Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As possibilidades de interação entre os conhecimentos musicais e extramusicais, tanto para o lado da prática e do estudo da música, quanto para as áreas com as quais esta interage, são as várias possíveis interfaces a serem exploradas entre o conhecimento musical as ciências humanas, exatas e biológicas. Essas interações entre as disciplinas, além de expandir as conexões e os conhecimentos interdisciplinares dos estudantes são capazes, sobretudo, de:

O timbre é uma das propriedades físicas dos sons, responsável pela:

Peculiar pela batida do tambor curimbó acompanhado por banjo e maracá, o carimbó é considerado um gênero de dança. O ritmo sofreu proibição, até as primeiras décadas do século XX, através da repressão governamental, devido à:

O tropicalismo foi um movimento cultural musical que promoveu um novo cenário para a música popular brasileira, universalizando a linguagem da MPB, incorporando elementos do rock, como a guitarra elétrica, do baião, da música erudita, entre outros. Fizeram parte desse movimento os artistas:

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.

Há significativa carência nos registros preservados da música brasileira no período colonial.

O Professor pode explorar com seus alunos as diversas sonoridades e os instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:

Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento apresentado (imagens I e II) pertence à:

O Professor pode apresentar aos seus alunos, os diversos instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:

Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:

Desenvolvido pelo compositor alemão Carl Orff, o método Orff utiliza um instrumental especialmente elaborado para crianças, incluindo xilofones, metafones pentatônicos e tambores de pequenas dimensões. Assim, o aluno é levado a construir:

O ensino de música nas aulas de arte, é importante para, exceto:

A segunda geração da Bossa Nova tinha como principais nomes Chico Buarque, Geraldo Vandré e Edu Lobo, que conquistaram o primeiro lugar nos festivais e projetaram suas canções para a massa telespectadora. Outros artistas também produziam suas obras nesse período, utilizando como tema a arte de

Não é o título de uma obra de Mozart:

O grupo O Teatro Mágico apresenta composições autorais que têm referências estéticas do rock, do pop e da música folclórica brasileira. A originalidade dos seus shows tem relação com a ópera europeia do século XIX a partir da

Manifestação artística da década de 1960 que se revelou em várias linguagens da arte, como no teatro, na poesia, nas artes visuais, no cinema e, principalmente, na música. Na linguagem musical, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, misturaram ritmos brasileiros, africanos, pop e rock e outros sons, criando composições que mesclam contextos culturais, marcando a história brasileira e influenciando comportamentos. O nome desse movimento é:

“A educação musical deve ser comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte, numa compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, que supere os limites do modelo ‘conservatorial’ ” (PENNA, 2015). A esse respeito e segundo a autora, assinale a alternativa incorreta.

A técnica musical que envolve sobrepor uma melodia a outra de forma harmônica e polifônica leva o nome de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282