A criança deste estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação.” O texto apresentado corresponde a características de qual fase do desenvolvimento da teoria de Piaget?
Uma fase do desenvolvimento da criança é caracterizada pela construção lógica – capacidade da
criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Esses pontos
de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou à própria criança, que “vê” um objeto ou situação com
aspectos diferentes e até conflitantes. Ela consegue coordenar esses pontos de vista e integrá-los de
modo lógico e coerente.
A qual alternativa corresponde o texto, considerando Piaget?
O desenvolvimento moral na teoria de Kohlberg guarda certa semelhança com a de Piaget, mas seu modelo é mais complexo (PAPALIA, 2009). Kohlberg (1969) descreveu três níveis de julgamento moral, cada um dividido em dois estágios.
A alternativa que representa o Nível II: Moralidade Convencional é a
Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes:
De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas a
seguir:
I . Esquemas são categorias mentais que organizam a
experiência.
II . A assimilação ocorre quando novas experiências são
incorporadas de imediato aos esquemas existentes.
III . Os quatro estágios de desenvolvimento piagetiano não
ocorrem na mesma sequência para todas as crianças, pois elas se
desenvolvem de maneira singular.
Está correto o que se afirma em:
Ao longo de seus estudos, Piaget constatou que
existem formas diferentes de interagir com o ambiente
nas várias faixas etárias. A estas formas de agir e
pensar, Piaget denominou de estágio ou período.
Relacione as afirmativas da coluna II ao seu período
na coluna I.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para
baixo, a sequência de números CORRETA:
Em 1932, o psicólogo suíço Jean Piaget publicou "O Juízo Moral na Criança", um dos primeiros trabalhos que traziam a preocupação com a moralidade das crianças. Baseado nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo, Piaget teorizou que o comportamento moral da criança só poderia ser compreendido no contexto do seu estágio atual de desenvolvimento cognitivo. A etapa de submissão e obediência da criança à autoridade e às normas adultas é conhecida como:
Assinale a alternativa que identifica os fatores apenas da fase operacional, de acordo com a teoria de Piaget.
Se um brinquedo é colocado no campo visual do bebê e depois escondido por uma tela na frente do brinquedo, o bebê não procura mais pelo objeto por entender que ele continua a existir mesmo estando fora do seu campo de visão. Assinale a alternativa que condiz com essa teoria de Piaget e o desenvolvimento do bebê
A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas
Em relação às obras e contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotski, assinale a alternativa correta.
Com base na concepção piagetiana de aprendizagem, conclui-se que cabe ao professor
Em relação à teoria do desenvolvimento humano de
Piaget, o período que compreende o aparecimento da
linguagem, é denominado:
Sobre o desenvolvimento humano, de acordo com Jean Piaget,
assinale a afirmativa correta.
Ao abordar o dever moral, Piaget investigou as concepções morais infantis em relação ao dever em três situações distintas: