seu aluno e a planejar suas aulas. Sobre o Construtivismo, é correto afirmar:
Os estágios de desenvolvimento cognitivo definidos por Jean Piaget são:
Acerca das ideias de Piaget e Vygotsky, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Vygotsky rejeitou a ideia de funções mentais fixas e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. ( ) Piaget postulou que o homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade e, por conseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis. Contudo, afirmar que o homem é ser social não significa optar por uma teoria que explique como este “social” interfere no desenvolvimento e nas capacidades da inteligência humana. ( ) As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distinguem dos outros animais. ( ) Piaget postula que a coação representa o tipo dominante na vida da criança pequena e representa uma etapa obrigatória e necessária na socialização da criança. Todavia, se somente houvesse coação, não se compreenderia o desenvolvimento das operações mentais. A sequência está correta em
A criança deste estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação.” O texto apresentado corresponde a características de qual fase do desenvolvimento da teoria de Piaget?
Uma fase do desenvolvimento da criança é caracterizada pela construção lógica – capacidade da
criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Esses pontos
de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou à própria criança, que “vê” um objeto ou situação com
aspectos diferentes e até conflitantes. Ela consegue coordenar esses pontos de vista e integrá-los de
modo lógico e coerente.
A qual alternativa corresponde o texto, considerando Piaget?
O desenvolvimento moral na teoria de Kohlberg guarda certa semelhança com a de Piaget, mas seu modelo é mais complexo (PAPALIA, 2009). Kohlberg (1969) descreveu três níveis de julgamento moral, cada um dividido em dois estágios.
A alternativa que representa o Nível II: Moralidade Convencional é a
Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes:
De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas a
seguir:
I . Esquemas são categorias mentais que organizam a
experiência.
II . A assimilação ocorre quando novas experiências são
incorporadas de imediato aos esquemas existentes.
III . Os quatro estágios de desenvolvimento piagetiano não
ocorrem na mesma sequência para todas as crianças, pois elas se
desenvolvem de maneira singular.
Está correto o que se afirma em:
Ao longo de seus estudos, Piaget constatou que
existem formas diferentes de interagir com o ambiente
nas várias faixas etárias. A estas formas de agir e
pensar, Piaget denominou de estágio ou período.
Relacione as afirmativas da coluna II ao seu período
na coluna I.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para
baixo, a sequência de números CORRETA:
Em 1932, o psicólogo suíço Jean Piaget publicou "O Juízo Moral na Criança", um dos primeiros trabalhos que traziam a preocupação com a moralidade das crianças. Baseado nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo, Piaget teorizou que o comportamento moral da criança só poderia ser compreendido no contexto do seu estágio atual de desenvolvimento cognitivo. A etapa de submissão e obediência da criança à autoridade e às normas adultas é conhecida como:
Assinale a alternativa que identifica os fatores apenas da fase operacional, de acordo com a teoria de Piaget.
Se um brinquedo é colocado no campo visual do bebê e depois escondido por uma tela na frente do brinquedo, o bebê não procura mais pelo objeto por entender que ele continua a existir mesmo estando fora do seu campo de visão. Assinale a alternativa que condiz com essa teoria de Piaget e o desenvolvimento do bebê
A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas
Em relação às obras e contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotski, assinale a alternativa correta.