Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”. As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos

bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio.

Se o criador optou por permanecer em sua querência

— Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos

mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e

Venezuela. Tem que ter mulata, seu samba maior, é coisa

de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao

gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de

gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina,

falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que

categoria! Uma batida de violão que fez a história. O tango

transmudado em samba.

RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro.

Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural, 2005 (adaptado).

O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de

Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se

como recurso argumentativo o(a)

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as

afirmativas a seguir.

I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,

formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como

“silenciosos".

II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma

execução musical, concentrando-se não na música em si, mas

em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em

ambiente acusticamente isolado, de modo que a música

ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas

respectivas definições.

1.Amplitude.

2.Melodia.

3.Ritmo.

4.Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de

outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um

recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por

diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada

durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

Provas: ACAFE - 2012 - SED-SC - Professor - Artes
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Sobre arte popular brasileira é correto afirmar, exceto:

imagem-retificada-questao-126.jpg



A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por

O homem desenvolveu seus sistemas símbolos para

em situações especificas de interlocução. A necessidade de criar dispositivos que permitissem o diálogo em momentos e/ou lugares distintos levou a adoção universal de alguns desses sistemas. Considerando que a interpretação de textos codificados depende da sintonia e da sincronia entre o emissor e o receptor, pode-se afirmar que a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282