Não corresponde a um grande compositor clássico e uma de suas principais obras:
É incorreto afirmar a respeito do Maracatu:
O pentagrama ou pauta musical é o sistema de pauta moderno que simboliza a representação da nota musical. Essa nota, por sua vez, representa:
Com a popularização dos computadores e a disseminação da internet, surgem novas tecnologias capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem musical. A tecnologia pode ser utilizada para aprender conteúdos musicais ou pode ser utilizada para produzir novos objetos multimídia que serão utilizados, posteriormente, no processo de construção do conhecimento musical. A tecnologia oferece recursos e descortina possibilidades para que se possa atingir objetivos específicos, sendo assim, um fator:
O primeiro instrumento de percussão utilizado é o próprio corpo da criança, no qual são encontrados os ruídos necessários para corporizar o ritmo. Essa percussão corporal é um meio privilegiado para a capacitação rítmica, pois produz
A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
De acordo com a BNCC, a ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela
Julgue as seguintes afirmativas:
I. Considerar educação musical como uma instância de construção e exercício da autonomia pessoal do aluno e de sua participação ativa em sociedade não representa mais uma visão romântica, idealista, utópica, como durante muitos anos foi feita a crítica.
II. Oportunizar novas percepções de si e do "outro" através de um meio potente como a música significa intensificar qualitativamente a dimensão formadora e a dinâmica social das escolas, sobretudo nos grandes centros como São Paulo, tão carentes de ações educativas criativas e humanizadoras.
III. Espera-se que a "música na escola" tão reivindicada seja um fazer musical pedagogicamente descompromissado, de lazer e passatempo.
IV. Os alunos, além de representantes sensíveis e inteligentes de estados musicais, são potenciais muito mais ricos do que se imagina, que merecem ser conhecidos e desenvolvidos com consciência e respeito.
São corretas:
Um grande compositor brasileiro, reconhecido mundialmente por suas obras, sendo sua obra magna, O Guarani; pertenceu ao movimento do Romantismo brasileiro, que valorizava importâncias nacionais, seus heróis e sua cultura, este é:
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
A ópera O Guarani, de Carlos Gomes, é considerada a obra expoente do período colonial.
Não é o nome de um compositor brasileiro e sim de um artista plástico brasileiro:
“Pequena seção coerente de uma música, comparável a uma oração na linguagem falada."
Na frase acima falamos de:
Assinale a alternativa que apresenta os compositores por ordem de seus nascimentos:
São qualidades fisiológicas do som, exceto:
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
O padre José Maurício Nunes Garcia é considerado um dos maiores compositores do período colonial brasileiro.
Partindo do pressuposto de que o professor de Educação Musical necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da arte ao longo da história, para que assim, possa entender a(o):