A ideia de que o parcelamento de tarefas representa a mola do sistema e a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou consequências dentro de alguma correlação representa o cerne
Na metodologia PDCA, a confecção dos Planos de Ação
e o acompanhamento de indicadores ocorrem, respectivamente,
nas etapas de
Para Chiavenato, a palavra organização pode assumir dois significados: Organização como
função administrativa e parte integrante do processo administrativo: nesse sentido, Marque a alternativa INCORRETA. Na função administrativa organização significa
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da
A estrutura organizacional que combina as vantagens da especialização funcional com o foco e responsabilidades da departamentalização do produto, ou divisional, é conhecida como estrutura
A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de departamentos, autoridades e cargos de uma empresa. Com relação a esse assunto, julgue o item.
A delegação, processo por meio do qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade para um subordinado, é um tipo de descentralização.
Sobre gestão de processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A criação de um inventário de processos facilita e normatiza a análise, além de definir uma
"linguagem comum de processos", para descrever o problema e/ou exigência.
( ) O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação com a função de descrever, objetivamente e dentro de uma sequência lógica, quais tipos de processos acontecem na organização.
( ) A análise de processos por meio de métricas que avaliem, desde o input até o output,
estabelece uma linha de base quantitativa e mensurável, para fins de comparação.
( ) Gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada para conhecer o processo. Consiste em responder pontos chaves, a fim de registrar de maneira organizada e planejada, quais ações e como serão efetuadas, por quem, quando, onde, por que, e quanto essas ações irão custar para a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considere o modelo organizacional caracterizado por: tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas por meio de especialização, regras e regulamentos muito formalizados, tarefas agrupadas em departamentos funcionais, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório que acompanha a cadeia de comando.
Trata-se da estrutura organizacional denominada
O brainstorming é uma das ferramentas básicas de gestão da qualidade, cujo propósito consiste em lançar e detalhar ideias originais e com certo enfoque. NÃO faz parte das características principais dessa ferramenta:
O contexto do cargo é formado pelos componentes do ambiente de trabalho que, dentre algumas características, envolve
Julgue o item, relativos à administração e à organização.
Como elemento do processo organizacional, a departamentalização caracteriza-se pela diferenciação vertical, que consiste em agrupar e integrar tarefas, atividades e funcionários em departamentos, para mais bem coordenar as atividades.
Em uma estrutura formal representada por uma pirâmide que indica a cadeia de níveis hierárquicos sobrepostos, o nível institucional/alta administração é formado por
Com base na Estrutura Organizacional Divisional, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETA(S):
A respeito das características básicas das organizações formais modernas e dos tipos de estrutura organizacional (natureza, finalidades e critérios de departamentalização), julgue:
É uma característica das organizações modernas a adoção de uma coordenação descentralizada sob dupla
subordinação, de modo que os cargos sejam adequados para tarefas simples e repetitivas.
A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de departamentos, autoridades e cargos de uma empresa. Com relação a esse assunto, julgue o item.
Uma organização com amplitude de controle estreita tende a ter uma estrutura mais alta e alongada, com mais níveis hierárquicos.