Segundo Perlin e Strobel (2008), em relação aos
aspectos históricos da educação de surdos,
podemos afirmar que:
I.Os sujeitos surdos eram rejeitados pela
sociedade e vistos como anormais ou doentes.
II.Naquela época, havia muitas escolas para
surdos e grande preocupação com sua
educação.
III.O Congresso de Milão (1880) aboliu o Oralismo
e prejudicou o desenvolvimento dos surdos na
educação.
IV.Houve avanços na visão clínica que fazia das
escolas dos surdos espaços de reabilitação da
fala e treinamento auditivo.
Assinale a alternativa correta:
João tem trinta e quatro anos, é surdo, nasceu ouvinte e ainda criança (6 anos) perdeu a sua audição, adquiriu o português falado enquanto ouvinte pela convivência com a família e meio social, e escrito, posteriormente, em escola inclusiva oralista. Sua família sempre o afastou de qualquer contato com a língua de sinais e comunidade surda. Recentemente, João, por si mesmo e pela primeira vez, teve contato com sujeitos surdos e sua cultura, começou a frequentar a comunidade surda e se relacionar dentro dessa comunidade e cultura. Paulo também tem 34 anos, sempre estudou e se formou em escola regular, e é surdo somente há 7 anos. Na mesma época da sua perda auditiva, teve contato com a comunidade surda e sua cultura e mantém essa convivência ativa nas duas culturas (ouvinte e surd Pelas situações de João e de Paulo, descritas anteriormente, segundo SKLIAR (2001), podemos afirmar que atualmente suas identidades são, respectivamente:
Para analisar o processo de interpretação, Roberts (1992) apresenta seis categorias com as competências necessárias a um profissional tradutor-intérprete. Assinale a alternativa CORRETA quanto à apresentação dessas competências:
Seu melhor amigo é um surdo chamado Marcos. Você trabalha como tradutor-interprete da Universidade e, durante o processo de tradução e interpretação, teve acesso à lista dos aprovados no concurso e viu o nome de Marcos. Qual seria a sua postura como profissional? Assinale a alternativa CORRETA:
A linguística contrastiva caracteriza-se pela comparação entre duas ou mais línguas quanto aos níveis fonológico, semântico/pragmático, morfológico e sintático. Segundo Quadros (2004), dentre os contrates entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais, observa-se o seguinte:
De acordo com o Capítulo IV do Decreto n° 5.626, que trata do uso e da difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, é CORRETO afirmar que
Sobre a ordem da frase na Língua Brasileira de Sinais, marque a alternativa CORRETA.
Um dos principais traços de identificação de um país é sua língua. Mas toda língua sofre mudanças decorrentes de alguns fatores, como o tempo, o nível cultural e a situação na qual uma pessoa se manifesta verbalmente. Na Libras, é possível encontrar as variações
Strobel, em “História dos surdos: representações ‘mascaradas’ das identidades surdas” (2007, p. 32) sintetiza a representação do POVO SURDO, nas seguintes características, EXCETO:
Sabe-se que, em qualquer língua falada, a fonologia é organizada baseada em um número restrito de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Na Língua de Sinais como ocorre esse processo?
Analise as proposições abaixo relacionadas ao conceito de Língua.
I. É um sistema de signos compartilhado por uma comunidade linguística comum.
II. Expressão linguística que é tecida em meio a trocas sociais, culturais e políticas.
III. É a ciência da linguagem humana, e seu estudo contempla, especialmente os surdos.
IV. Dispõe de uma multiplicidade de funções: metalinguística, poética, conativa, informativa,
fática, emotiva, dentre outras.
Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as afirmações estão CORRETAS.
Sobre a história da Língua de Sinais no Brasil, analise as seguintes sentenças:
I. Em 1856, chega ao Brasil o Professor Ernest Huet, surdo francês, trazendo um alfabeto
manual francês e alguns sinais da Língua Francesa de Sinais, dando origem à Língua
Brasileira de Sinais.
II. Em 1881, é finalmente autorizado o uso da Língua de Sinais no Brasil, dentro do Instituto
Nacional de Educação de Surdos.
III. Em 1991, os esforços da concentração de forças começam a dar resultados, quando, em 10
de janeiro, o governador de Minas Gerais assina a Lei nº 103/91, que reconhece oficialmente
no estado a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de uso
corrente.
IV. De acordo com Silva (2001), ao longo da década de 90, o processo de reconhecimento
oficial da Libras vai atingindo vários estados brasileiros, tais como: Goiás, Rio de Janeiro,
Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
V. Em Pernambuco, a Lei que reconhece o uso da Libras no estado é aprovada apenas em
setembro de 2001.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais
(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.
Sendo a configuração de mão o principal elemento de
composição do sinal, considerado a unidade lexical nas línguas
de sinais, é correto afirmar que, em LIBRAS, não existe
unidade lexical sinalizada sem configuração de mão.
Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do
século passado concluíram que o processo de aquisição da língua
de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à
aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.
Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos
surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).
Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os
itens subsecutivos.
Crianças surdas filhas de pais surdos usuários da LIBRAS iniciam o processo de sinalização por volta dos seis meses de idade.