Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 90 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“A escola deve proporcionar aos estudantes conhecimentos e instrumentos consistentes [...]. Nesse sentido, o de promover a emancipação dos estudantes, vale lembrar o pensamento de _______________ (1997): “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção"". (Currículo do Estado de São Paulo, p. 32).

A qual educador refere-se o documento?

O Governador do Estado de São Paulo nomeou para o cargo de Comandante Geral da Polícia Militar um Soldado P. M. de 2a Classe. Considerando a situação hipotética apresentada e o disposto na Constituição do Estado de São Paulo a respeito da Polícia Militar, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que não faz parte dos conteúdos do terceiro bimestre da 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental, em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo:

De acordo com Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias, o subtema “Energia no cotidiano e no sistema produtivo” faz parte da:

Ao tratar sobre os servidores públicos civis, a Constituição do Estado de São Paulo apregoa que

De acordo com Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias, o subtema “Meio ambiente" faz parte da:

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não corresponde às habilidades que os alunos deverão desenvolver no quarto bimestre da 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental:

Considere uma situação hipotética em que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo decida promover concurso público, em nível estadual, para o provimento
de vagas ao cargo de Diretor de Escola do Quadro de Magistério fixando, como um dos requisitos de ingresso, que os candidatos não podem ter idade superior a 35
anos. Nesse caso, em observância ao disposto na Constituição do Estado de São Paulo, é correto afirmar que a fixação de idade máxima no edital se afigurará

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não condiz com uma das habilidades que o aluno da 6ª série/7º ano deverá desenvolver no primeiro bimestre:

A Constituição Estadual de São Paulo dispõe acerca dos Servidores Públicos Civis. De acordo com a lei supra, artigo 136, assinale a alternativa CORRETA:

“Nos anos de ______, a Proposta Curricular de Ciências e os Programas de Saúde da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo elegem o “ambiente" – subdividido em “componentes e fenômenos" e “interações" – como eixo articulador dos demais conteúdos, ao longo das oito séries/nove anos do Ensino Fundamental." (Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

O Currículo do Estado de São Paulo diz que nunca é demais lembrar que é por meio das ideias fundamentais presentes em conteúdos – equivalência, ordem, proporcionalidade, medida, aproximação, problematização, otimização, entre outras – que se busca construir uma ponte que conduza dos conteúdos às competências pessoais, exceto:

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não condiz com uma das habilidades que o aluno da 8ª série/9º ano deverá desenvolver no terceiro bimestre:

Nos termos do que dispõe a Lei Estadual n° 10.177/1998, que trata do Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública Estadual, na hipótese de processo
administrativo na esfera da Administração Direta, os recursos dirigidos ao Governador do Estado serão, previamente, submetidos, para parecer,

Considere a seguinte situação hipotética:

Funcionário público comete erro de cálculo, o que leva ao recolhimento de valor menor do que o devido para a Fazenda Pública Estadual. A responsabilização prescrita pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, nesse caso, determina que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282