Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?
O uso das teorias sobre Motivação é visto como saída
para melhorar o desempenho e a satisfação dos trabalhadores.
Tendo em vista essa temática, é correto:
No processo de comunicação organizacional, quando uma pessoa sente fortes emoções é muito difícil escutar a outra pessoa. Ambas as partes estão sujeitas a
Quanto à motivação, à satisfação e ao envolvimento no
trabalho, assinale a alternativa correta.
As teorias de motivação, de Abraham Maslow, Fred
Herzberg e David McClelland, são, essencialmente, teorias
de
A teoria a respeito da motivação, que enfatiza fatores higiênicos ou insatisfacientes (extrínsecos) e fatores motivacionais ou satisfacientes (intrínsecos) é a Teoria
Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá–la e para responder às críticas à ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de
Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.
II. Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado.
III.A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão.
No que se refere às teorias relacionadas ao tema da liderança,
julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria caminho-meta, para não gerar frustrações
futuras, o líder deve motivar seus liderados, estimulando-os
com expectativas positivas no que se refere aos objetivos da
organização. Entretanto, é necessário que os subordinados
confiem nos caminhos pelos quais os líderes os guiam, de
modo que tais objetivos sejam alcançados.
A teoria de motivação da equidade propõe que as pessoas
são motivadas a buscar equidade
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Boas relações com o chefe e com os colegas de trabalho podem ser entendidas como fatores motivacionais relacionados às necessidades sociais, segundo Maslow, ou às necessidades de crescimento, conforme Alderfer.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
Quando os empregados desempenham atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho, compete aos líderes da organização a gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho visto que o controle dessas tarefas por parte das chefias pode gerar insatisfação entre os empregados.
Com relação à psicoterapia individual e à clínica infantil e do adolescente, julgue os itens subsequentes.
Em respeito à relação transferencial e ao pacto de sigilo estabelecido entre o psicólogo e o adolescente, a transmissão, aos pais ou responsáveis, da conclusão final do caso avaliado só poderá ocorrer na presença do adolescente.
Durante um Programa de Treinamento para Lideranças, um psicólogo organizacional apresentou uma classificação de liderança proposto por Robert Blake e Jane Mouton, conhecida como grade gerencial. Ao falar sobre o modelo, informou aos participantes sobre duas dimensões do comportamento do líder, definidas por esses autores: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança
Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.
A motivação do empregado, que é expressa por meio de seu comportamento, depende exclusivamente de fatores internos ao ambiente de trabalho.