Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 95 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Com base na Pedagogia de Paulo Freire, analise os fragmentos a seguir.

I. O método de alfabetização elaborado por Paulo Freire reflete sua abordagem sobre educação. Nesse método, a codificação inicial consiste numa espécie de figura, um desenho representativo de uma situação existencial real ou constituída pelos alunos. Ao elaborar essa representação, os alunos realizam uma operação de distanciamento do objeto cognoscível. Dessa forma, professor e alunos poderão refletir conjuntamente de forma crítica sobre os objetos que os mediatizam.

II. A prática didática defendida por Paulo Freire fundamenta-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante.

Com base nos fragmentos apresentados, identifique a alternativa correta:

Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire)
Uma outra contribuição de Paulo Freire é a sua concepção de currículo, ou seja, na verdade ele trabalha muito mais com teorias do que com currículos. Sendo assim, Freire valoriza a dimensão filosófica do “currículo” como devendo ser

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e

nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a

concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do

processo educativo, de maneira que atenda às exigências do

mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e

operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:

Assinale a alternativa que se aplica ao processo de ensino e aprendizagem, considerado por Paulo Freire como

prática de uma educação 'bancária'.

Considerando, a partir das ideias do educador Paulo Freire, que ensinar é criar possibilidade para a produção do

conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Para ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação dialógica, na qual os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.

Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção “_____ da educação” como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Provas: IF-MG - 2013 - IF-MG - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Sobre o conceito de Educação Bancária, desenvolvido por Paulo Freire (1980) é correto afirmar, EXCETO:

Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões

Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio

de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste

princípio, está correto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282