Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”. As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.
A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos
bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio.
Se o criador optou por permanecer em sua querência
— Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos
mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e
Venezuela. Tem que ter mulata, seu samba maior, é coisa
de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao
gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de
gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina,
falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que
categoria! Uma batida de violão que fez a história. O tango
transmudado em samba.
RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro.
Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural, 2005 (adaptado).
O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de
Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se
como recurso argumentativo o(a)
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal
A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as
afirmativas a seguir.
I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,
formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como
“silenciosos".
II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma
execução musical, concentrando-se não na música em si, mas
em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em
ambiente acusticamente isolado, de modo que a música
ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas
respectivas definições.
1.Amplitude.
2.Melodia.
3.Ritmo.
4.Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de
outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um
recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por
diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada
durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
Sobre arte popular brasileira é correto afirmar, exceto:
A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por
O homem desenvolveu seus sistemas símbolos para
em situações especificas de interlocução. A necessidade de criar dispositivos que permitissem o diálogo em momentos e/ou lugares distintos levou a adoção universal de alguns desses sistemas. Considerando que a interpretação de textos codificados depende da sintonia e da sincronia entre o emissor e o receptor, pode-se afirmar que a