De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o emprego dos pronomes de tratamento obedece à secular tradição. É de uso consagrado o pronome “Vossa Excelência” para as seguintes autoridades do Poder Legislativo:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), assinale a opção correta acerca do tipo de linguagem e dos pronomes de tratamento adequados à comunicação oficial.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da
República.
Após ter redigido um memorando, já no momento da impressão, um servidor percebeu que as páginas do documento não haviam sido numeradas. Nessa situação, a fim de sanar o problema, o servidor deve proceder à numeração a partir da segunda página do documento, devendo a primeira ser mantida sem a numeração.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência
da República, a clareza deve ser a qualidade básica de
todo texto oficial. Pode–se definir como claro aquele
texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.
No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só,
ela depende estritamente das demais características da
redação oficial, que são:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A impessoalidade – que evita a duplicidade de
interpretações que poderia decorrer de um tratamento
personalista dado ao texto.
II. O uso do padrão culto de linguagem – que evita o uso de
vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
III. A formalidade e a padronização – que faz desaparecer
do texto os excessos linguísticos que nada lhe
acrescentam.
IV. Aconcisão – que possibilita a imprescindível uniformidade
dos textos.
Estão corretas as afirmativas:
Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, a respeito da adequação do formato e da linguagem às correspondências oficiais.
Se um servidor da Assessoria Especial dirigir correspondência oficial ao diretor do Instituto de Criminalística da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, ele deverá empregar, na redação desse documento, o pronome de tratamento Vossa Senhoria e o vocativo Senhor, acompanhado do nome do diretor.
As questões de 27 a 29 devem ser respondidas com base no
modelo apresentado a seguir, que constitui parte de uma
correspondência oficial hipotética.
Ministério de Minas e Energia
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Esplanada dos Ministérios, Bloco “U" – CEP 70.065-900 –
Brasília – DF – BRASIL
Telefone: (61) 2032-0000 Email: spde@mme.gov.br
_____n.º 221/2013/SPDE
Brasília, 15 de janeiro de 2013.
A Sua Excelência o Senhor
Secretária-Executiva do MP Fulana de Tal
Secretaria-Executiva do MP
70.040-906 – Brasília - DF
Assunto: Redução dos custos de tarifas de energia elétrica
para consumidores individuais
Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregado nas comunicações dirigidas ao
Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que devem ser observadas na Redação Oficial:
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os
próximos itens, conforme o Manual de Redação da
Presidência da República.
O vocativo Senhor deve ser usado nas comunicações oficiais dirigidas aos cargos de senador, juiz, ministro e governador, da seguinte forma: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os
próximos itens, conforme o Manual de Redação da
Presidência da República.
O ofício, o memorando, o aviso e a exposição de motivos são expedientes que seguem a estrutura do padrão ofício, embora tenham finalidades distintas.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir.
O padrão ofício foi definido com o objetivo de uniformizar a diagramação dos expedientes ofício, memorando e aviso, mantendo-se, contudo, as especificidades de cada um desses expedientes.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os
próximos itens, conforme o Manual de Redação da
Presidência da República.
O ofício é uma modalidade de comunicação utilizada entre os órgãos da administração pública para tratamento de assuntos oficiais entre si e também com particulares.
Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os
itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da
República.
No campo de endereçamento do envelope utilizado para encaminhamento do documento apresentado, deve constar a expressão Ao Senhor.
Utiliza-se das correspondências como meio de comunicação interna e externa numa organização. Dadas as afirmativas seguintes, I. Quando o destinatário é um órgão de governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo, do remetente e assinatura. II. A redação de um atestado apresenta a seguinte ordem: título, nome e identificação da pessoa que solicitou texto; assinatura, nome e cargo ou função de quem atesta. III. A procuração deve ser lavrada em papel ofício, iniciando o texto com identificação e qualificação. IV. Requerimento – o nome do solicitante deve vir acompanhado de informações que o identifiquem, conforme a natureza do requerente. V. Circular – o que diferencia em sua redação é a colocação dos destinatários, ficando abaixo, semelhante ao ofício. verifica-se que estão corretas
Assinale a alternativa correta em relação ao memorando.