Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A música é uma das linguagens da Arte. O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos os diversos instrumentos e seus respectivos sons. Como o clarone, nas imagens a seguir:

Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, O Professor poderá esclarecer aos seus alunos que o instrumento apresentado pertence à:

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.

A música brasileira do período colonial tinha como principal propósito a integração e a socialização entre colonizadores e escravos.

Compasso ou ritmo de dois tempos, sendo forte o primeiro tempo e fraco o segundo. Os compassos simples são constituídos por tempos divisíveis por dois.

A descrição acima é de:

A música é uma sequência de sons e silêncio organizados harmoniosamente e é uma prática cultural presente nos grupos humanos. E uma linguagem que pode ser definida e interpretada de várias maneiras, em sintonia com:

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.

O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.

O dodecafonismo foi o principal sistema de organização de alturas musicais adotado no período colonial.

Como se sabe, o negro, o índio, o branco e os demais habitantes do Brasil-Colônia influenciaram na formação da música brasileira. Nesse contexto, pode-se afirmar o seguinte:

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordo-fones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones. Os instrumentos, também chamados autor-ressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. Exemplos: castanholas, pratos, triângulo, xilofone, etc. Considerando esta última premissa, está-se falando de:

A música possui elementos formais que são características próprias que lhe dá forma, sendo esses elementos percebidos pelos ouvidos. Entre os elementos formadores do som, o timbre corresponde a:

A partir dos anos 30, o Canto Orfeônico foi dominante na educação musical brasileira, tendo à frente o compositor:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau. Esse movimento constituirá o resgate:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:

Observe a imagem a seguir


A obra Shadow Line, da artista contemporânea

brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova

York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre

a obra:

I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação

com o espaço da galeria, criando um site-specific,

ou seja, a obra somente pode existir naquele

espaço.

II- A composição da obra foi realizada em um

único plano linear, com uma linha contínua e

espiralada, que cria a sensação de perspectiva da

obra.

III- A ausência de um suporte formal, o

aproveitamento do espaço arquitetônico e o

caráter impermanente da obra podem ser

consideradas características da arte

contemporânea.

Está CORRETO somente o que se afirma em:

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares

Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-

2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M.

Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC

alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo

a formar uma frase musical.

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do

musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para

a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente

expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos

de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente

será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor

atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282