A música é uma das linguagens da Arte. O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos os diversos instrumentos e seus respectivos sons. Como o clarone, nas imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, O Professor poderá esclarecer aos seus alunos que o instrumento apresentado pertence à:
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
A música brasileira do período colonial tinha como principal propósito a integração e a socialização entre colonizadores e escravos.
Compasso ou ritmo de dois tempos, sendo forte o primeiro tempo e fraco o segundo. Os compassos simples são constituídos por tempos divisíveis por dois.
A descrição acima é de:
A música é uma sequência de sons e silêncio organizados harmoniosamente e é uma prática cultural presente nos grupos humanos. E uma linguagem que pode ser definida e interpretada de várias maneiras, em sintonia com:
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
O dodecafonismo foi o principal sistema de organização de alturas musicais adotado no período colonial.
Como se sabe, o negro, o índio, o branco e os demais habitantes do Brasil-Colônia influenciaram na formação da música brasileira. Nesse contexto, pode-se afirmar o seguinte:
Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordo-fones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones. Os instrumentos, também chamados autor-ressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. Exemplos: castanholas, pratos, triângulo, xilofone, etc. Considerando esta última premissa, está-se falando de:
A música possui elementos formais que são características próprias que lhe dá forma, sendo esses elementos percebidos pelos ouvidos. Entre os elementos formadores do som, o timbre corresponde a:
A partir dos anos 30, o Canto Orfeônico foi dominante na educação musical brasileira, tendo à frente o compositor:
O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau. Esse movimento constituirá o resgate:
Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:
A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:
Observe a imagem a seguir
A obra Shadow Line, da artista contemporânea
brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova
York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre
a obra:
I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação
com o espaço da galeria, criando um site-specific,
ou seja, a obra somente pode existir naquele
espaço.
II- A composição da obra foi realizada em um
único plano linear, com uma linha contínua e
espiralada, que cria a sensação de perspectiva da
obra.
III- A ausência de um suporte formal, o
aproveitamento do espaço arquitetônico e o
caráter impermanente da obra podem ser
consideradas características da arte
contemporânea.
Está CORRETO somente o que se afirma em:
Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares
Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-
2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M.
Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC
alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo
a formar uma frase musical.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do
musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para
a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente
expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos
de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente
será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor
atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,