Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma
mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do
mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de
material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à
mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital
nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de
disponível.
Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual
de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes
itens.
Na mensagem eletrônica enviada, para facilitar a organização documental, Machado deveria ter dado informações detalhadas acerca do arquivo anexado, e tê-lo encaminhado preferencialmente no formato pdf.
À luz das orientações presentes no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os próximos itens.
Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza,
concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos
princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a
administração pública, como os da publicidade e da
impessoalidade.
À luz do Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das
comunicações oficiais.
Em toda comunicação oficial, exceto nas direcionadas a
autoridades estrangeiras, deve–se fazer uso dos fechos
Respeitosamente ou Atenciosamente, de acordo com as
hierarquias do destinatário e do remetente.
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República.
Dada a relação existente entre o emissor e os destinatários, segundo o Manual de redação da Presidência da República, o fecho adequado deveria ser
Com base no documento hipotético apresentado acima e nos
preceitos do Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens subsequentes.
Quando enviar documento de mesma natureza ao técnico, o
coordenador−geral deverá empregar o fecho Atenciosamente.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.
A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
O Manual de Redação da Presidência da República informa que o correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Entre os requisitos enumerados, qual deve ser considerado para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original?
Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
No âmbito da administração pública, arquiva-se, se necessário, a cópia xérox do fax, meio de comunicação utilizado para transmissão de mensagens urgentes e para o envio de documentos que não possam ser encaminhados por meio eletrônico.
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.
Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e
da linguagem empregada nessas comunicações, julgue os itens a
seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da
República.
O trecho a seguir é adequado para introduzir expediente que encaminha documentos solicitados anteriormente por meio de outro expediente: Encaminho, anexa, cópia do Ofício n.º 123, de 12 de agosto de 2014, da Superintendência de Administração e Finanças, que trata da alocação dos servidores recém–admitidos.
À luz das orientações presentes no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os próximos itens.
Embora aviso e ofício sigam o mesmo padrão formal — o
padrão ofício —, as funções desses documentos são distintas.
À luz do Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das
comunicações oficiais.
O uso do vocativo Excelentíssimo Senhor atende ao requisito
da formalidade de tratamento nas comunicações oficiais
dirigidas a reitores de universidades.
São características essenciais da comunicação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República
Considerando aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem, de acordo
com o Manual de Redação da Presidência da República.
A concisão é uma qualidade dos textos oficiais intimamente relacionada ao princípio da economia linguística, que visa eliminar do texto redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já tenha sido dito.