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À luz do Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das

comunicações oficiais.

O uso do vocativo Excelentíssimo Senhor atende ao requisito

da formalidade de tratamento nas comunicações oficiais

dirigidas a reitores de universidades.

São características essenciais da comunicação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República

Considerando aspectos estruturais e linguísticos das

correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem, de acordo

com o Manual de Redação da Presidência da República.

A concisão é uma qualidade dos textos oficiais intimamente relacionada ao princípio da economia linguística, que visa eliminar do texto redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já tenha sido dito.

Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os itens a seguir.

Nos expedientes oficiais destinados ao governador do estado

do Amazonas, devem ser utilizados o pronome de tratamento

Vossa Excelência e o fecho Respeitosamente,

independentemente do nível hierárquico do emissor do

documento.

Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma

mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do

mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de

material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à

mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital

nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de

disponível.



Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual

de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes

itens.

O expediente oficial e-mail apresenta flexibilidade tanto na forma quanto na linguagem, o que tornaria adequada à situação em análise a seguinte mensagem: “Prezado Alencar, mande rápido, por favor, os materiais descritos na lista anexa. Cordialmente, Machado”.

À luz das orientações presentes no Manual de Redação da

Presidência da República, julgue os próximos itens.

A mensagem que tenha por finalidade recomendar autoridades

para a ocupação de cargos deve ser acompanhada do

curriculum vitae do indicado, devidamente assinado.

Acerca das características gerais da comunicação oficial, julgue os

itens a seguir, à luz do disposto no Manual de Redação da

Presidência da República.

Nas comunicações que versem sobre assuntos oficiais com

particulares, o documento indicado é o ofício e, no caso de ser

dirigido a um cidadão, este deve ser tratado de forma

homogênea e impessoal.

Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os itens a seguir.

O texto a seguir está adequado, quanto ao conteúdo, para

compor, como introdução, um expediente do padrão ofício cuja

finalidade seja apenas o encaminhamento de documentos:

Encaminho, para análise e parecer, a anexa cópia do

memorando n.º 1, de 30 de janeiro de 2014, da Coordenação

Geral de Recursos Humanos, acerca da contratação de novos

analistas técnico–administrativos para a SUFRAMA.

São múltiplos e variados os instrumentos de comunicação particular, oficial e empresarial,

tais como ata, atestado, certidão, circular, comunicado, convite, convocação, edital, ofício,

ordem de serviço, portaria, requerimento etc.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação da modalidade com

o seu respectivo conceito, conforme apresentado por Martins e Zilberknop (2010).



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais,
julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da
Presidência da República
(MRPR).

A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto.

Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Para comunicação entre unidades de um mesmo órgão, emprega-se o memorando, expediente cuja tramitação apresenta como principais características a rapidez e a simplicidade.

Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.

Os princípios da publicidade e da impessoalidade, princípios da administração pública, orientam a elaboração de atos e comunicações oficiais

Sobre os documentos oficiais e as suas espécies,

correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a

alternativa que apresenta a sequência correta.

1- Documento utilizado para o estabelecimento de

condições sobre assuntos de interesses variados,

tornando-se público por meio de anúncios na

imprensa, no Diário Oficial da União ou de fixação

em lugares públicos.

2- Utilizado internamente por chefes e dirigentes para

tratar de assuntos administrativos de interesse do

próprio órgão ou entidade; sua divulgação ocorre em

várias unidades administrativas.

3- Documento expedido por ministros de Estado ou

dirigentes dos órgãos da Administração Pública

Federal para as práticas necessárias ao devido

andamento dos serviços dentro da área específica

de atuação do órgão.

4- Ato administrativo expedido pelo presidente da

República, referendado por um ministro de Estado,

com fins específicos, gerais ou individuais.

( ) Decreto.

( ) Edital.

( ) Memorando-circular.

( ) Portaria.

_____________________é a modalidade de comunicação

entre unidades administrativas de

um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente

em mesmo nível ou em níveis

diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma

de comunicação eminentemente interna.

Identifique, dentre as alternativas abaixo,

aquela que completa CORRETAMENTE a

lacuna acima, levando em consideração os

preceitos do manual de Redação Oficial da

Presidência da República:

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, a respeito da adequação do formato e da linguagem às correspondências oficiais.

A estrutura da exposição de motivos apresenta duas formas básicas, estabelecidas conforme a sua finalidade. Caso se deseje levar algum assunto ao conhecimento do presidente da República, deve–se adotar o padrão ofício; e caso se pretenda propor alguma medida ou submeter projeto de ato normativo, deve–se utilizar, também, o padrão ofício, seguindo–se alguns preceitos redacionais específicos, e o documento deve ser acompanhado de formulário de anexo, padronizado e devidamente preenchido.

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